Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais (SEDUC/MG) logo

Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais (SEDUC/MG)

Como é trabalhar na Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais (SEDUC/MG)?

Precisa melhorar

Professor de Educação Básica

Prós: A ocorrência de férias duas vezes ao ano e a profissão de professor que apesar de tão desvalorizada, é gratificante. No mais muitas coisas precisam ser .melhoradas.

Contras: Não tem auxílio saúde, a hora aula é muito mal paga, o sistema de ensino exige que o professor se descobre em uma turma de 40 alunos. Além disso, as turmas de escolas públicas são ligadas.

Muito que melhorar

Professor

Prós: Estabilidade Estudantes interessados Professores envolvidos no processo educacional Boa localização da escola Recebimento de livro didático Escolha da direção de forma democrática

Contras: Baixo salário Pouco reconhecimento Salário incompatível com o grau de formação Poucos recursos para trabalhar Burocracia Não cumprimento de acordos Pouca oferta de capacitação Estudantes pouco envolvidos Falta de Infra estrutura em diversas áreas Atrasos no salário

Falhas da SEE-MG

Poços de Caldas, MG

Prós: Os projetos direcionados para a minoria e a integração social dos estudantes são importantes para a educação. Admiro o tratamento humanks que os diacentes recebem da secretaria.

Contras: A exigência de preenchimento de papel desnecessário desperdiça o tempo que poderia ser usado pelo professor para preparar uma aula digna. Falta apoio das SRE's e da própria SEE que não está disposta a conhecer a realidade escolar nem ouvir o professor. E obviamente, falta reconhecimento profissional e salarial.

Conselhos para presidência: Nos escute! Envie se pessoal para conhecer a escola, não para reprimir, mas para conhecer! Olhe para a escola como alguém que passa metade de sua vida lá e quer um ambiente agradável, limpo e produtivo.

Questões salariais incoerentes.

Sete Lagoas, MG

Prós: Nada, infelizmente. Tenho tido muitas frustrações com relação a incoerência do meu salário comparado às demais colegas, com o mesmo cargo e nível de escolaridade. E nunca consigo no setor responsável alguém que interesse pela questão.

Contras: O salário não condiz com de outros funcionários com a mesma função. No meu caso por exemplo. Meu salário inferior aos demais com a mesma função e grau escolaridade. Injustiça total.

Conselhos para presidência: Fazer uma revisão salarial, para que todos os funcionários na mesma função e do mesmo nível, recebam salários iguais. Sem discriminação.

Sofredor

Machado, MG

Prós: Estabilidade, tempo de férias, distribuição da carga horária,

Contras: São realmente muitos, vão desde condição de trabalho, como legislação vigente ser cumprida apenas pelos professores os alunos não cumpre a lei.

Conselhos para presidência: Enquanto você olhar para os demais estados brasileiros e se acreditar melhor, estaremos ruim. Pois a educação no Brasil é ruim e se você comparar minas com ela seremos ruim.

Analista avalia.

Analista Educacional

Prós: Estabilidade do regime estatutário (como qualquer outro cargo público) Oportunidade de fazer um trabalho significativo para a educação pública.

Contras: Não há incentivo para continuar os estudos (ironicamente). Reivindicações trabalhistas são simplesmente ignoradas. Chefias não são escolhidas pelas capacidades de gestão.

Conselhos para presidência: Estude sobre gestão e aprenda a ouvir os seus analistas.

Professor Estado MG

Betim, MG

Prós: Estabilidade (como em qualquer outro cargo público), carga horária, possibilidade de conciliação com outros empregos.

Contras: Indisciplina, falta de reconhecimento, não existe possibilidade de progressão na carreira, péssimas estruturas, falta treinamento, baixos salários...

Avaliando o todo

Professor Interlocutor de Libras

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Um excelente ambiente para se desenvolver como profissional de Libras em várias linguagens educacionais, pois interpretamos sobre vários temas diferentes a todo o momento além de trabalhar para o desenvolvimento do indivíduo.

Contras: Sinto falta de curso de capacitação aos professores para que se possa adaptar melhor as atividades para os alunos com necessidades especiais além de recursos para a produção do material.

Conselhos para presidência: Diminuir a quantidade de alunos por sala de aula, e realizar cursos de capacitação aos professores sobre a inclusão escolar.

Bom local de trabalho, boa atividade fim, péssima valorização profissional.

Técnico de Nível Médio

Prós: Objetivo final bom de trabalhar, inclusão social, impacto direto na sociedade, desenvolvimento tanto de quem trabalha quanto de quem aprende.

Contras: Salário irrisório em comparação à qualidade do serviço prestado e às competências comprovadas pelos funcionários.

Eu vim para servir.

Prós: Depto. Financeiro prestativo. Pessoas capacitadas. Inspetoras competentes.

Contras: Morosidade. Cargos de confianças com pessoas sem competencia para tal.

Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais (SEDUC/MG)