Como é trabalhar na Sciensa?

Não tanto pragmática quanto prega

Engenheiro de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tenta realmente criar uma cultura de desenvolvimento diferente das demais consultorias do mercado, além de possuir bons profissionais. Os projetos são bem legais apesar dos pontos negativos. Dado um certo limite, é possível sim crescer profissionalmente por lá.

Contras: Apesar de toda a cultura "diferenciada," é apenas uma consultoria que lida na maior parte com clientes difíceis. Logo a vida não é nada simples no dia a dia e se perde mais tempo defendendo escolhas e prazos do que desenvolvendo de fato. O salário é abaixo do mercado, apesar do que vão dizer pra você. Os benefícios também, estão bem fracos se comparamos com outras empresas do segmento e startups.Existe uma quantidade absurda de controles que torna a rotina um pouco burocrática. Toda a área de consultoria fica nas costas do CTO que vive apagando incêndios e têm pouco tempo pra focar em melhorias de processo e tecnologias. Existe muita conversa de corredor e rádio peão, e alguns casos de vazamento de dados como salário dos desenvolvedores, mais de uma vez inclusive. E não, não pagam bônus, não acredito mesmo que o CEO te diga isso, porque não é verdade.

Empresa em desenvolvimento

Líder TécnicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa está bem localizada, fica ao lado do metrô paraíso. Estão buscando formas de melhorar a satisfação dos colaboradores. Possui horário flexível, mas não é algo "oficial"

Contras: Ter que cumprir prazos dificeis desenvolvendo ao lado do cliente, na mesma bancada, é desgastante se a empresa não toma as rédeas. Se o cliente troca de ideia no meio do caminho os desenvolvedores é quem tem que virar madrugadas para resolver.

Avaliação

UX Designer

Prós: Empresa que preza pelo conhecimento, incentivando sempre o aprendizado. Bom ambiente, descontraído, ótima localização, escritório super novo.

Contras: Um pouco desorganizada ainda, remuneração poderia ser um pouco melhor. Não valoriza muito os funcionários e esforços desempenhados e não possui muita chance de crescimento.

Avaliação

Prós: Empresa possui bons clientes, tem grandes desafios. Uma empresa que gosta muito de inovação. E busca ser a boutique de softwares no pais. Procura contar com os melhor profissionais.

Contras: Como a empresa está em processo de construção, ainda não tem todos os planos montados, planos de carreira ainda é nebuloso. Gestão é desorganizada e estão tentando melhorar isso.

Muito espaço para melhoria

Consultor

Prós: Os pontos positivos são a liberdade para se trabalhar na empresa, a variada gama de tecnologias empregadas e a competência da equipe de desenvolvimento.

Contras: A estrutura familiar da parte admnistrativa da empresa deixa muito a desejar. A comunicação é absurdamente ruim para uma empresa do tamanho que é hoje, E uma vez ou outra, ocorrem problemas com o pagamento de benefícios como VT, adiantamentos, etc

Conselhos para presidência: Não adianta exigir da equipe técnica quando a parte administrativa não é tocada com o mesmo profissionalismo e competência.

Muito bom trabalhar na Sciensa

UI/UX Designer

Prós: Aprendizado, autonomia. Uma gestão transparente e possibilidade de crescimento na companhia. Cursos, workshops e treinamentos. Pessol sempre disposto a ensinar todos os dias. Excelente localização também.

Contras: Acredito que o espaço físico é um grande problema. Em contar com as squads, salas de reuniões, sala de workshops. Contratação de forma CLT e não PJ, mas mesmo assim seria interessante um bonus ou salarios maiores. Avisar se irá ou não ser alocado no cliente, pois acho muito horrível ser alocado ao cliente sem saber e isso não foi informado na hora da contratação, pois como é um valor PJ, o funcionário fica com todo o gasto pois muitas vezes o local é muito mais longe ou fora de mão. E isso teria que ser opcional.

Conselhos para presidência: Melhorar o ambiente físico para as squads. Contratação CLT ou bonificação por job, ou por tempo em tempo. Não trabalhar alocado em cliente.

Ambiente propício para se desenvolver

Prós: Liberdade para criar, se você tem uma ideia você tem espaço para colocar ela em prática; gestão mais horizontal, todos são ouvidos; sala de descompressão, com vídeo game, pebolim e massagem; ambiente super descontraído.

Contras: Como a empresa está crescendo muito e em pouco tempo os processos, como organização das funções/áreas, estão em fase de organização/estruturação.

Bom lugar para se trabalhar!

Desenvolvedor

Prós: A empresa é bem localizada, possui um ótimo ambiente de trabalho, colaborativo e descontraído. Além de muita oportunidade de aprendizado e de trabalhar com diversas tecnologias

Contras: Creio que um ponto negativo seria o time doctor que os colaboradores são obrigados a utilizar e o tipo de contratação, o qual acaba comendo uma grande porcentagem do salário.

Conselhos para presidência: Mudanças no modelo de contratação

Empresa para crescer profissionalmente e quebrar paradigmas!

Especialista Técnico

Prós: Aprender e inovar é a alma da empresa! Sem medo de novas tecnologias com os melhores profissionais para aprender! Ambiente transparente entre cliente, funcionário e diretoria!

Contras: Tipo de contrato é muito engessado e atrasado! O profissional é obrigado a se associar a uma empresa de uma contabilidade para poder receber o salário, mesmo tendo empresa aberta, tendo que pagar mais uma contabilidade e outras despesas!

Conselhos para presidência: Estudar outras formas de contratos, como por exemplo cooperativas de TI, para ter menos tributos e descontos para o profissional ou aceitar nota da empresa do profissional sem precisar pagar mais uma contabilidade e mais despesas que poderiam ser economizado!

Ótima empresa para se trabalhar

Desenvolvedor

Prós: Empresa em constante crescimento e sem perder sua cultura oferecida e compartilhada, utiliza técnologias de ponta e possui excelentes profissionais extremamente técnicos. Utiliza Scrum corretamente e mudou bastante minha concepção sobre consultoria, já que é próprio cliente que vai até a empresa, tornando esse diálogo bem mais aberto e justo..

Contras: Alguns processos me incomodam, como o uso do Time doctor (programa que acompanha totalmente seu uso do computador durante o trabalho) para gestão de horas, da a sensação de invasividade e talvez falta de confiança.

Conselhos para presidência: Repensar alguns processos como o Time doctor e a forma de contratação PJ da maneira que é feita hoje em dia. No mais, continuem crescendo sem perder a essência!!

Sciensa

Descrição:A Sciensa construiu um novo formato de trabalho, trazendo o time do cliente para trabalhar conjuntamente em seu Produto Digital, abrindo um espaço de Co-Working e agregando nosso time de engenheiros, transformando a cultura e modo de como pensam em Software.