Como é trabalhar na Scania?

Empresa que vende uma política mas no geral aplica outra.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

São Bernardo do Campo, SP

Prós: A empresa dispõe de três restaurantes com um bom nível e a preços acessíveis. O funcionário tem direito a desfrutar do clube da empresa que se localiza ao lado da mesma. O salário na minha área é talvez um dos melhores e a participação nos lucros é satisfatória.

Contras: Infelizmente não sei o critério adotado para promover funcionários ao cargo de chefia, muitas vezes os mesmos não têm nem preparo e nem dom para exercer esta função de extrema responsabilidade, desmotivando todo o grupo e trazendo um clima ruim ao departamento.

Conselhos para presidência: Avaliem e sejam criteriosos antes de promover um incompetente que não vai agregar valor nenhum aos sistema da empresa

Sinceridade

Analista de Processos

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Boas oportunidades de crescimento, os profissionais são moldados dentro da empresa. O clima de trabalho é bom, onde os profissionais tem bons relacionamentos

Contras: Muitas vezes as promoções não levam em conta o desempenho técnico e sim o pessoal. As últimas negociações sindicais foram muito abaixo da expectativa

Plano de carreira? Aqui não tem!

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Bastante trabalho, o que possibilita aprender muito em pouco tempo. Alinhamento constante de informações e clareza na demonstração de resultados.

Contras: Plano de carreira totalmente inexistente. Estagiários só exercem atividades que ninguém mais quer fazer, por se tratar de problemas complexos, burocráticos e muitas vezes sem uma solução coerente. No final do estágio, te dão um "obrigado" e não fazem questão alguma de mantê-lo na empresa; não efetivam de jeito nenhum.

Conselhos para presidência: Saber valorizar os jovens profissionais da empresa. Criar realmente um plano de carreira e não largá-los ao vento para resolver problemas dos líderes incapacitados.

Ótima empresa pra quem não precisa pagar contas.

Engenheiro de Produto

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente de trabalho. O relacionamento entre as pessoas é muito respeitosa, muito devido a cultura Sueca que está presente dentro da empresa.

Contras: Política salarial e plano de carreira não existem! Infelizmente este é o calcanhar de Aquíles da empresa, onde não existe qualquer tipo de critério ou correlação entre a capacidade e o desempenho do profissional com seu salário.

Empresa satisfatória para trabalho.

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2012

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Empresa bem grande do segmento automobilistico e de facil acesso para quem reside na proximidade da rodovia anchieta. O pl é muito bom e satisfatorio.

Contras: A empresa não oferece tanto suporte em questão a gestao de pessoal tornando não muito efetivo seu ótimo desempenho ou seja se der muito duro ou não, acaba dando na mesma.

Empresa boa para alguns

Técnico de Logística

São Bernardo do Campo, SP

Prós: A empresa oferece Bons benefícios como convênio bom e fretado e Participação nos lucros da empresa. Para os efetivos a empresa oferece uma progressao salarial boa a longo prazo

Contras: Contrato de forma temporária cria um ambiente ruim na empresa pois você sempre se sentirá na pressão de fazer de tudo para ser efetivado. Ficar até mais tarde sempre ou trabalhar em todos os dias extras pelo medo de isso influenciar sua renovação ou efetivação. Ritmo de trabalho exaustante, sábados de banco de horas. Raramente paga-se horas extras. Salário baixo para o custo de vida da cidade.

Conselhos para presidência: Rever essa política de contratação por prazo determinado. Rever salários iniciais.

Modelo em organização

Técnico de Montagem

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Sempre reforçam a filosofia e aplicam no dia-a-dia, dentro e fora da empresa. Incentivos à prática de atividades físicas, eventos e ações sociais. Pessoas num geral possuem um grau de instrução muito bom, responsáveis e prezam pela atividade que exercem

Contras: Pessoas que usam uniforme fábril são vistas diferentes por demais colaboradores de areas administrativas. Existe excesso alarmante de desvio de cargos e funções. Falta de profissionais qualificados para exercerem algumas funções e pessoas com visão conservadora.

Boa empresa, mas cuidado!

Analista de Infraestrutura

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente informal e foco em pessoas. De forma geral, a empresa busca equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Ambiente descontraído.

Contras: A forma de avaliação dos funcionários é baseada em "achismo" ao invés de dados concretos. Não é claro a periodicidade da avaliação de desempenho e muito menos os critérios utilizados para avaliar pessoas. Chefes não utilizam ferramentas de feedback e tendem a querer diminuir o funcionário, de forma a mostrar que o funcionário não é tão importante quanto ele pensa ser. Isso ocorreu comigo e testemunhei isso acontecer com mais colegas.

Excelente ambiente de trabalho, porém falta um mindset focado em gestão do capital humano

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente de trabalho agradável Bom nível de cooperação entre colegas de trabalho Oportunidade de transição entre áreas Estabilidade Flexibilidade de horário

Contras: Lentidão nos processos decisórios Falta de métricas para avaliação de desempenho individual Excesso de burocracia em processos simples Ausência de plano de carreira, tanto para posições de liderança quanto para posições especialistas

Ótima empresa.

Engenheiro

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Bom ambiente de trabalho, de forma geral bons benefícios, estabilidade, baixo turnover, empresa estruturada em termos de processos e grande interação com a matriz na Suécia.

Contras: Não há previdência privada e é praticamente inexistente a política de reembolsos para cursos e treinamento fora da empresa com idiomas e pós graduação.

Scania

Descrição:A Scania iniciou suas atividades no Brasil em 1957, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Durante mais de cinquenta anos de atividades no País, a montadora contribuiu de forma efetiva para a história do transporte brasileiro e consolidou-se como uma das principais subsidiárias do grupo em todo mundo. Com o apoio de uma rede de concessionárias estruturada em mais de cem pontos de atendimento em todo o território nacional, a Scania disponibiliza soluções aos seus clientes desde a escolha do veículo até toda a sua vida útil. Tudo para que o transportador tenha foco em suas atividades e obtenha rentabilidade em seus negócios.