Como é trabalhar na Scopus Soluções?

Um flashback dos problemas da indústria de desenvolvimento de software resolvidos nos últimos 20 anos.

Desenvolvedor

Prós: Primeiro, com o alto índice de desemprego nacional a empresa ainda tem o atrativo de oferecer um emprego que paga a média de mercado na maior parte das vezes. Segundo, seguir o processo de desenvolvimento de software utilizado na Scopus garante que o profissional terá consciência da importância de se seguir processos de desenvolvimento de software uma vez que ele sofrerá na prática as consequências de não ser ter nenhum processo definido.

Contras: Uma empresa extremamente desorganizada. A falta de processos de engenharia de software e gerência de projetos beira o amadorismo. Os gerentes acumulam papéis nos projetos fazendo com que eles exerçam vários papéis em vários projetos ao mesmo tempo, de forma totalmente ineficaz. Na maioria das vezes, há nítida impressão de que os gerentes não tem a menor idéia do que estão fazendo. Dessa forma, os projetos iniciam sem definição de requisitos técnicos ou de negócio. O escopo de projeto varia durante a fase de desenvolvimento mas as datas de entregas são mantidas. Os funcionários são sobrecarregados sem qualquer pudor, por isso há muita horas extras e trabalhos nos finais de semana. Definições de datas de entregas são feita sem qualquer formalismo ou processo lógico. Para ilustrar o que acontece na prática: algum sábio estabelece quantas pessoas serão necessárias para desenvolver algo que não sabe ao certo o que é mas precisa estar pronto no mês que vem. Poucos dias antes da entrega, os desenvolvedore identificam alguma limitação técnica ou de negócio na principal funcionalidade da aplicação ou o gerente apresenta alguma funcionalidade que o cliente pediu mas ele havia esquecido de anotar e lembrou numa conversa que teve no dia anterior com o cliente sobre a entrega do projeto. Então o escopo é alterado mas a data de entrega precisa ser mantida pois o cliente não pode pagar o pato pela falta de organização da Scopus. Então todos começam a fazer horas extras e trabalhar no final de semana para cumprir o prazo. A qualidade despenca e o time começa a ficar estressado e sobrecarregado. O time entrega o prometido no dia. Mesmo assim, no final descobre-se que não há ambiente para a entrega pois isso não foi planejado. O tempo entre a entrega e a implantação é maior do que todo tempo de desenvolvimento e todo o esforço do time para cumprir a data de entrega foi desnecessário. A aplicação é colocada em produção e vários problemas são identificados pelo cliente além de faltarem funcionalidades que o cliente esperava. O cliente diz que a aplicação nova é inútil e vai continuar utilizando o sistema anterior. Fala-se em fase 2 de desenvolvimento. Na semana seguinte o time fica sabendo que o desenvolvimento da fase 2 começa hoje e precisa terminar semana que vem mas não há qualquer documento ou definição sobre o que precisa ser feito. Os desenvolvedores mais experientes começam a procurar emprego em outras empresas. E o cliente começa a procurar outras empresas com que possa trabalhar. O ciclo repete-se. A empresa continua existindo pois faz parte de um grupo financeiro financia sua completa ineficiência.

Empresa boa para você pegar curriculo...

Técnico de Manutenção IV

Porto Alegre, RS

Prós: Vale alimentação - Maior do mercado;
    Não pagar taxas nos serviços bancários;
    Possibilidade de trabalhar com carro próprio ou locado (da empresa);
    Empresa dá como ferramenta um smartphone por funcionário;
    Plano de saúde e dental, top;
    Participação dos lucros;
    Empresa que para ser demitido, você tem que realmente ser um delinquente...

Contras: Você entra com o cargo X, ganha uma promoção depois de 6 anos, e outra depois de mais 15 anos. E depois se aposenta.

Estagnação e acomodação.

Analista de Suporte de Operações Trainee

Prós: (OBS: enquanto a empresa fazia parte do Grupo Bradesco) - Ótimos benefícios - planos de saúde, vale-refeição e alimentação tem os mesmos níveis de cargos bancários equivalentes; - PLR razoável, maior que, pelo menos, 75% do mercado de trabalho oferece; - A maioria das instalações da empresa apresentam ambientes interessantes para o trabalho; - Boa remuneração para profissionais em início de carreira; - Os ambientes externos de trabalho oferecem grandes oportunidades em networking para quem sabe aproveitar - muitos funcionários desligados da empresa conseguem, em pouco tempo, ocupar um cargo equivalente ou acima em empresas de porte maior. - Salários reajustados anualmente de acordo com o dissídio concedido pelo Sindicato do Metalúrgicos (acredite, isso é um grande ponto positivo em tempos de crise...);

Contras: - Completa estagnação profissional; - Falta de oportunidades - apesar do que apregoa, a empresa frequentemente dá preferência aos profissionais disponíveis no mercado de trabalho a recrutar para outros cargos, sejam eles horizontais ou promocionais, os profissionais que em "em casa"; - Preferência ao "moderno" expediente de workshops para motivação de funcionários, ao invés da antiga e infalível dobradinha promoção profissional/aumento de salário; - Alguns (poucos, é verdade!) locais de trabalho são terrivelmente insalubres e claustrofóbicos; - Tendência atual na exigência de qualificação profissional muito acima do que é necessário para se exercer o cargo - geralmente bons profissionais recrutados saem da empresa com poucos meses quando percebem a "armadilha" que se meteram.

Conselhos para presidência: As virtudes e os vícios da empresa, enquanto fez parte do Grupo Bradesco, já foi relatado pela maioria dos avaliadores, e eu também concordo com elas: a empresa tem benefícios muito bons. Porém, dependendo do ambiente de trabalho em que se atua, é mais vantajoso aproveitar o grande potencial de networking e fazer uma preparação para se desligar da empresa do que esperar reconhecimento profissional e promoções. Não digo isso sem conhecimento de causa e por incapacidade de qualificação para angariar um cargo maior: a esmagadora maioria de profissionais que trabalham comigo estão há mais de seis anos no mesmo cargo. Não é possível que em uma empresa de grande porte exista tanta gente incapaz de exercer outra atividade profissional que não àquela em que já está por tanto tempo. Também como já foi dito, para aqueles profissionais que almejam segurança, estabilidade, estagnação e acomodação, a empresa é tão boa quanto um cargo público. Especialmente para profissionais que atuam nas regiões Norte e Nordeste do país, em que é possível viajar muito e conhecer muitos lugares. Aconselharia a presidência a incentivar os profissionais da casa com cursos de qualificação em que o funcionário poderá exercer outra atividade e valorizar o tempo de casa com oportunidades de crescimento na carreira, pois isso é o que mais aborrece a quase unânime maioria dos funcionários da empresa.

Melhor que desemprego (?)

Desenvolvedor

Prós: Melhor que desemprego. A empresa em que trabalhava foi comprada pelo Bradesco, que nos colocou debaixo da Scopus, e acabou gerando uma mudança completa de cultura e ambiente de trabalho.

Contras: Desorganização geral, falta de procedimentos e processos, ambiente abusivo e total flata de respeito pelo funcionário. Não há planos de carreira, nem perspectiva de crescimento.

Um verdadeiro caos

Gerente de DesenvolvimentoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Em Curitiba foram mantidos alguns benefícios do HSBC GLT, além disto o ambiente de colaboração dos colegas é boa devido a antiga cultura do HSBC.

Contras: Não escrevem nada, tudo fica "subentendido", não existe uma politica de RH clara. A comunicação com a Diretoria não é transparente além de não cumprir as promessas. Na parte técnica é um caos, não existe um padrão para desenvolvimento com isso a qualidade é muito baixa e os profissionais extremamente desmotivados. A taxa de saida de recursos é extremamente alta.

Conselhos para presidência: Falta total de definição do futuro da empresa e comunicação clara são os principais problemas.

Cultura e Salários Ruim

Analista de Sistemas Sênior

Prós: As pessoas que restaram da GLT são o motivo de se tolerar está empresa. Com a saída do HSBC pouco sobrou do mercado de TI em Curitiba é por isso continuo.

Contras: Bagunça total, falta de processos, zero qualidade, falta de respeito, salario ruim, corte de benefícios, falta de perspectiva, reembolso parcial. 300 pessoas pediram demissão no último ano. Clima de fim de festa.

Conselhos para presidência: Qualidade não é discurso, o salário valia a pena com os benefícios, reunião marcada é para aparecer e e-mail deve ser respondido é parem de tratar os funcionários como lixo. A Scopus é Bradesco, mas ninguém terceirizado deveria ser tratado assim.

Grande Aprendizado, Grandes Amizades e uma Grande Depressão por causa dos gestores

Técnico de Manutenção

Fortaleza, CE

Prós: A empresa possui muitos benefícios bons como vale alimentação alto, ótimo plano de saúde e pagamentos regulares e vários cursos grátis na plataforma de treinamento online.

Contras: Os gestores são muito antigos e trabalham a base do Grito tornando um verdadeiro inferno a estada do funcionário na casa, falta de visão corporativa e somente visão ditatorial, oportunidades de crescimento simplesmente não existem na empresa e se o funcionário pede para ser transferido para outro setor onde possa crescer ele simplesmente é tratado como traidor e deve ser cortado, não existe equilíbrio entre vida e emprego ou você é para empresa ou como meu antigo gestor dizia: Se você não está com a empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana a empresa não está com você.

Conselhos para presidência: O modelo de Gestão da Scopus Tecnologia está ultrapassado, devem se inspirar nos modelos de Gestão trazidos da Europa onde um bom Gestor não é aquele que impõe medo e sim aquele que consegue ser respeitado e admirado, o corpo de gestores regionais da Scopus está desgastado inclusive tendo vários senhores que nem ao menos possuem alguma formação acadêmica superior o que torna eles ditadores e não líderes

Quem ainda não saiu foi por falta de opções

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios padrão de mercado, paga salários em dia, resumindo, nada além da obrigação. Camaradagem remanescente da GLTb torna o ambiente tolerável.

Contras: Política de portas fechadas, desorganização, falta de respeito profissional e valores ultrapassados. Parece uma repartição pública da década de 80. Sim, reclamam do uso de barba, mas de forma velada e recheada de indiretas.

Conselhos para presidência: Aprendam com outras empresas do mercado, pois as práticas de 40 anos atrás já estão pra lá de defasadas.

Só pela grana

Consultor

Prós: Paga o salário em dia, possui uma grande quantidade de benefícios em carteira, boa estrutura de trabalho com grande preocupação com ergonomia e segurança no ambiente de trabalho.

Contras: Projetos mal vendidos, sem começo meio e fim, uso de tecnologias sempre defasadas, pouca transparência sobre politicas de cargos e remuneração.

Pontos positivos e negativos.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo ambiente de trabalho Pessoas muito dispostas a ajudar

Contras: Uma bagunça quanto a objetivos, prazos e organização.

Scopus Soluções

Descrição:Há mais de 37 anos no mercado, a Scopus é uma das principais empresas no ramo de Tecnologia da Informação no mercado brasileiro, fornecendo seu serviço para diversos clientes, como suporte e manutenção de equipamentos, além de desenvolvimento e integração de sistemas. Possui quase quatro mil colaboradores em todo o território nacional.