Como é trabalhar na Samarco?

Competência profissional x Afinidade extrema com chefia

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A grande maioria dos funcionários fez carreira nesta empresa, são pessoas prestativas e companheiras.

Contras: Os cargos de médio e de auto escalão, são fechado em grupos que se protegem, na maioria das situações, e dependendo do setor, você não é julgado pela sua capacidade profissional ou ótimos resultados, e sim pela afinidade com esses grupos.

Samarco a porta para o futuro

Técnico de Serviços Administrativos

Mariana, MG

Prós: Oportunidade de construção de Carreira profissional, respeito e valorização com os funcionários e seus familiares, preocupação e respeito com o meio ambiente e a sociedade, valorização da empresa.

Contras: Os critérios para promoção de seus funcionários não são muito claros e definidos deixando-os um pouco frustrados na avaliação anual.

Avaliação Samarco - 2016

Técnico em Manutenção Sênior

Mariana, MG

Prós: A Samarco possui ótimos benefícios. Abolsa de em média 80% nos estudos auxilia os funcionários a se desenvolverem profissionalmente. Um valor de PLR médio de 4 salários é um diferencial.

Contras: A empresa nos últimos anos perdeu um pouco dos seus melhores valores, como valorização de funcionários. O clima organizacional de amizade e cooperação que sempre trouxe ótimos resultados e colocava a Samarco como diferencial no mercado, foi substituído por um clima de acirramento profissional onde todos precisam se preocupar em não serem demitidos na próxima hora. Nos acordos coletivos dos últimos anos foi difícil conseguirmos ao menos o retorno da inflação do período. Perdemos muito com uma nova diretoria e presidência que assumiu a empresa a partir do ano de 2010. O plano de cargos e salários perdeu a credibilidade ao sofrermos com baixa eficiência da meritocracia aplicada na empresa, onde pessoas inexperientes (como a cultura de traine) têm ocupado cargos fundamentais na empresa.

Prós: Cultura organizacional Ambiente de trabalho Alinhamento aos valores, respeito às pessoas Foco no resultado Salário e benefícios Valorização da Competência técnica

Contras: Deve investir no resgate da reputacao , após rompimento de Fundao Ainda tem tolerância ao baixo desempenho. Deve perseguir a meritocracia. Deve investir mais no alinhamento cultural. Nem toda a liderança está na "mesma página "

Depois de uma tempestade o sol sempre aparecerá.

Engenheiro de Segurança do TrabalhoEx-funcionário, saiu em 2011

Contagem, MG

Prós: O tempo que trabalhei na empresa foi o período que mais me desenvolvi profissionalmente e pessoalmente, eram vários desafios e incentivos. Passamos por uma crise com muita sabedoria e esforço de todos. Era uma empresa que proporcionva a aproximação de todos os níveis, pois era muito enxuta. E seus empregados eram impulsionados a serem simples e objetivos.

Contras: Infelizmente foi o fato que ocorreu em novembro de 2015, prejudicou muito sua imagem, causando vários problemas ambientais e sociais. Mas acredito fielmente que os profissionais que não estão envolvidos nesta catástrofe conseguirão fazer que a empresa volte ainda mais forte. É isso que precisamos para manter as condições sociais das regiões e comunidades que dependem das suas operações.

Ótima empresa.

Engenheiro

Anchieta, ES

Prós: Excelente empresa, com muitas oportunidades de estudos. Muitas viagens, muitos contatos desenvolvidos. Amplo parque industrial com muitas possibilidades de aprendizado. A empresa esta inserida em um negócio mundial.

Contras: É a empresa do cumpadre. Da república de Ouro Preto, do "lá de casa". Este tipo de comportamento destrói a empresa. Muitas vezes faltando um genuíno profissionalismo. Espero e torço para que este comportamento não seja sistemático neste país.

"Empresa modelo".

Técnico de Manutenção

Mariana, MG

Prós: Salários, benefícios, workshops de segurança interessantes, escala de revezamento de turno excelente pois dá pra se conciliar muito bem o trabalho e lazer, fornecimento de desjejum.

Contras: Má receptividade por parte dos empregados á quem vem de fora, setor operacional manda e desmanda na manutenção, Avaliação de desempenho confusa, seria viável um aumento na escala de promoção como: criação de níveis dentro de determinados cargos.

Conselhos para presidência: Extinção de muitos cargos de chefia, engenharia, departamentos, vulgarmente falando, é muito cacique para pouco índio.

profissionalismo e comprometimento

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: ótimos benefícios, bom salário, boa infraestrutura, possibilidade crescimento, carreira

Contras: valores pregados não eram adotados pela diretoria, promoção com critérios pessoais

Conselhos para presidência: praticar valores da empresa!

Empresa para Viver

Engenheiro

Mariana, MG

Prós: Plano de carreia concreto. Ambiente saudável, com pressões necessárias no ambiente de trabalho, forçando a aquirir melhor conhecimento e soluções para as dificuldades dos dia-a-dia.

Contras: Muitos cargos de chefia o que ocasiona o preconceito por parte do nível operacional. Ciclo de amizade o que dificulta o crescimento mais rápido dentro da empresa.

Uma empresa em reestruturação se sobreviver

Chefe de Equipe

Mariana, MG

Prós: Empresa tem salários atrativos, empregados com bom nível de conhecimento o que facilita trabalhar com pessoas boas, bom ambiente de trabalho. Há no momento uma grande crise, mas também uma oportunidade da empresa se reconstruir sem as falhas que ocorriam pricipalmente pela falta de meritocracia e apadrinhamentos de grupos oriundos de repúblicas estudantis.

Contras: Infelizmente há protecionismo e estilo de gestão nepotista principalmente para empregados oriundos de republicas estudantis e ligados à linha que é puxada da alta gestão ate os primeiros níveis. Para estes apadrinhados, acobertam-se erros e até pequenos acidentes e negligencias de segurança que para empregados que não são desta área foram passíveis até de demissão.

Conselhos para presidência: Infelizmente há protecionismo e estilo de gestão nepotista principalmente para empregados oriundos de republicas estudantis e ligados à linha que é puxada da alta gestão ate os primeiros níveis. Para estes apadrinhados, acobertam-se erros e até pequenos acidentes e negligencias de segurança que para empregados que não são desta área foram passíveis até de demissão.

Samarco

Descrição:A Samarco é uma empresa brasileira de mineração controlada por dois acionistas: a Vale e a BHP Billiton Brasil. Seu principal produto são pelotas de minério de ferro, geralmente comercializados para siderúrgicas de todo o mundo. Anualmente, produz mais de 22 milhões de toneladas de minério, gerando 2,5 mil empregos diretos e 3,4 empregos indiretos. A Samarco ainda está presente em 25 países de quase todos os continentes para onde exporta seus produtos. Possui unidades em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais e em Anchieta (ES), que produzem o minério em pelotas, uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e um terminal marítimo em Ubu (ES).