Como é trabalhar na Sciensa?

Sciensa diferenciada?, só no título.

Software Engineer

Prós: Tem um salário legal, não posso falar do ambiente pois sou full alocado, como funcionario tenho acesso a uma conta compartilhada da udemy, com alguns cursos bons.

Contras: Quando eles vem atrás de você dizem ser uma consultoria diferenciada que não faz body shop com os funcionários, grande enganação, você fica a mercê das vontades do cliente. Você entra como PJ em uma empresa compartilhadada, que em consequência faz vc pagar um maior valor de imposto nas notas. Como alocado, você não tem quase contato algum com RH da empresa, quase nunca vem no cliente para saber a situação dos alocados. A maneira de marca o ponto também é bizarra, vc usa uma ferramenta que tira vários prints da sua tela, marca o número de cliques e teclas apertadas. Além de dar vários problema no registro de horas, e vc ter que perder tempo lançando manualmente.

Conselhos para presidência: Permita que funcionários emitam suas próprias notas, um sistema de ponto que não seja invasivo. Que tratem melhor que está alocado, que não se esqueçam desses funcionários

Ok

Desenvolvedor Front-end SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa possui grandes clientes, o que possibilita uma boa experiencia profissional. O salario é "ok" mas não é CLT, portanto pode não compensar comparado a outras empresas.

Contras: Não é CLT, você precisa entrar como sócio em uma empresa que só tem essa finalidade, emitir notas para a sciensa. A carga horária pode ser extremamente desgastante, não existem garantias que te protejam disso. O "churn rate" de "colaboradores" na empresa é grande.

Muito bom trabalhar na Sciensa

UI/UX Designer

Prós: Aprendizado, autonomia. Uma gestão transparente e possibilidade de crescimento na companhia. Cursos, workshops e treinamentos. Pessol sempre disposto a ensinar todos os dias. Excelente localização também.

Contras: Acredito que o espaço físico é um grande problema. Em contar com as squads, salas de reuniões, sala de workshops. Contratação de forma CLT e não PJ, mas mesmo assim seria interessante um bonus ou salarios maiores. Avisar se irá ou não ser alocado no cliente, pois acho muito horrível ser alocado ao cliente sem saber e isso não foi informado na hora da contratação, pois como é um valor PJ, o funcionário fica com todo o gasto pois muitas vezes o local é muito mais longe ou fora de mão. E isso teria que ser opcional.

Conselhos para presidência: Melhorar o ambiente físico para as squads. Contratação CLT ou bonificação por job, ou por tempo em tempo. Não trabalhar alocado em cliente.

Empresa com ótima proposta de cultura

Trainee

Prós: É um ótimo lugar para se aprender pois as pessoas são muito solidárias e não tem aquele clima de desonestidade que as empresas mais convencionais possuem. O ambiente é bem descontraído, tem pimbolim, play 4, violão e até massagem.

Contras: Como trainee, o primeiro mês de salário tem vários descontos e prejudica bastante o funcionário, a ponto de ter até que pagar para ir trabalhar, como no caso de quem tenha que gastar mais com condução ou morar em São Paulo.

Conselhos para presidência: Tentar manter o máximo da cultura e a transparência da empresa.

Não tanto pragmática quanto prega

Engenheiro de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tenta realmente criar uma cultura de desenvolvimento diferente das demais consultorias do mercado, além de possuir bons profissionais. Os projetos são bem legais apesar dos pontos negativos. Dado um certo limite, é possível sim crescer profissionalmente por lá.

Contras: Apesar de toda a cultura "diferenciada," é apenas uma consultoria que lida na maior parte com clientes difíceis. Logo a vida não é nada simples no dia a dia e se perde mais tempo defendendo escolhas e prazos do que desenvolvendo de fato. O salário é abaixo do mercado, apesar do que vão dizer pra você. Os benefícios também, estão bem fracos se comparamos com outras empresas do segmento e startups.Existe uma quantidade absurda de controles que torna a rotina um pouco burocrática. Toda a área de consultoria fica nas costas do CTO que vive apagando incêndios e têm pouco tempo pra focar em melhorias de processo e tecnologias. Existe muita conversa de corredor e rádio peão, e alguns casos de vazamento de dados como salário dos desenvolvedores, mais de uma vez inclusive. E não, não pagam bônus, não acredito mesmo que o CEO te diga isso, porque não é verdade.

cultura é o grande diferencial

Trainee

Prós: ambiente com valores e culturas enriquecedores para os profissionais. empresa cercado de profissionais inspiradores que compartilham conhecimentos.

Contras: As empresas-clientes da empresa tem muito que melhorar na parte cultural para a empresa conseguir de fato entregar os produtos com a excelência que sempre almeja.

Conselhos para presidência: Investir bastante na reeducação cultural das empresas-clientes para de fato conseguir trabalhar de fato com os core concepts do manifesto ágil.

Ótima empresa para trabalhar

Prós: Cultura da empresa, empoderamento dos funcionários, flexibilidade de horários, tecnologias utilizadas no trabalho, relacionamentos de confiança e colaboração.

Contras: Pontos conflitantes entre cultura e burocracia administrativa necessária. A empresa precisa crescer sem perder seu diferencial e este desafio traz alguns contratempos para a direção.

Conselhos para presidência: Continuar fazendo o que já está fazendo para crescer com diferencial.

Excelente ambiente para trabalhar

Software Engineer

Prós: Indiscutivelmente, a cultura! O ambiente é muito agradável, colaborativo e os profissionais mais que colegas de trabalho, o aprendizado é diário e as tecnologias de ponta

Contras: Forma de contratação, profissional tem de entrar em uma cooperativa aumentando os gastos com taxa de contabilidade e impostos mais altos.Salário pouco abaixo do mercado (juntando com a questão da contratação)

Ótima empresa pra se trabalhar e com equipes que te fazem sentir bem vindo

Desenvolvedor Back-End Sênior

Prós: Utiliza muitas das tecnologias mais recentes e boas práticas de desenvolvimento de projeto. Tenta ao máximo oferecer um bom ambiente aos funcionários com feedbacks constantes e facilidade de contato desde os Trainees até o dono da empresa que costuma passar nas salas das equipes para mostrar aos clientes o método de trabalho.

Contras: Com a expansão e crescimento da empresa alguns gargalos surgiram. Um deles é o espaço físico que fica cada vez menos vide que possue somente 3 andares no prédio e a exigencia de profissionais está cada vez maior. A idéia de implantação do CMMI acabou corrompendo alguns dos valores da empresa tornando alguns processos bem burocráticos.

Conselhos para presidência: Vocês possuem funcionários extremamente talentosos e com a contratação de pessoas de fora, tem que se tomar o cuidado pra dar um valor muito alto a quem não é da prática da empresa e aquele que tem um alto rendimento ficar congelado devido a metricas estabelecidadas que não agregam no perfil profissional do funcionário. Cuidado com a cultura de querer transformar tudo em relatórios. É excelente numa visão gerencial, mas não é algo produtivo pra aquele que tem que preencher os relatórios e muitas vezes só conota pontos negativos deixando os positivos de lado. E por favor, abandonem a cultura de horário comercial e foquem na produtividade dos funcionários. Se o cliente possui o horário comercial e exige isso quem está atrasado é ELE, seguir quem está atrasado te faz dar passos pra trás pra querer agradar. E é esse exatamente o caminho que todas as empresas "meia-boca" aos quais os funcionários da Sciensa fogem por ter uma cultura diferente daqui fogem.

Ambiente propício para se desenvolver

Prós: Liberdade para criar, se você tem uma ideia você tem espaço para colocar ela em prática; gestão mais horizontal, todos são ouvidos; sala de descompressão, com vídeo game, pebolim e massagem; ambiente super descontraído.

Contras: Como a empresa está crescendo muito e em pouco tempo os processos, como organização das funções/áreas, estão em fase de organização/estruturação.

Sciensa

Descrição:A Sciensa construiu um novo formato de trabalho, trazendo o time do cliente para trabalhar conjuntamente em seu Produto Digital, abrindo um espaço de Co-Working e agregando nosso time de engenheiros, transformando a cultura e modo de como pensam em Software.