Como é trabalhar na Sanofi?

Uma empresa líder em saúde, em plena reestruturação buscando maior agilidade e eficiência

Gerente Sênior

Prós: Foco e valorização de países emergentes como o Brasil, capacidade de investimento em novas idéias e projetos, portfolio diversificado e marcas consagradas em medicamentos de marca, genéricos, isentos de prescrição até vacinas, doenças raras e saúde animal.

Contras: Passando por uma forte reestruturação Global, que tem implicações na cultura e no ambiente, e que certamente implicará em redução nos quadros de funcionários. Além disso, pelo tamanho da empresa e organização matricial, há falta de papéis claros e agilidade.

Devo muito do que sou e tenho a esta empresa.

Prós: A empresa tem um excelente ambiente de trabalho, valoriza as pessoas e proporciona oportunidades de desenvolvimento.
    Tenho muito orgulho de trabalhar na Sanofi pois nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas.
    Devo realmente tudo que tenho a esta empresa onde meu pai já pode tb trabalhar e eu consegui seguir sua carreira de forma muito boa.
    Excelentes benefícios para os funcionários.

Contras: Acredito que a empresa possa melhorar e vem trabalhando nisso para que tenhamos uma melhor remuneração assim como reconhecimento.

Se você ama sua carreira, este não é o seu lugar de trabalho.

GerenciadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons benefícios, mas eles não compensam o clima interno. A empresa possui várias mini-empresas dentro dela. Por exemplo, quem trabalha em vendas goza de um bom clima. Quem trabalha no escritório sofre de forma indescritível.

Contras: Ambiente de trabalho péssimo. Se você ama a sua segunda-feira, esta não é uma empresa para você trabalhar. Presidência e muitos na alta direção com personalidades de incomparável arrogância e autoritarismo poucas vezes vista em outros locais. Agradeço por ir trabalhar em outra farmacêutica e sair desta empresa.

Conselhos para presidência: Mudar urgentemente a Presidência e muitos na direção, antes que destruam a empresa

Pense na sua qualidade de vida e não trabalhe nesta empresa

GerenciadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Possibilidade de migrar de uma divisão para outra, dado o tamanho da empresa; possibilidade de fazer carreira para quem está disposto a ficar um bom tempo. Na Força de Vendas o clima é um pouco melhor.

Contras: Péssimo clima interno, autoritarismo, burocracia, rigidez, políticas que impedem os funcionários pensarem "fora da caixa", politicagem nas promoções, péssima qualidade de vida, alta direção formada por muitas pessoas que mal conseguiriam oportunidades em outros lugares.

Conselhos para presidência: Mudar completamente a forma com que os funcionários são tratados. Há muitos e muitos casos de desrespeito de toda a espécie.

Ótima remuneração e pacote de benefícios, porém um péssimo ambiente de trabalho

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa dispõe de pacote de benefícios atrativo e possibilidade de desenvolvimento profissional em qualquer uma das empresas do Grupo. Devido a amplitude e diversidade de cada um dos negócios, também dá a a possibilidade de aumentar a visão estratégica e prepara para situações de alta complexidade.

Contras: A visão estratégica da empresa não é clara, fazendo com que os departamentos trabalhem com uma agenda própria e criando um ambiente que favorece a falta de colaboração. O clima de desconfiança permeia em todos os níveis da empresa e não existe equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por fim, as avaliações são conduzidas somente entre gestor e funcionário e muitas vezes com baixíssima qualidade e falta de clareza.

Conselhos para presidência: É de suma importância estabelecer objetivos claros e que estejam alinhados em toda a organização para que todos caminhem na mesma direção. Além disso, é imperativo que se entenda que as pessoas são o maior ativo de uma empresa e por isso é necessário respeitá-las tanto no sentido profissional quanto pessoal.

Pouco interesse na carreira ou crescimento do funcionário

Estagiário LatamEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Boa apenas se este for seu primeiro emprego. Dificilmente te contratam a menos que você desça para o nível Brasil. Recomendo se esta for sua última escolha

Contras: Falta treinamento, investimento e interesse nos estagiários. Muitos estagiários de ótimas universidades passam até semanas sem fazer nada. O nível de exigência curricular é muito alto para o pouco investimento que dão. A empresa é movida por ESTAGIÁRIOS.

Não invista sua carreira nesta empresa.

Gerente

Prós: Benefícios dentro do mercado, possibilidade de viagens que podem eventualmente aumentar a experiência por conta de ser uma empresa internacional

Contras: Inexistência de comunicação interna, falta de sensibilidade no trato com os funcionários, promoções baseadas nos relacionamentos pessoais com as pessoas certas e não no mérito, ambiente de trabalho muito ruim, descompromisso com a vida pessoal do funcionário, com jornadas longas e de finais de semana

Conselhos para presidência: Reforçar a comunicação interna, respeitar os funcionários, mudar a cultura organizacional, mudar os líderes que dirigem a organização

Entre as piores empresas do mercado para trabalhar

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salário razoável, benefícios razoáveis para a média de mercado, possibilidade de networking com pessoas de diferentes segmentos de mercado pela natureza do negócio.

Contras: Total despreocupação com os funcionários, falta de liderança, comunicação interna inexistente, promoções feitas de acordo com o relacionamento com o Presidente e o pessoal de RH, qualidade de vida ZERO. É uma empresa que se gaba de fazer os funcionários trabalharem até altas horas e de finais de semana. Respeito zero !

Conselhos para presidência: Implementar avaliação 360 graus de verdade, para que os funcionários tenham voz e possam derrubar quem está acabado com a empresa

Se não for Francês, não é uma empresa pra você.

Assistente

Prós: Interação com várias áreas pois é necessário que as pessoas tenham interface com departamentos. Flexibilidade de horário de trabalho é um ponto positivo.

Contras: Poucos funcionários efetivos, estagiários em demasia, profissionais despreparados e desmotivados. Falta de programa de desenvolvimento, não há incentivo e estímulo ao colaborador. Salário abaixo da média, cobrança excessiva, processos e políticas que não conversam entre si, vários chefes (que não são líderes) que só sabem cobrar e não conhecem os procedimentos, cultura da "culpabilização" na qual tem de apontar o dedo ao outro para defender sua própria pele. Bônus desiguais entre pessoas da mesma função. Cargos diferentes para escopos iguais, diferença gritante de salário. Departamentos nos quais só tem chefe e não tem analista. Oportunidades só aparecem para quem é Francês. Fala-se muito sobre qualidade de vida, mas ninguém pratica: liderança acha bonito expedientes contínuos de mais de 14 horas por dia. Compliance fraco.

Conselhos para presidência: Comecem a olhar para o funcionário, pois o descontentamento é geral. "Rádio peão" informa que nas primeiras oportunidades que aparecerem, muita gente está saindo correndo...

Sugadora de alegria

Analista de Marketing Pleno

Prós: Empresa grande, grupo forte, boa exposição para sua carreira. Marcas renomadas, grande potencial de lançamentos, oferece estabilidade para submissos.

Contras: Extremamente burocrática, processos demasiados, politicas conflitantes entre si. 90 dias para realizar contrato 90 dias para pagar fornecedores. Vaidade, é bonito sair as 10 da noite. Não reconhecem, não promovem. 90 gerentes de produtos, ninguém poe a mão no trabalho.

Conselhos para presidência: Rever burocracias internas, permitir que o marketing possa atender ao negócio, foco em pessoas. Menos vaidade. Reduzir cargos gerencias, pois esta desbalanceado, muita gente manda, pouca gente faz.

Sanofi

Descrição:A Sanofi é uma empresa integrada em saúde, comprometida com a pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos para cuidados de saúde. Posusi mais de 110 mil colaboradores e presente em 100 países. No Brasil, está há mais de cinco décadas e possui mais de cinco mil colabordores. No país, comanda marcas como a Sanofi Farma, Sanofi Pasteur, Medley, Merial e Genzyme.