Como é trabalhar na Schlumberger?

Dinamismo todo o dia.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: A empresa incentiva o aperfeiçoamento contínuo e oferece muitos treinamentos e cursos para os interessados. O ambiente de trabalho é dinâmico, favorecendo o clima de busca por soluções. O foco em resultados é presente, norteado pelas metas estipuladas anualmente. A cultura de portas abertas facilita o acesso aos colaboradores de todos os níveis. Existe uma grande possibilidade de ser expatriado, principalmente nas funções operacionais.

Contras: Por ser a maior empresa do setor a estrutura burocrática é grande e em algumas situações a tomada de decisões é muito lenta. A ausência de um sistema como o SAP e a profusão de sistemas para diversos fins, que nem sempre conversam entre si, cria a necessidade de vários acessos e representa uma perda de produtividade. Não existe um plano de carreira para a maioria das funções administrativas, ao contrário das funções operacionais em que esse plano é claro. A remuneração vem sofrendo perdas nos últimos anos devido aos reajustes abaixo da inflação, principalmente para quem recebe acima de determinado valor pois não incide o percentual e somente um valor fixo. O vale alimentação é baixo e também só é pago para quem recebe até esse valor sobre o qual incide o percentual de reajuste. O valor da participação nos resultados é o menor das empresas do setor, um valor fixo condicionado a estar com os treinamentos em dia, ao contrário das concorrentes que oferecem múltiplos de salários de acordo com a avaliação das metas. Alguns cargos de gerência sofrem mais com essas limitações, pois não recebem a remuneração variável que a maioria dos cargos de gerência recebem. A absorção dos funcionários provenientes da fusão com a Smith e M-I Swaco e da aquisição da Geoservices é difícil devido à diferença de cultura corporativa com a Schlumberger.

Conselhos para presidência: Fixar um plano de carreira claro para as funções administrativas seria um incentivo a mais para os que desempenham essas funções. Reforçar e exigir de todas as funções a definição de metas claras, de maneira "SMART", sua avaliação e seu cumprimento é importante, principalmente da Smith, M-I Swaco e Geoservices, que não possuem essa cultura de metas tão forte quanto a Schlumberger. Alterar a participação nos resultados de valor fixo vinculado aos treinamentos para múltiplos de salários vinculados à avaliação de metas e desempenho seria um grande estímulo ao cumprimento e ao reconhecimento dos que alcançaram e superaram as metas definidas.

Schlumberger

Descrição:A Schlumberger é a fornecedora líder mundial de soluções de tecnologia, gestão integrada de projetos e informações aos clientes que trabalham na indústria de petróleo e gás em todo o mundo. Empregando aproximadamente 123.000 pessoas, representando mais de 140 nacionalidades e trabalhando em mais de 85 países, a Schlumberger fornece ampla gama da indústria de produtos e serviços, desde a exploração até a produção. Schlumberger tem escritórios principais em Houston, Paris e Haia. Receita das operações foi de 45.270 milhões dólares em 2013. Estoque Schlumberger está listada na New York Stock Exchange, na Euronext Paris, Euronext Amsterdam, Londres e os seis bolsas de valores suíços.