Como é trabalhar na Schneider Electric?

Empresa excelente, mas, como o Brasil, é gerida por pessoas egoístas e gananciosas

Cajamar, SP

Prós: É uma empresa aconchegante e bem equipada que nos motiva a dar o melhor de nós.

Contras: Ao menos a unidade de Cajamar tem uma gestão primitiva que prioriza na maioria das vezes apenas os seus próprios interesses, deixando de lado muita vezes até mesmo os interesses da empresa. Isso se dá no quesito ''afinidade'': muitas regras internas são desrespeitadas pra favorecer os que são mais íntimos. A gestão não atua com visão no potencial de pessoas que atuam na operação e muitas vezes priva o crescimento profissional das pessoas com normas que não são respeitadas em todos os casos como dito acima. Em outras palavras, a gestão dessa unidade na maioria das vezes não vê potencial nas pessoas, apenas cobram os números que lhes são exigidos. Um exemplo fácil de ver como a área operacional é deixada de lado, apesar de ser o ''coração'' da empresa, é: estamos entre as melhores 150 empresas para se trabalhar no Brasil e pela unidade temos vários cartazes com fotos de funcionários felizes e satisfeitos, porém nenhum deles representa a área operacional. A área operacional não é da Schneider? Ou não faz parte das 150 melhores empresas pra se trabalhar no Brasil?
    Em resumo a empresa é excelente , maravilhosa mas a gestão ao menos na unidade de Cajamar é precária no quesito crescimento profissional , exemplo disso o plano de carreira defasado que atualmente esta em vigor .

Conselhos para presidência: Fiscalizar a diretoria com rigor e questionar o porquê de tanta gente insatisfeita dentro de uma empresa maravilhosa que só deveria nos proporcionar coisas boas . E que acompanhem de perto o que é feito para alcançar o que nos é exigido. Ver números em um computador nunca vai mostrar à presidência o real valor desses números.

É uma empresa muito sólida, mas com estruturas engessadas

Analista Sênior

Prós: A alta gestão tem ótimas iniciativas em diversidade e sustentabilidade, que são valores muito importantes em uma empresa para mim.

Contras: A evolução de carreira na empresa não leva em consideração os resultados obtidos e registrados segundo os processos esclarecidos pelo RH (atingimento de metas e feedbacks comportamentais), mas sim por politicagem e preferências pessoais dos gestores diretos. A qualidade de vida do trabalhador depende muito da localização. Trabalhei no escritório de uma das plantas e agora trabalho no escritório do front office e as diferenças vão desde a comida servida no refeitório, ambulatório médico até a existência de um clube.

Conselhos para presidência: As plantas deveriam receber mais cuidado com a qualidade de vida.

Não recomendo

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Não consigo pensar em nada no momento que seja realmente relevante Falta inspiração, existe um monte de chefe e poucos líderes. O que se fala não é o que se faz. O discurso é bonito mas a realidade é outra. Não é uma multinacional e sim uma empresa espalhada no mundo...

Contras: Falta inspiração, existe um monte de chefe e poucos líderes. O que se fala não é o que se faz. O discurso é bonito mas a realidade é outra. Não é uma multinacional e sim uma empresa espalhada no mundo...

Conselhos para presidência: Sejam éticos

Frustração

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Compromisso da empresa com clientes e na busca por melhoria contínua. Ferramentas disponibilizadas para desenvolvimento pessoal e profissional.

Contras: HR no meu ponto de vista não cumpre seu papel! Desligamento de colaboradores sem critério e em alguns casos por motivos pessoais da gestão mesmo o colaborador sendo mapeado por anos consecutivos como High Performance e High Potencial, não houve questionamento do time de recursos humanos HR!!!

Conselhos para presidência: Eu tinha paixão pelo que fazia e pela Schneider, mas a decepção foi enorme ao ser desligado realizando um excelente trabalho em um ano muito desafiador para a unidade e para mim. Cumpri meu papel, extrai o maximo da energia que tinhamos... Fazer mais com menos!! Tenho certeza que poderia contribuir muito mais, mas não houve oportunidade...

Já foi uma ótima empresa para se trabalhar

Chefe de Produto

Prós: Produtos de ponta, pessoas excelentes, nome no mercado, possibilidade de carreira internacional, localização, alguns bons beneficios, possibilidade de trabalho em home office (para alguns dias pontuais)

Contras: O clima na empresa já não é o mesmo de alguns anos atrás. As seguidas demissões ocorridas nos últimos 2 anos deverá afetar a imagem da empresa em breve. Empresa bastante complexa, talvez pelas diversas aquisições dos últimos anos. Enorme burocracia, devido aos vários processos internos para tudo o que se possa imaginar, ferramentas de trabalho precárias (sem acesso a emails no celular para posições estratégicas, uma enorme quantidade de sistemas, sem unificação de acessos, dezenas de logins para serem utilizados)

Conselhos para presidência: As demissões são tratadas como algo necessário para a sobrevivência da empresa, e não importam as consequências. Lembrem-se que 50, 100, 150 pessoas demitidas são 50, 100, 150 famílias sem parte da sua renda. Precisamos humanizar as grandes corporações. O maior capital das empresas deveria ser as pessoas, e não apenas a opinião dos acionistas.

Ótima empresa com péssimos gestores

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa tem bons benefícios e funcionários que se aposentam lá. Sempre tem programas para motivar o colaborador e equipes colaborativas, onde você aprende muito.

Contras: Os olhos da empresa são o seu gestor, se ele é uma pessoa justa, seu crescimento é garantido. Porém, se você tem o azar de ter um gestor ruim, você nunca irá crescer e poderá até ser perseguido.

Conselhos para presidência: Fazer uma análise psicológica e de capacidade nos gestores, visando treinamento e capacitação. Implantar a avaliação 360 para que os gestores também tenham desafios.

Excelente empresa para aprendizado, porém com ambiente pouco saudável a longo prazo.

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto Sênior

Prós: Há uma grande facilidade de buscar oportunidade de trabalho em outras unidades Schneider em outros paises. Empresa que valoriza a diversidade!

Contras: Empresa com uma grande inércia e complexidade para tomada de decisões e por isso as vezes lenta! Gestores com pouca preparação para gestão de pessoas, ou seja, mais focados em seus próprios resultados e manutenção da política para ter beneficios próprios.

Ótima empresa

Analista de Sistemas Sênior

Prós: A empresa possibilita que os funcionários façam home-office diversas vezes na semana. Os horários são flexiveis e o salário é bom em relação ao mercado.

Contras: Como toda empresa, após a entrada, aumentos de salários são muito dificil de se conseguir, vagas não são muito divulgadas sendo que com isso pode-se entrar pessoas com salarios maiores e com menos tempo/experiencia que voce.

Não atingiu minhas expectativas.

Gerente de CategoriaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os produtos da empresa são inovadores e tendência de mercado, no geral. A carreira em países da América do Norte e Europa é atraente, enquanto que, na América do Sul, a empresa não atende as expectativas.

Contras: Os sistemas da empresa como ERP´s não são integrados, devido as diversas aquisições nos últimos anos. Este cenário dificulta na obtenção de dados, na análise de dados e na tomada de decisão. A recém restruturação no Brasil também trouxe perda de produtividade pois foi feita sem o devido cuidado da continuidade por back ups, após rescisão dos contratos de funcionários antigos.

Conselhos para presidência: Em períodos de transformações, tenham atenção aos detalhes antes das tomadas de decisão, ou a perda de produtividade e aumento dos custos fixos e variáveis não serão pagos por um mercado que ainda não vê os produtos da SE como investimento com ROI de longo prazo.

Excelente para aprendizado; empresa para uma vida toda? Nem tanto...

Analista de Suporte Técnico

Prós: Ambiente atrativo e agradável, há grande liberdade para definir seu modo de trabalho. Existm diversos especialistas em diversas áreas de conhecimento para consulta em um só lugar.

Contras: A empresa poderia contar com padrões gerenciais consolidados no mercado, os métodos de comunicação com a equipe (feedback, dentre outros), gestão de atividades, tempo e prioridades carecem profissionalismo, em outras palavras, os gestores precisam ainda entender mais sobre gestão do que apenas áreas técnicas. Salários abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Invista em seus gestores, capacitá-los incentivará toda uma geração a seguir seus passos, torná-los exemplos é investir em cada um de seus funcionários.

Schneider Electric

Descrição:No Schneider Electric ajudamos as pessoas e as organizações a aproveitar ao máximo a sua energia. Enquanto especialistas globais em gestão energética, a nossa empresa assume o desafio de tentar transformar a forma como as pessoas e as organizações utilizam a energia. Somos o elemento essencial entre a produção de energia e a utilização de energia. Fazemos com que a eletricidade fique disponível para as pessoas e organizações. A tornamos confiável e segura graças à nossa ampla gama de distribuição elétrica e soluções de resfriamento e potência essenciais. Disponibilizamos soluções de eficiência energética para ajudar os nossos clientes a atingir uma maior produtividade, com menos recursos.