Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) logo

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Como é trabalhar na Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)?

Excelente

Patos de Minas, MG

Prós: Metodologia que permite trabalhar ferramentas adequadas, flexibilidade de horário, confiança no seu trabalho, autonomia em decisões capacitação das pessoas

Contras: Burocracia de cargos onde dificulta a comunicação entre cargos, carência de planos de carreira para os agentes locais de inovação, não adotar CLT

Tempo perdido.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Ótima estrutura e equipe muito receptiva. Os horários são levemente flexíveis, e os gestores tem noção de que os estagiários são alunos de graduação, então são tranquilos quanto a demandas das universidades.

Contras: Baixa perspectiva de crescimento - quase nula, no caso - e descaso com a força de trabalho dos estagiários. Pela alta rotatividade, subutilizam com trabalhos extremamente operacionais, cobram sem parâmetro objetivo e avaliam baseado em achismos e relacionamento pessoal.

Conselhos para presidência: Aproveitem mais seus estagiários.

Conforme expectativas

Brasília, DF

Prós: A empresa possui uma rotina bem tranquila, e a remuneração é alta comparada com o mercado. As pessoas aqui dentro são muito conectadas gerando um ótimo clima organizacional.

Contras: Principalmente para estagiários, não temos perspectivas na empresa, já que você não pode ser efetivado. Além disso, as atividades podem vir a ser muito massantes e pouco desenvolvedoras.

Bom lugar para se trabalhar

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Boa, porém precisa de muitas melhorias

Analista Técnico

Prós: O ambiente e colegas de trabalho são agradáveis, os benefícios oferecidos são bons, treinamentos realizados com frequência para nivelamento de informações.

Contras: Parte da supervisão do setor entende pouco de processos, são pouco empáticos com relação a entender seres humanos como humanos. A comunicação é MUITO falha em diversos aspectos: não sabem realizar feedback, se tornando um retorno mais pessoal do que profissional. Aparentemente é uma empresa baseada em favoritismo. Muito retrabalho é gerado devido a não verificação de informações já trabalhadas. Trabalho realizado para alcance de metas pouco transparente. Falta organização em diversas áreas.

Instrutor

Porto Alegre, RS

Prós: Possui Produtos aplicáveis ao seu público alvo; Efetua os pagamentos sempre nos prazos combinados; Sua marca é muito representativa e respeitada no mercado onde atua; A bandeira sebrae abre portas para outros negócios; Tem atuação em todo território nacional.

Contras: Paga muito pouco pelos serviços prestados em instrutoria e consultoria; Não há transparência na efetivação dos rodízios de demandas para os consultores; Exige um excesso de trâmites burocráticos para a execução das atividades; Oferece poucas demandas de trabalho aos consultores e instrutores; Os valores de remuneração e de ajuda de custo não são atualizados faz mais de 3 anos; Não informa previsão de trabalhos aos consultores, sendo impossível se planejar adequadamente ao longo de um período; De.mesma forma, não se consegue trabalhar com uma expectativa de ganhos e gastos, sendo uma incógnita quando e se haverá trabalho e receitas; Limita a oferta de competências em três áreas de gestão, por empresa.

Empresa para pessoas mais tradicionais

Agente Local de Inovação

Prós: Boa infra-estrutura, bons salários. É uma empresa com bons benefícios para quem é CLT mas não é meu caso. É uma empresa que está buscando uma nova cultura organizacional.

Contras: Muito tradicional e burocrática. O programa ALI ainda tem alguns problemas como o excesso de empresas para uma pessoa só atender e nenhuma perspectiva de continuação na empresa.

Conselhos para presidência: Criar oportunidades de emprego após o programa ALI chegar ao fim

SEBRAE é excelente.

Pelotas, RS

Prós: Empresa dispõe de local agradável, cultura propicia e além da preocupação com o bem estar dos funcionários. Temos exercícios laborais duas vezes por semana já que trabalhamos a maior parte do tempo sentados.

Contras: Por mais que o local seja agradável acredito que uma empresa como o SEBRAE tem que estar sempre a frente do seu tempo, divisão de sala exclusiva para gerente é coisa do passado.

Excelente empresa

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário compatível com o mercado, possibilidade de crescimento mediante concurso, bom aprendizado, bem estruturada. Ótima infraestrutura e condições de trabalho. Ideal para quem deseja se ingressar no ramo empresarial.

Contras: Entrada somente por meio de concurso (para funcionário). Alguns serviços não são disponibilizados de igual modo à todas as regionais. Maior interação dos estagio nos projetos.

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor seus estagiários, dando oportunidade de uma prova interna.

Parece bom.... Só que não!

Brasília, DF

Prós: O salário é interessante e a disponibilidade de tempo também! Dá para aprender bastante sobre empreendedorismo, pois se entra em contato com várias empresas, mas....

Contras: Não é um bom local de trabalho. A verdade é que é um programa gratuito só para vender outros produtos da empresa e adivinha: metas! Metas para tudo! Mesmo se não depender de nós se vira e bate a meta! Ah! E se uma empresa desistir? Se vira e bate a meta... Não recomendo mesmo haha é um emprego transitório para ir para outro, mas não para engrandecer na vida!

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Descrição:O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.