Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) logo

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Como é trabalhar na Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)?

Boa, porém precisa de muitas melhorias

Analista Técnico

Prós: O ambiente e colegas de trabalho são agradáveis, os benefícios oferecidos são bons, treinamentos realizados com frequência para nivelamento de informações.

Contras: Parte da supervisão do setor entende pouco de processos, são pouco empáticos com relação a entender seres humanos como humanos. A comunicação é MUITO falha em diversos aspectos: não sabem realizar feedback, se tornando um retorno mais pessoal do que profissional. Aparentemente é uma empresa baseada em favoritismo. Muito retrabalho é gerado devido a não verificação de informações já trabalhadas. Trabalho realizado para alcance de metas pouco transparente. Falta organização em diversas áreas.

Instrutor

Porto Alegre, RS

Prós: Possui Produtos aplicáveis ao seu público alvo; Efetua os pagamentos sempre nos prazos combinados; Sua marca é muito representativa e respeitada no mercado onde atua; A bandeira sebrae abre portas para outros negócios; Tem atuação em todo território nacional.

Contras: Paga muito pouco pelos serviços prestados em instrutoria e consultoria; Não há transparência na efetivação dos rodízios de demandas para os consultores; Exige um excesso de trâmites burocráticos para a execução das atividades; Oferece poucas demandas de trabalho aos consultores e instrutores; Os valores de remuneração e de ajuda de custo não são atualizados faz mais de 3 anos; Não informa previsão de trabalhos aos consultores, sendo impossível se planejar adequadamente ao longo de um período; De.mesma forma, não se consegue trabalhar com uma expectativa de ganhos e gastos, sendo uma incógnita quando e se haverá trabalho e receitas; Limita a oferta de competências em três áreas de gestão, por empresa.

Empresa para pessoas mais tradicionais

Agente Local de Inovação

Prós: Boa infra-estrutura, bons salários. É uma empresa com bons benefícios para quem é CLT mas não é meu caso. É uma empresa que está buscando uma nova cultura organizacional.

Contras: Muito tradicional e burocrática. O programa ALI ainda tem alguns problemas como o excesso de empresas para uma pessoa só atender e nenhuma perspectiva de continuação na empresa.

Conselhos para presidência: Criar oportunidades de emprego após o programa ALI chegar ao fim

Excelente empresa

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário compatível com o mercado, possibilidade de crescimento mediante concurso, bom aprendizado, bem estruturada. Ótima infraestrutura e condições de trabalho. Ideal para quem deseja se ingressar no ramo empresarial.

Contras: Entrada somente por meio de concurso (para funcionário). Alguns serviços não são disponibilizados de igual modo à todas as regionais. Maior interação dos estagio nos projetos.

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor seus estagiários, dando oportunidade de uma prova interna.

Uma escola para o empreendedorismo

Prós: Empresa preocupada com o Profissional, é sem dúvidas um lugar com acúmulo de profissionais mais bem qualificados que já conheci, bom salário para o estagiário.

Contras: Pelo fato de ser uma empresa bem estruturada a burocracia atrapalha os avanços, é a não efetivação dos estagiários faz com que a empresa perca muitos talentos.

Conselhos para presidência: Efetivar os estagiários.

Dicas importantes

Técnico JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Benefícios, incentivo a cursos.

Contras: Plano de carreira, ascensão profissional.

Poderiam efetivar estagiários que desempenhadas um bom trabalho

Mogi das Cruzes, SP

Prós: Salário, benefícios, oportunidade de aprender. É uma ótima empresa pra trabalhar e se desenvolver profissionalmente, se preocupam os os funcionários

Contras: Falta plano de carreira para efetivar os estagiários, você trabalha sabendo que tem um prazo pra sair, que independente de fazer um trabalho bem feito, não será efetivado

excelente empresa para aprender

Gerente RegionalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: salário e ambiente de trabalho são ótimos, a empresa paga acima da média de mercado para todos os cargos além de ótimos benefícios, oferece oportunidades de aprendizagem

Contras: falta de feedback profissional e influencia politica na empresa, o modelo de negócios é pouco tradicional, assim sendo é difícil encontrar uma cultura parecida no mercado

É muiyovbom e pode melhorar

Consultor

Blumenau, SC

Prós: O SEBRAE é nacionalmente conhecida como um auxiliador das MPEs e temos internamente tudo formatado e preparado para esse tipo de empresas. A gestão desde o mais alto escalão pensa da mesma maneira, com um ambiente de trabalho muito bom.

Contras: Algumas coisas como a gestão de pessoas poderia ser melhorada. Pois alguns terceirizados podem ficar desmotivados devido a problemas pequenos que com estratégias poderiam ser eliminados.

Consultor

São Gonçalo, RJ

Prós: Conhecimento adquirido, equipe multidisciplinar, networking, flexibilidade de horario, home office, treinamentos,palestras, feira do empreendedor.

Contras: Processo engessado, sistema on line inadequado, não possui benefícios, não escuta a ponta para adquirir novas solucões, empresa preocupada apenas com quantidade e não com qualidade.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Descrição:O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.