Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) logo

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Como é trabalhar na Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)?

Satisfeita

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Manaus, AM

Prós: Funcionários motivados, engajados, dispostos à ajudar e auxiliar em qualquer tipo de dúvida; reconhecimento em dignidade e direitos, sem distinção de qualquer natureza, independente do setor em que você trabalha e das suas funções.

Contras: Fui estagiária durante um ano e meio, de 2012 a 2013, e apesar de ter recebido diversos elogios sobre meu desempenho e comprometimento, não pude ser efetivada, pois só se é contratado na empresa através de concurso.

Conselhos para presidência: Adotar a política de contratação de estagiários é uma boa.

Analista Técnico

Juiz de Fora, MG

Prós: A empresa possui um propósito interessante, com soluções que auxiliam os empresários e geram reconhecimento de quem os atende. O ambiente profissional é positivo e as políticas de benefícios são boas. Tem uma remuneração adequada ao mercado. Oportuniza muito aprendizado e contatos com diversos tipos de empresa.

Contras: Possui um burocraria elevada e estrutura organizacional horizontal. As chances de crescimento de carreira são pequenas. O lado político é bastante presente na instituição como um todo.

Conselhos para presidência: Menos burocracia nos processos operacionais e gerenciais.

Uma escola para aprendizado, trabalho muito gratificante

Assistente I

Prós: Empresa com missão nobre de promover a transformação econômica/ social de uma região. Bons salários e benefícios. Muito conhecimento aprendido nas áreas de gestão, marketing, finanças, empreendedorismo legislação e demais áreas necessárias ao sustento de uma empresa.Trabalho desafiador.

Contras: Melhorar o plano de carreira. Colaboradores recém contratados ganham o mesmo de outros do mesmo espaço ocupacional que já estão há três/quatro anos na empresa. Deve-se se aproveitar melhor os talentos que surgem na empresa, principalmente os estagiários. Deveria implementar um programa de estágio mais focado em resultados e capacitações para que eles possam assumir cargos futuros na empresa. O atendimento precisa de mais modernização e menos burocracia.

Conselhos para presidência: Implementar um programa de estágio melhor. Modernizar ainda mais algumas áreas e reduzir burocracia.

Tomei coragem e pedi a conta

Analista de Negócios SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A remuneração é sem igual, somada aos benefícios então.. dificilmente haverá lugar que pague igual. Na unidade que eu trabalhava, a questão de banco de horas era bem flexível, o que é extremamente positivo. Quando se tem oportunidade de atuar diretamente com clientes, o aprendizado é muito grande.

Contras: As metas nem sempre fazem sentido e mudam, sem aviso prévio ou mesmo planejamento. Os processos são centralizados, o que torna atividades simples em um bolo burocrático e demorado.

Excelente

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Valorização dos funcionários e estagiários, ambiente super agradável para se trabalhar. Pessoas que ajudam os outras a se desenvolverem cada vez mais.

Contras: Talvez fosse interessante a empresa mudar o processo seletivo, começar a fazer entrevistas normais não apenas em um determinado processo e sim conforme necessidade.

Adoro trabalhar aqui

Assistente Administrativo

Prós: Benefícios excelentes, empresa muito boa. quem entra, não consegue desapegar. tenho oito anos de empresa e não quero sair daqui. quero fazer minha carreira aqui

Contras: Acho que poderia avançar em novas tecnologias para atendimento ao cliente. Deveria ter mais capacitação para quem não atende o cliente diretamente, para todos da casa poderem saber dar uma mínima orientação

Flexibilidade no horário

Agente Local de Inovação

Uberaba, MG

Prós: Flexibilidade no horário e autonomia nos atendimentos, a agenda é feita pelo agente. Propósito do programa em auxiliar os pequenos empresários e levar a inovação para diversos setores.

Contras: Governança definida por critérios políticos sem compromisso com o resultado final. Estao mais atentos a quantidade de atendimentos do que qualidade dos relatórios, mesmo que alguns empresários não tenha compromisso com o programa, o agente não tem autonomia em desligar o empresário. O programa não tem perspectiva de crescimento, uma vez encerrado o contrato, é cada um por si.

Flexibilidade e conhecimento

Agente Local de InovaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade e oportunidade de conhecer diversas realidades diferentes. O aprendizado é constante e você entra em contato com diversos perfis de empresários.

Contras: Todos os custos, seja de transporte, alimentação, convenio, são arcados pelo funcionário o que acaba reduzindo consideravelmente o salário bruto

Empresa boa de se trabalhar

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2015

Maceió, AL

Prós: Salário atrativo e colaboradores engajados na resolução de problemas. Cursos de aperfeiçoamento e viagens constantes. Ponto favorável para que deseja conhecer mais a região em que mora.

Contras: Excesso de trabalho, inclusive, vez ou outra aos finais de semana e feriado, sendo comunicado a necessidade com pouco tempo para se programar

Profissiinalizacao da Gestão

Gerente ExecutivoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Propósito e missão de fomentar e apoiar os micro e pequenos empresários alem de excelente imagem e acesso a milhares de municípios no Brasil.

Contras: Governança definida por critérios políticos sem compromisso com o resultado final. Estão mais preocupados com os beneficios e bem estar dos colaboradores do que com o micro e pequeno empresário.

Conselhos para presidência: Nao interferir na gestão executiva da empresa e "blindar" equipe técnica da entidade

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Descrição:O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.