Como é trabalhar na Scania?

Equilíbrio sustentável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: A Scania é uma grande empresa para se trabalhar. Acredito que deveria estar entre as top 50 no Brasil em termos de satisfação do funcionário no sentido de que a empresa busca um crescimento mutuo com o profissional e não como muitas empresas fazem exigindo e extraindo o máximo de seu funcionário para obter lucros. A Scania sempre abre oportunidades para os funcionários buscarem o crescimento em outras área da empresa, investe em cursos para a formação do profissional e tem até programas de incentivo a vida saudável.

Contras: Acredito que é uma questão muito individual, mas não é uma empresa que quem busca um crescimento rápido dentro da escala hierárquica vai alcançar.

Grande empresa... ainda.

Montador

Prós: Benefícios oferecidos da empresa para com o colaborador.
    Teto salarial quando atingido é satisfatório
    PRE , que ainda faz compensar trabalhar em metalúrgicas.

Contras: Cansaço de quem faz a riqueza da empresa, um trabalho exaustivo para quem trabalha diretamente na produção.
    Politicas econômicas, redução de custos a custas do colaborador.
    Sindicato fraco, que quando cobrados não sabem responder e nos enrolam, com pouco pulso sobre a empresa que manda e desmanda, fazem hoje pensando em tirar o dobro amanhã.

Medíocre

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Uma empresa onde vc vai aprender muito.

Contras: Só os puxa saco sobrevivem. Se você é, faça a festa.

Conselhos para presidência: Tentem mudar essa cultura do puxa saquismo e invistam em profissionais que realmente tem gabarito e dêem fim a esse Perfil Scania

Scania não é uma empresa ruim, mas está longe de ser boa

Analista de Logística

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Existem diversas linhas de fretamento para ir e vir do trabalho e dentro da Scania uma grande infraestrutura como restaurante, banco, clube, dentista, correio etc.

Contras: A política da empresa, a "casinha" como chamamos, é somente uma figura de parede, pois na prática quase tudo é contraditório. Existe uma grande manipulação por parte da liderança que se baseia em política interna de casais, filhos, conhecidos e "outros relacionamentos". A Scania é perfeita para quem quer ficar estagnado e praticar o "me engana que eu gosto".

Conselhos para presidência: Existem duas coisas que precisam ser revistas: cuidado com os cargos preenchidos e criados somente para incluir pessoas da mesma família e outros relacionamentos 'estranhos', os colaboradores não são cegos e isso desmotiva; a segunda é que a liderança precisa parar com essa política de que desafios são bons e o seu salário/plano de carreira falamos depois (nunca). Ou esse plano por mérito?! Vamos falar sério e parar de enrolar?

Ótima empresa

Técnico de LogísticaEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Empresa de grande porte reconhecida mundialmente e com uma filosofia de trabalho bem aplicada em todos os setores onde tive a honra de trabalhar e aprender um pouco sobre industria automotiva, entre pontos positivos a meu ver destaco: as reuniões diárias sobre o dia anterior corrigindo falhas e propondo melhorias, a presença dos lideres e chefes no setor, os treinamentos internos, as palestras, clube, academia, os 3 tipos de restaurantes, uma agencia bancaria dentro da empresa. Entre outras coisas boas que a empresa possui.

Contras: Trabalhar com Contrato não traz tranquilidade e fica difícil se sentir estável na empresa. Outro ponto negativo fica por conta de alguns funcionários que mesmo jovens completam 5, 6 anos de empresa e não dão mais 100% de si porque atingem o teto salarial e ficam sossegados, também tem senhores com 20, 30 anos de empresa que poderiam estar aposentados pela idade e tempo de serviço, mas continuam ali recebendo muito e rendendo pouco. Mas enfim em toda empresa tem dessas coisas.

Conselhos para presidência: Contratar poucos funcionários CTD (Contrato de Trabalho Determinado) e efetivar a grande maioria senão todos afim de não frustar aqueles que alimentam o sonho de trabalhar por anos na Scania.

Se quer estabilidade e nenhum desafio, está no local certo!

Engenheiro

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Estabilidade
    Qualidade de vida
    Respeita horário de trabalho
    Respeito ao individuo
    Empresa global
    Oportunidades internancionais
    Ambiente sem pressão

Contras: Sem plano de carreira
    Níveis hierarquicos pouco claros
    Posições de trabalho não definidas
    Falta de competitividade
    Empresa política
    Sem meritocracia
    Funcionários desmotivados
    Estrutura rígida
    Salário defasado
    Não valoriza retenção de bons funcionários
    Sem estímulo para estudos após graduação
    Funcionários em sua maioria da região de São Bernardo
    Colaboradores formados apenas em algumas faculdades da região - falta diversidade de pessoas com backgrounds diferentes
    Pessoas acomodadas e sem vontade de sair da zona de conforto
    A empresa não busca contratar o melhores colaboradores do mercado
    Não estimula inovação

Empresa em evidente decadência em uma indústria decadente

Gerente de Produtos

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Produto final empolgante, trabalho colaborativo. Contatos internacionais, ambiente multicultural. Boas oportunidades para quem quer trabalhar duro.

Contras: Hierarquia, excesso de gerentes, motivação geral. Gerência parou no tempo. Com excesso de benefícios irrelevantes e insuficientes. Salário e beneficios relativamente baixos.

Conselhos para presidência: Demitir pelo menos metade dos gerentes. Elaborar e executar plano de remuneração, benefícios e carreira que reflitam o mérito. Desconectar gestão comercial da gestão industrial. Recrutar melhor.

Já foi uma boa empresa.

Analista de Suporte

São Bernardo do Campo, SP

Prós: - Empresa estável para funcionários CLT; - Oportunidades de viagens internacionais; - Contato quase que diário com a matriz.

Contras: - Não existe meritocracia; - Funcionários acomodados; - Liderança despreparada; - Princípios ficam apenas no papel; - Muitas áreas que não servem pra nada; - Sem plano de carreira.

Conselhos para presidência: Particularmente, acho que deveriam implementar a meritocracia dentro da companhia. Com a "política" salarial de hoje, muitos encostados recebem aumento e bônus sem fazer NADA, oque desmotiva os funcionários que dão o sangue, ou melhor, vestem a camisa da empresa, como eles gostam de dizer. Valorizem seu funcionários bons, pois estão perdendo prestígio e qualidade.

excelente empresa

Analista de Sistemas Sênior

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Estrutura, benefícios, plano de carreira, contato diário com a Europa, altos salários.

Contras: Rotatividade de pessoas, não reconhecimento das pessoas certas, mtos funcionários de empresas terceiras desmotivados

Era dos dinossauros

Engenheiro

Santos, SP

Prós: Estabilidade e segurança.

Contras: Empresa "arcaica", estilo de gerenciamento antigo. Não é dinâmica. Cargo por tempo de casa.

Scania

Descrição:A Scania iniciou suas atividades no Brasil em 1957, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Durante mais de cinquenta anos de atividades no País, a montadora contribuiu de forma efetiva para a história do transporte brasileiro e consolidou-se como uma das principais subsidiárias do grupo em todo mundo. Com o apoio de uma rede de concessionárias estruturada em mais de cem pontos de atendimento em todo o território nacional, a Scania disponibiliza soluções aos seus clientes desde a escolha do veículo até toda a sua vida útil. Tudo para que o transportador tenha foco em suas atividades e obtenha rentabilidade em seus negócios.