Como é trabalhar na Schneider Electric?

Empresa excelente, mas, como o Brasil, é gerida por pessoas egoístas e gananciosas

Cajamar, SP

Prós: É uma empresa aconchegante e bem equipada que nos motiva a dar o melhor de nós.

Contras: Ao menos a unidade de Cajamar tem uma gestão primitiva que prioriza na maioria das vezes apenas os seus próprios interesses, deixando de lado muita vezes até mesmo os interesses da empresa. Isso se dá no quesito ''afinidade'': muitas regras internas são desrespeitadas pra favorecer os que são mais íntimos. A gestão não atua com visão no potencial de pessoas que atuam na operação e muitas vezes priva o crescimento profissional das pessoas com normas que não são respeitadas em todos os casos como dito acima. Em outras palavras, a gestão dessa unidade na maioria das vezes não vê potencial nas pessoas, apenas cobram os números que lhes são exigidos. Um exemplo fácil de ver como a área operacional é deixada de lado, apesar de ser o ''coração'' da empresa, é: estamos entre as melhores 150 empresas para se trabalhar no Brasil e pela unidade temos vários cartazes com fotos de funcionários felizes e satisfeitos, porém nenhum deles representa a área operacional. A área operacional não é da Schneider? Ou não faz parte das 150 melhores empresas pra se trabalhar no Brasil?
    Em resumo a empresa é excelente , maravilhosa mas a gestão ao menos na unidade de Cajamar é precária no quesito crescimento profissional , exemplo disso o plano de carreira defasado que atualmente esta em vigor .

Conselhos para presidência: Fiscalizar a diretoria com rigor e questionar o porquê de tanta gente insatisfeita dentro de uma empresa maravilhosa que só deveria nos proporcionar coisas boas . E que acompanhem de perto o que é feito para alcançar o que nos é exigido. Ver números em um computador nunca vai mostrar à presidência o real valor desses números.

É uma empresa muito sólida, mas com estruturas engessadas

Analista Sênior

Prós: A alta gestão tem ótimas iniciativas em diversidade e sustentabilidade, que são valores muito importantes em uma empresa para mim.

Contras: A evolução de carreira na empresa não leva em consideração os resultados obtidos e registrados segundo os processos esclarecidos pelo RH (atingimento de metas e feedbacks comportamentais), mas sim por politicagem e preferências pessoais dos gestores diretos. A qualidade de vida do trabalhador depende muito da localização. Trabalhei no escritório de uma das plantas e agora trabalho no escritório do front office e as diferenças vão desde a comida servida no refeitório, ambulatório médico até a existência de um clube.

Conselhos para presidência: As plantas deveriam receber mais cuidado com a qualidade de vida.

Não recomendo

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Não consigo pensar em nada no momento que seja realmente relevante Falta inspiração, existe um monte de chefe e poucos líderes. O que se fala não é o que se faz. O discurso é bonito mas a realidade é outra. Não é uma multinacional e sim uma empresa espalhada no mundo...

Contras: Falta inspiração, existe um monte de chefe e poucos líderes. O que se fala não é o que se faz. O discurso é bonito mas a realidade é outra. Não é uma multinacional e sim uma empresa espalhada no mundo...

Conselhos para presidência: Sejam éticos

Frustração

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Compromisso da empresa com clientes e na busca por melhoria contínua. Ferramentas disponibilizadas para desenvolvimento pessoal e profissional.

Contras: HR no meu ponto de vista não cumpre seu papel! Desligamento de colaboradores sem critério e em alguns casos por motivos pessoais da gestão mesmo o colaborador sendo mapeado por anos consecutivos como High Performance e High Potencial, não houve questionamento do time de recursos humanos HR!!!

Conselhos para presidência: Eu tinha paixão pelo que fazia e pela Schneider, mas a decepção foi enorme ao ser desligado realizando um excelente trabalho em um ano muito desafiador para a unidade e para mim. Cumpri meu papel, extrai o maximo da energia que tinhamos... Fazer mais com menos!! Tenho certeza que poderia contribuir muito mais, mas não houve oportunidade...

Já foi uma ótima empresa para se trabalhar

Chefe de Produto

Prós: Produtos de ponta, pessoas excelentes, nome no mercado, possibilidade de carreira internacional, localização, alguns bons beneficios, possibilidade de trabalho em home office (para alguns dias pontuais)

Contras: O clima na empresa já não é o mesmo de alguns anos atrás. As seguidas demissões ocorridas nos últimos 2 anos deverá afetar a imagem da empresa em breve. Empresa bastante complexa, talvez pelas diversas aquisições dos últimos anos. Enorme burocracia, devido aos vários processos internos para tudo o que se possa imaginar, ferramentas de trabalho precárias (sem acesso a emails no celular para posições estratégicas, uma enorme quantidade de sistemas, sem unificação de acessos, dezenas de logins para serem utilizados)

Conselhos para presidência: As demissões são tratadas como algo necessário para a sobrevivência da empresa, e não importam as consequências. Lembrem-se que 50, 100, 150 pessoas demitidas são 50, 100, 150 famílias sem parte da sua renda. Precisamos humanizar as grandes corporações. O maior capital das empresas deveria ser as pessoas, e não apenas a opinião dos acionistas.

Excelente Empresa

Gerente de Contas Estratégicas

Prós: Liberdade para trabalhar e tomar decisões, proximidade com a gestão, excelentes benefícios, empresa preocupada com o bem estar dos funcionários, com o empoderamento das mulheres e com as causas LGBT.

Contras: Devido a inumeras aquisições, as vezes a comunicação se perde e não é efetiva. Empresa muito grande, demora a se mover em determinadas tomadas de decisão.

Conselhos para presidência: Equiparar os salarios com o mercado.

Prós: Diversidade, integridade, soluções de alto nível, competência técnica, oportunidades, flexibilidade, benefícios, reconhecimento, treinamentos.

Contras: Por ser tratar de uma empresa com ampla variedade de serviços e linhas de equipamentos, as vezes as unidades não conseguem entender que o objetivo é único e todos trabalham para a mesma empresa.

Schneider uma empresa aonde vale a pena trabalhar

Prós: O que mais me agradou na Schneider foi o ambiente muito agradável que é no CD , trabalho na unidade de Cajamar e não tenho nada a reclamar pois tenho minhas necessidades atendidas

Contras: Estou a pouco tempo mais até o momento eu não encontrei tantos pontos negativos, e espero que continue assim e que eu possa evoluir cada vez mais nessa empresa

Boa empresa. Nem muito mais do que isso nem muito menos.

Prós: Alguns pontos positivos são: plataforma online de MUITA qualidade, desafiadora e que permite aprendizado para ser aplicado dentro e fora da Schneider. O refeitório no local, por mais triste que seja não ter um VR, é gostoso e comida varia muito, raramente repetem algo. O escritório é bonito, limpo, organizado e as pessoas são receptivas. O estacionamento é bom e para quem usa transporte público, a porta lateral de entrada fica a uns 3 metros da rampa de saída da estação Santo Amaro. Há inclusão do estagiário nos processos importantes do dia-a-dia como calls relevantes, webinars com diretores e etc. O acesso à gestão é simples, relativamente fácil ter contato diário com managers. Vale notar que a Schneider se preocupa com o meio-ambiente e principalmente com causas sociais, a exemplo do café situado dentro da empresa, onde a receita vai para um instituto sustentando pela SE. O grande ponto positivo parece ser a chance de aprender, por dois motivos: 1. Plataforma online muito rica; 2. Muito trabalho para fazer, então, colocando a mão na massa, não tem jeito de não evoluir.

Contras: Os processos são extremamente engessados e isso ficou claro desde antes da admissão. O RH é fraco, destoa dos setores financeiro e de supply chain, por exemplo, onde tem gente muito preparada trabalhando. Crachás e afins demoram semanas ou mesmo meses para chegar. A empresa pode melhorar muito, um ponto negativo sobre o refeitório no local é que a refeição é descontada do salário do empregado, cerca de 1,80/dia. Além de não ter VR, você acaba pagando aproximadamente 40,00 para almoçar/mês. Não é tanta coisa, mas isso não é nada legal. O salário não é lá essas coisas mas como estágio é um bom começo de carreira sim. Algumas pessoas da gestão são pouco experientes ou não tem tanto tato para algumas coisas, acontece de estagiários terem que trabalhar mais do que as 6h diárias ou mesmo não poder reduzir a carga em períodos de prova como a lei diz. Em suma os dois principais problemas acredito que sejam a falta de um benefício de alimentação como um VA, já que há o restaurante no local e principalmente os processos engessados - se você precisa de um mouse, por exemplo, precisa abrir um chamado, seu gestor precisa aprovar sua request e talvez chegue no TI no dia seguinte. Por conta disso, por exemplo, alguns funcionários com problemas no Skype ficam sem o app por semanas a fio até ser resolvido. Isso definitivamente tem que melhorar.

Conselhos para presidência: Fornecer algum bom benefício mensal relacionado à alimentação ou gift card, ainda, trabalhar firme para desengessar os processos internos entre setores, característica que é notoriamente a nível mundial na Schneider.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Estagiário de Engenharia

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. Ótima oportunidade para iniciar a carreira.

Contras: Os horários de jornada de trabalho não são flexíveis, situação que vem sendo trabalhando em conjunto a equipe de Recursos Humanos em breve creio que teremos melhores condições.

Schneider Electric

Descrição:No Schneider Electric ajudamos as pessoas e as organizações a aproveitar ao máximo a sua energia. Enquanto especialistas globais em gestão energética, a nossa empresa assume o desafio de tentar transformar a forma como as pessoas e as organizações utilizam a energia. Somos o elemento essencial entre a produção de energia e a utilização de energia. Fazemos com que a eletricidade fique disponível para as pessoas e organizações. A tornamos confiável e segura graças à nossa ampla gama de distribuição elétrica e soluções de resfriamento e potência essenciais. Disponibilizamos soluções de eficiência energética para ajudar os nossos clientes a atingir uma maior produtividade, com menos recursos.