Como é trabalhar na Sciere?

Ambiente desgastante com poucas possibilidades de crescimento para desenvolvedores

Coordenador de Desenvolvimento

Prós: A empresa é situada em uma casa que foi restaurada para fins comerciais, então o ambiente é agradável. Tem uma cozinha com utensílios, o que é bom para quem leva comida. Há também um jardim muito bonito de árvores frutíferas, uma churrasqueira e um forno de pizzas. Toda sexta-feira a empresa oferece um café da manhã para todos, e ocasionalmente fazemos churrasco e festas no jardim.

Contras: Existe também muita burocracia, o que não condiz com uma empresa de tão poucos funcionários (pouco mais de 20). A empresa tem uma cultura de desconfiança da chefia com relação aos funcionários. Não é dada liberdade para exercermos nossa função, e precisamos acatar muitas vezes com decisões que sabemos não serem as melhores, como desenvolver soluções fora do escopo contratado pelo cliente, ou utilizar soluções tecnológicas não adequadas para o problema. Isso resulta em um desgaste do ambiente e da relação dos funcionários com os superiores, pois os argumentos são muitas vezes descartados e somos obrigados a acatar com as decisões que nos foram impostas. A equipe de desenvolvimento de software nunca tem contato direto com o cliente, o que constantemente gera expectativas frustradas, pois entregamos um produto que não resolve o problema do cliente de maneira satisfatória. A empresa foca muito em vendas, sem levar em consideração a qualidade dos produtos entregues. Por conta disso, os prazos são definidos de maneira arbitrária e raramente são negociados quando não podem ser cumpridos. É normal os desenvolvedores sacrificarem qualidade do código e realizar banco de horas para conseguir entregar as funcionalidades nos prazos estabelecidos. Existe mais valorização de gerentes que conseguem cumprir os prazos da chefia do que do trabalho de desenvolvedores.

Conselhos para presidência: Dêem mais atenção aos funcionários e tenham mais confiança de que eles podem fazer o seu trabalho sem intervenções diretas. Estar mais alto na hierarquia não implica em conhecimento absoluto sobre todas as práticas de uma empresa de desenvolvimento. É preciso focar em qualidade ao invés de quantidade, pois os custos de se manter um sistema mal desenvolvido são cumulativos e paralisam o desenvolvimento dos produtos. Levem a sério as práticas ágeis de desenvolvimento de software e contratem uma consultoria ou alguém com experiência no assunto. Mudem a sua cultura relacionamento com o cliente, pois desenvolver soluções sem envolve-los tem gerado expectativas frustradas e clientes não fieis.

Sciere