Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEEDUC/SP) logo

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEEDUC/SP)

Como é trabalhar na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEEDUC/SP)?

Valorização já!

Professora

Mauá, SP

Prós: O pagamento é em dia, fins de semana livres, fazemos muitos amigos nas escolas em que passamos, férias em julho e janeiro, liberdade para ministrar as aulas à sua maneira.

Contras: Salário baixo, desde que entrei no Estado não tivemos um aumento sequer. Falta de valorização dos profissionais e estrutura precária para se dar uma aula de qualidade, além óbvio, da falta de materias e salas lotadas.

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2013

Mogi das Cruzes, SP

Prós: Autonomia de aulas e liberdade de desenvolvimento de aulas o que torna a experiência da docência ligeiramente interessante. Porém essa expectativa é gerada de escola para escola.

Contras: Não tem flexibilidade de horário, definido no início do ano você estará preso ali. O segundo ponto é o baixo vale refeição de 8 reais ao dia.

Conselhos para presidência: Valorize os profissionais da área com políticas eficazes

Tudo muito ruim

Agente de Organização Escolar

Getulina, SP

Prós: Temos estabilidade, faltas abonadas, licença premio a cada 5 anos (com algumas exigencias), férias fáceis de negociar. Horario bem flexivel. Mas tudo depende do tamanho da escola e da direção.

Contras: Todo o resto é ruim. Salario defasado, alunos sem educação, professores folgados, governo não liga para a classe. Completamente invísiveis perante a sociedade e para o governo. Não recomendo.

insatisfeito

Agente de Organização Escolar

Santos, SP

Prós: Disponibilidade de mudança de escola para outra escola depois de um ano trabalho, e poder trabalha na secretaria onde se adquiri experiencia.

Contras: Os beneficios são de baixa valores, de muito pouco valor por exemplo o ticke de refeição é no valor de 8 reais e o vale transporte mau da pra pagar.

Conselhos para presidência: Esperança de que algum dia a educação no estado seja valorizado, preferencialmente os funcionários administrativos que não são tratados como educadores embora passasse mais tempo com os alunos do que os próprios professores.

É bom!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Experiência renovada todo dia. Mas infelizmente há poucas estruturas para desenvolver atividades mais atraentes pata os educandos. Porém, a empatia é importante.

Contras: O ambiente é hostil. Poderia pensarem novos olhares de intervenção para com os problemas estruturais. É necessário pensar no futuro dos jovens.

Triste

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Os pontos positivos são baseados no prazer em entrar numa sala de aula e ser agente de transformação a partir da educação. É honroso você ver seus alunos crescerem como pessoas.

Contras: Salário incoerente. Dificuldade em se cadastrar no sistema. Profissionais desanimados... Todos te indicam a trocar de emprego. Uma pena pois a profissão é linda.

O professor do Estado de SP precisa ser valorizado.

Professora

Prós: O professor do Estado possui estabilidade para o trabalho, o que é justo após ter sido aprovado no concurso público com muitos inscritos. Essa é a única vantagem atual do Estado.

Contras: Falta de materiais para o trabalho e salário incompatível com a função e com a Prefeitura de SP. Nosso salário está muito de fadado e sonda temos que comprar materiais para trabalharmos com os alunos.

Conselhos para presidência: Invistam e valorizem seus professores.

Em busca de um milagre.

Professor de Educação Básica (PEB) II

Itararé, SP

Prós: Estabilidade, fluxo de trabalho com jornada alternada. Horários flexíveis, reuniões com pais e professores. Plano de carreira por quinquênio.

Contras: Vale alimentação é muito baixo. Ganhar 8 reais por Vale e no final do mês um total de dezoito vales para uma carga horária de 39 horas semanais.

Conselhos para presidência: Olhar para os professores como gestor e não como político.

O conhecimento enobrece o homem.

Professor Eventual

Marília, SP

Prós: horário flexível, geralmente os feriados são prolongados, algumas escolas têm bons laboratórios de informática e a internet funciona bem em algumas escolas.

Contras: educação está falida, falta investimento, alunos são mal educados. Ficamos vulneráveis a qualquer tipo de ameça, trabalhamos com medo de sofrermos represálias.

Comprometida

Professor de Inglês

São Carlos, SP

Prós: Estabilidade, porém a estabilidade não garante boas condições de trabalho é uma vida de qualidade. O lado positivo é poder sempre trabalhar com conhecimento e ao lado de intelectuais.

Contras: Falta de respeito, desinteresse dos alunos, condições precárias. As salas de aulas são desequilibradas e não garante a aprendizagem de todos os alunos, pois não havia empenho do governo para ajuda paralela, como reforço escolar

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEEDUC/SP)