Como é trabalhar na Schlumberger?

10 anos trabalhando com prazer

Storekeeper

Prós: Trabalhar na Schlumberger e algo enriquecedor, pra mim sao 10 anos de carreira sempre crescendo verticalmente, meu trabalho sempre foi reconhecido e os beneficios sao os melhores possiveis. Uma empresa que abriu suas portas pra mim ha 10 anos e cuida de mim e da minha familia como eu sei que nenhuma outra faria.

Contras: Pra mim, o maior problema hoje na verdade nao é com a empresa e sim com o panorama atual do petroleo no nordeste brasileiro, mas ainda assim a empresa e seletiva e com a crise em evidencia consegue manter os funcionarios qualificados na expectativa de um futuro melhor.

Conselhos para presidência: A empresa deveria se expor um pouco mais e contribuir diretamente com a sociedade e as cidades em que tem filiais, poderia participar mais em projetos sociais, ja que essas cidades que lhe dao condicoes e permissao para explorar suas terras, acho que deveria interagir mais com a sociedade e deixar de ser tao fechada.

Dinamismo todo o dia.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: A empresa incentiva o aperfeiçoamento contínuo e oferece muitos treinamentos e cursos para os interessados. O ambiente de trabalho é dinâmico, favorecendo o clima de busca por soluções. O foco em resultados é presente, norteado pelas metas estipuladas anualmente. A cultura de portas abertas facilita o acesso aos colaboradores de todos os níveis. Existe uma grande possibilidade de ser expatriado, principalmente nas funções operacionais.

Contras: Por ser a maior empresa do setor a estrutura burocrática é grande e em algumas situações a tomada de decisões é muito lenta. A ausência de um sistema como o SAP e a profusão de sistemas para diversos fins, que nem sempre conversam entre si, cria a necessidade de vários acessos e representa uma perda de produtividade. Não existe um plano de carreira para a maioria das funções administrativas, ao contrário das funções operacionais em que esse plano é claro. A remuneração vem sofrendo perdas nos últimos anos devido aos reajustes abaixo da inflação, principalmente para quem recebe acima de determinado valor pois não incide o percentual e somente um valor fixo. O vale alimentação é baixo e também só é pago para quem recebe até esse valor sobre o qual incide o percentual de reajuste. O valor da participação nos resultados é o menor das empresas do setor, um valor fixo condicionado a estar com os treinamentos em dia, ao contrário das concorrentes que oferecem múltiplos de salários de acordo com a avaliação das metas. Alguns cargos de gerência sofrem mais com essas limitações, pois não recebem a remuneração variável que a maioria dos cargos de gerência recebem. A absorção dos funcionários provenientes da fusão com a Smith e M-I Swaco e da aquisição da Geoservices é difícil devido à diferença de cultura corporativa com a Schlumberger.

Conselhos para presidência: Fixar um plano de carreira claro para as funções administrativas seria um incentivo a mais para os que desempenham essas funções. Reforçar e exigir de todas as funções a definição de metas claras, de maneira "SMART", sua avaliação e seu cumprimento é importante, principalmente da Smith, M-I Swaco e Geoservices, que não possuem essa cultura de metas tão forte quanto a Schlumberger. Alterar a participação nos resultados de valor fixo vinculado aos treinamentos para múltiplos de salários vinculados à avaliação de metas e desempenho seria um grande estímulo ao cumprimento e ao reconhecimento dos que alcançaram e superaram as metas definidas.

Excelente

TraineeEx-funcionário, saiu em 2017

Macaé, RJ

Prós: Otimo. Eu amei minha experiência! Vale muito a pena ir........ quem é jovem e procura uma experiência assim, deve tentar sem duvidas.

Contras: Muita pressão. Toda hora voce é alertado que pode ser o responsável pela morte de varias pessoas em uma plataforma, então você tem que ficar alerta 24h/d

Boa para ter no currículo, mas muita desigualdade dentro da empresa

Engenheiro de Projetos Sênior

Macaé, RJ

Prós: Boa experiencia para ter no curriculo, empresa reconhecida no setor por ter grande volume de trabalho e funcionários bem experientes. Salario acima da media para a situaçào atual do setor

Contras: Ambiente extremamente agressivo e competitivo, discriminação com mulheres, perseguição com mulheres que voltaram de licensa maternidade, muita desigualdade de salario considerando mesmo cargo e nivel de experiencia.

Conselhos para presidência: A politica de cota feminina só faz gerar perseguição nos niveis iniciais

Empresa muito boa, mas bem exigente.

Estagiário Superior

Macaé, RJ

Prós: Autonomia, benefícios, currículo, experiência, empresa de grande porte, área de petróleo. Empresa bem estruturada e preparada. Muitos treinamentos

Contras: Pouca visibilidade sobre os trabalhadores de área . Pouco reconhecimento. A preocupação com a saúde do trabalho é mais no papel do que na prática.

Conselhos para presidência: Mais contato com os homens de área. Mais espaço para feedback sem pressão em cima do funcionário. Mais reconhecimento.

Ótima empresa

Estagiário de Engenharia

Taubaté, SP

Prós: Estruturada, organizada e cria um ambiente agradável de trabalho. Empresa cria mecanismos para que o profissional possa aprender e evoluir na área de estudo.

Contras: A remunação esta fora da aplicada pelo mercado é incompatível inclusive com o custo para um estudante se manter e pagar os estudos. Alguns outros beneficios poderiam também ser incorporados.

Otima

Macaé, RJ

Prós: Excelência na estrutura no plano de desenvolvimento dos funcionários. Ótimo ambiente de trabalho. Boas oportunidades quando o mercado está aquecido.

Contras: É uma empresa de engenheiros para engenheiros. O desenvolvimento e os excelentes salários estão na operação (campo) e não na área administrativa.

Conselhos para presidência: Ampliar a estrutura e oportunidades de desenvolvimento profissional dos colaborações.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Macaé, RJ

Prós: Pela quantidade de demanda que a empresa tem, o estagiário era obrigado a possuir bastante disciplina durante suas horas de trabalho, tendo que trabalhar muitas vezes como se fosse um efetivado. Os chefes são todos acessíveis. As experiências do estágio eram únicas.

Contras: Pela excessiva demanda, você era "obrigado" a ficar além das horas do seu estágio para terminar a quantidade de trabalho. Os cortes de despesas as vezes eram bem insignificantes.

No Geral a empresa é muito boa e gera uma experiência muito boa ao funcionário.

Assistente Executiva BilíngueEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: acolhe o empregado como um time - garante todos os benefícios - e ao mesmo tempo exige muito também, o que vejo como uma boa escola para garantir uma vasta experiência.

Contras: sobrecarrega o funcionario sem bonificação - o funcionário cobre cargos de terceiros que ganham mais, as vezes por mais de 6 meses e não é remunerado por isso.

Engenheiro de CampoEx-funcionário, saiu em 2016

Macaé, RJ

Prós: A empresa é excelente para o iniciar a carreira por possuir excelentes treinamentos e os funcionários são bem remunerados. Empresa referencia na área de petróleo

Contras: Não possui muitos pontos negativos, a pessoa que está procurando esta empresa deve saber que possivelmente pode ter períodos de trabalho sobre pressão

Schlumberger

Descrição:A Schlumberger é a fornecedora líder mundial de soluções de tecnologia, gestão integrada de projetos e informações aos clientes que trabalham na indústria de petróleo e gás em todo o mundo. Empregando aproximadamente 123.000 pessoas, representando mais de 140 nacionalidades e trabalhando em mais de 85 países, a Schlumberger fornece ampla gama da indústria de produtos e serviços, desde a exploração até a produção. Schlumberger tem escritórios principais em Houston, Paris e Haia. Receita das operações foi de 45.270 milhões dólares em 2013. Estoque Schlumberger está listada na New York Stock Exchange, na Euronext Paris, Euronext Amsterdam, Londres e os seis bolsas de valores suíços.