Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Samarco?

160 postagens (36 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

4.17
  • Remuneração e benefícios
    4.14
  • Oportunidade de carreira
    3.20
  • Cultura da empresa
    3.57
  • Qualidade de vida
    3.80

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há aproximadamente 3 anos

    Competência profissional x Afinidade extrema com chefia

    CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2015

    Belo Horizonte, MG


    Prós: A grande maioria dos funcionários fez carreira nesta empresa, são pessoas prestativas e companheiras.

    Contras: Os cargos de médio e de auto escalão, são fechado em grupos que se protegem, na maioria das situações, e dependendo do setor, você não é julgado pela sua capacidade profissional ou ótimos resultados, e sim pela afinidade com esses grupos.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Samarco a porta para o futuro

    Técnico de Serviços Administrativos

    Mariana, MG


    Prós: Oportunidade de construção de Carreira profissional, respeito e valorização com os funcionários e seus familiares, preocupação e respeito com o meio ambiente e a sociedade, valorização da empresa.

    Contras: Os critérios para promoção de seus funcionários não são muito claros e definidos deixando-os um pouco frustrados na avaliação anual.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Avaliação Samarco - 2016

    Técnico em Manutenção Sênior

    Mariana, MG


    Prós: A Samarco possui ótimos benefícios. Abolsa de em média 80% nos estudos auxilia os funcionários a se desenvolverem profissionalmente. Um valor de PLR médio de 4 salários é um diferencial.

    Contras: A empresa nos últimos anos perdeu um pouco dos seus melhores valores, como valorização de funcionários. O clima organizacional de amizade e cooperação que sempre trouxe ótimos resultados e colocava a Samarco como diferencial no mercado, foi substituído por um clima de acirramento profissional onde todos precisam se preocupar em não serem demitidos na próxima hora. Nos acordos coletivos dos últimos anos foi difícil conseguirmos ao menos o retorno da inflação do período. Perdemos muito com uma nova diretoria e presidência que assumiu a empresa a partir do ano de 2010. O plano de cargos e salários perdeu a credibilidade ao sofrermos com baixa eficiência da meritocracia aplicada na empresa, onde pessoas inexperientes (como a cultura de traine) têm ocupado cargos fundamentais na empresa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 2 anos

    Ótima empresa.

    Engenheiro

    Anchieta, ES


    Prós: Excelente empresa, com muitas oportunidades de estudos. Muitas viagens, muitos contatos desenvolvidos. Amplo parque industrial com muitas possibilidades de aprendizado. A empresa esta inserida em um negócio mundial.

    Contras: É a empresa do cumpadre. Da república de Ouro Preto, do "lá de casa". Este tipo de comportamento destrói a empresa. Muitas vezes faltando um genuíno profissionalismo. Espero e torço para que este comportamento não seja sistemático neste país.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 2 anos

    Empresa para Viver

    Engenheiro

    Mariana, MG


    Prós: Plano de carreia concreto. Ambiente saudável, com pressões necessárias no ambiente de trabalho, forçando a aquirir melhor conhecimento e soluções para as dificuldades dos dia-a-dia.

    Contras: Muitos cargos de chefia o que ocasiona o preconceito por parte do nível operacional. Ciclo de amizade o que dificulta o crescimento mais rápido dentro da empresa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 anos

    Uma empresa em reestruturação se sobreviver

    Chefe de Equipe

    Mariana, MG


    Prós: Empresa tem salários atrativos, empregados com bom nível de conhecimento o que facilita trabalhar com pessoas boas, bom ambiente de trabalho. Há no momento uma grande crise, mas também uma oportunidade da empresa se reconstruir sem as falhas que ocorriam pricipalmente pela falta de meritocracia e apadrinhamentos de grupos oriundos de repúblicas estudantis.

    Contras: Infelizmente há protecionismo e estilo de gestão nepotista principalmente para empregados oriundos de republicas estudantis e ligados à linha que é puxada da alta gestão ate os primeiros níveis. Para estes apadrinhados, acobertam-se erros e até pequenos acidentes e negligencias de segurança que para empregados que não são desta área foram passíveis até de demissão.

    Conselhos para presidência: Infelizmente há protecionismo e estilo de gestão nepotista principalmente para empregados oriundos de republicas estudantis e ligados à linha que é puxada da alta gestão ate os primeiros níveis. Para estes apadrinhados, acobertam-se erros e até pequenos acidentes e negligencias de segurança que para empregados que não são desta área foram passíveis até de demissão.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 8 meses

    Excelente ambiente para crescimento profissional

    Técnico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2017

    Anchieta, ES


    Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

    Contras: Muitos cargos de chefia, inclusive diretores. Salários abaixo da média do mercado. Falta de uma visão estratégica para a empresa a longo prazo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Estrutura física não é ideal.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Boa empresa

    GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

    Anchieta, ES


    Prós: Clima organizacional, salários, localizações, segurança do trabalho, remuneração variável, organização, qualidade dos profissionais, qualidade das instalações.

    Contras: Falta de foco em resultados, paternalismo, falta de mérito para promoções, politicagem, diferenças salariais, falta de transparência nas promoções.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Boa empresa para trabalhar

    Engenheiro Sênior

    Mariana, MG


    Prós: Excelente clima organizacional, apoio ao seu auto desenvolvimento, abertura de colegas para troca de conhecimentos, bom salário e benefícios.

    Contras: As promoções podem ser demoradas se comparadas a outras empresas e o funcionário deve sempre ter o cuidado de reservar tempo para sua vida pessoal pois a rotina na empresa demanda muita dedicação, inclusive em momentos de folga.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Está rapidamente se tornando uma empresa como qualquer outra.

    Ex-funcionário, saiu em 2015


    Prós: A empresa apresenta bom salário e benefícios. Proporciona uma boa estrutura de trabalho e o bom ambiente entre os colegas favorece a realização das atividades e metas.

    Contras: O favorecimento a "colegas de república de Ouro Preto" é fator constante nas avaliações para promoção e progressão de carreira. Nos últimos anos a cultura vem se modificando de forma radical, valorizando o individualismo e inflando egos e vaidades. A relação e comunicação entre empresa/líderes e os funcionários tem se deteriorado rapidamente, se tornando progressivamente mais autoritária e insensível.

    Conselhos para presidência: Mais atenção aos valores efetivamente aplicados no dia-a-dia da empresa, pois não possuem aderência ao discurso dos líderes.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

Samarco

Descrição:A Samarco é uma empresa brasileira de mineração controlada por dois acionistas: a Vale e a BHP Billiton Brasil. Seu principal produto são pelotas de minério de ferro, geralmente comercializados para siderúrgicas de todo o mundo. Anualmente, produz mais de 22 milhões de toneladas de minério, gerando 2,5 mil empregos diretos e 3,4 empregos indiretos. A Samarco ainda está presente em 25 países de quase todos os continentes para onde exporta seus produtos. Possui unidades em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais e em Anchieta (ES), que produzem o minério em pelotas, uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e um terminal marítimo em Ubu (ES).

Site

RH: quer atrair bons talentos?