Como é trabalhar na Scania?

Plano de carreira? Aqui não tem!

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Bastante trabalho, o que possibilita aprender muito em pouco tempo. Alinhamento constante de informações e clareza na demonstração de resultados.

Contras: Plano de carreira totalmente inexistente. Estagiários só exercem atividades que ninguém mais quer fazer, por se tratar de problemas complexos, burocráticos e muitas vezes sem uma solução coerente. No final do estágio, te dão um "obrigado" e não fazem questão alguma de mantê-lo na empresa; não efetivam de jeito nenhum.

Conselhos para presidência: Saber valorizar os jovens profissionais da empresa. Criar realmente um plano de carreira e não largá-los ao vento para resolver problemas dos líderes incapacitados.

Ótima empresa pra quem não precisa pagar contas.

Engenheiro de Produto

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente de trabalho. O relacionamento entre as pessoas é muito respeitosa, muito devido a cultura Sueca que está presente dentro da empresa.

Contras: Política salarial e plano de carreira não existem! Infelizmente este é o calcanhar de Aquíles da empresa, onde não existe qualquer tipo de critério ou correlação entre a capacidade e o desempenho do profissional com seu salário.

Empresa boa para alguns

Técnico de Logística

São Bernardo do Campo, SP

Prós: A empresa oferece Bons benefícios como convênio bom e fretado e Participação nos lucros da empresa. Para os efetivos a empresa oferece uma progressao salarial boa a longo prazo

Contras: Contrato de forma temporária cria um ambiente ruim na empresa pois você sempre se sentirá na pressão de fazer de tudo para ser efetivado. Ficar até mais tarde sempre ou trabalhar em todos os dias extras pelo medo de isso influenciar sua renovação ou efetivação. Ritmo de trabalho exaustante, sábados de banco de horas. Raramente paga-se horas extras. Salário baixo para o custo de vida da cidade.

Conselhos para presidência: Rever essa política de contratação por prazo determinado. Rever salários iniciais.

Boa empresa, mas cuidado!

Analista de Infraestrutura

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente informal e foco em pessoas. De forma geral, a empresa busca equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Ambiente descontraído.

Contras: A forma de avaliação dos funcionários é baseada em "achismo" ao invés de dados concretos. Não é claro a periodicidade da avaliação de desempenho e muito menos os critérios utilizados para avaliar pessoas. Chefes não utilizam ferramentas de feedback e tendem a querer diminuir o funcionário, de forma a mostrar que o funcionário não é tão importante quanto ele pensa ser. Isso ocorreu comigo e testemunhei isso acontecer com mais colegas.

Não vale a pena

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Pessoal muito acolhedor, ambiente bacana de conviver e descontraído

Contras: Empresa não tem plano de carreira, não existe meritocracia. Estagiario é mão de obra barata

Conselhos para presidência: Se preocupem mais com plano de carreira e meritocracia, reconhecimento.. isso é importante.

Alta produtividade individual e baixa efetividade

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2012

São Bernardo do Campo, SP

Prós: A empresa capacita os profissionais, aplica treinamento e transparência nos objetivos da empresa.

Contras: A alta rotatividade dos funcionários da produção, não há esforços necessários para efetivação e as promoções são na base de nepotismo.

Empresa sem oportunidade profissional

Analista de Marketing

Guarulhos, SP

Prós: Empresa com uma política baseadas no conceito Toyota, possui grandes preocupações com o meio ambiente e também com a saúde do colaborador

Contras: Falta de empatia dos colaboradores, muitos processos burocráticos que atrapalham o mais simples trabalho, o reconhecimento profissional só acontece com algumas áreas focos, a empresa não deixa claro aonde se pode chegar, a maioria dos estagiários que ingressam na empresa não possui oportunidades internas.

Scania não é uma empresa ruim, mas está longe de ser boa

Analista de Logística

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Existem diversas linhas de fretamento para ir e vir do trabalho e dentro da Scania uma grande infraestrutura como restaurante, banco, clube, dentista, correio etc.

Contras: A política da empresa, a "casinha" como chamamos, é somente uma figura de parede, pois na prática quase tudo é contraditório. Existe uma grande manipulação por parte da liderança que se baseia em política interna de casais, filhos, conhecidos e "outros relacionamentos". A Scania é perfeita para quem quer ficar estagnado e praticar o "me engana que eu gosto".

Conselhos para presidência: Existem duas coisas que precisam ser revistas: cuidado com os cargos preenchidos e criados somente para incluir pessoas da mesma família e outros relacionamentos 'estranhos', os colaboradores não são cegos e isso desmotiva; a segunda é que a liderança precisa parar com essa política de que desafios são bons e o seu salário/plano de carreira falamos depois (nunca). Ou esse plano por mérito?! Vamos falar sério e parar de enrolar?

Se quer estabilidade e nenhum desafio, está no local certo!

Engenheiro

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Estabilidade
    Qualidade de vida
    Respeita horário de trabalho
    Respeito ao individuo
    Empresa global
    Oportunidades internancionais
    Ambiente sem pressão

Contras: Sem plano de carreira
    Níveis hierarquicos pouco claros
    Posições de trabalho não definidas
    Falta de competitividade
    Empresa política
    Sem meritocracia
    Funcionários desmotivados
    Estrutura rígida
    Salário defasado
    Não valoriza retenção de bons funcionários
    Sem estímulo para estudos após graduação
    Funcionários em sua maioria da região de São Bernardo
    Colaboradores formados apenas em algumas faculdades da região - falta diversidade de pessoas com backgrounds diferentes
    Pessoas acomodadas e sem vontade de sair da zona de conforto
    A empresa não busca contratar o melhores colaboradores do mercado
    Não estimula inovação

Empresa Regular

Guarulhos, SP

Prós: É uma empresa que valoriza bastante os funcionários mais antigos, investe em novas tecnologias e novas soluções para os clientes

Contras: Toda a filosofia do SRS no qual é a essência da empresa não funciona: Respeito ao indivíduo, corretor a partir de mim, e etc...., além de todos os benéficos e vantagens são designados apenas ao pessoal de vendas. O RH e endomarketing da empresa não funciona. (Codema)

Scania

Descrição:A Scania iniciou suas atividades no Brasil em 1957, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Durante mais de cinquenta anos de atividades no País, a montadora contribuiu de forma efetiva para a história do transporte brasileiro e consolidou-se como uma das principais subsidiárias do grupo em todo mundo. Com o apoio de uma rede de concessionárias estruturada em mais de cem pontos de atendimento em todo o território nacional, a Scania disponibiliza soluções aos seus clientes desde a escolha do veículo até toda a sua vida útil. Tudo para que o transportador tenha foco em suas atividades e obtenha rentabilidade em seus negócios.