Como é trabalhar na Samarco?

Avaliação Samarco - 2016

Técnico em Manutenção Sênior

Mariana, MG

Prós: A Samarco possui ótimos benefícios. Abolsa de em média 80% nos estudos auxilia os funcionários a se desenvolverem profissionalmente. Um valor de PLR médio de 4 salários é um diferencial.

Contras: A empresa nos últimos anos perdeu um pouco dos seus melhores valores, como valorização de funcionários. O clima organizacional de amizade e cooperação que sempre trouxe ótimos resultados e colocava a Samarco como diferencial no mercado, foi substituído por um clima de acirramento profissional onde todos precisam se preocupar em não serem demitidos na próxima hora. Nos acordos coletivos dos últimos anos foi difícil conseguirmos ao menos o retorno da inflação do período. Perdemos muito com uma nova diretoria e presidência que assumiu a empresa a partir do ano de 2010. O plano de cargos e salários perdeu a credibilidade ao sofrermos com baixa eficiência da meritocracia aplicada na empresa, onde pessoas inexperientes (como a cultura de traine) têm ocupado cargos fundamentais na empresa.

No geral é uma empresa muito boa para se trabalhar.

Técnico Administrativo Pleno

Prós: Ambiente agradável, autonomia para solucionar os problemas, escritório bem localizado de fácil acesso, bem flexível, o pacote de benefícios é bacana

Contras: Momento tenso na empresa - Acidente Barragem, acabou que com isso não temos aumento e outras coisas que poderiam estar acontecendo normalmente.

Ótima empresa.

Engenheiro

Anchieta, ES

Prós: Excelente empresa, com muitas oportunidades de estudos. Muitas viagens, muitos contatos desenvolvidos. Amplo parque industrial com muitas possibilidades de aprendizado. A empresa esta inserida em um negócio mundial.

Contras: É a empresa do cumpadre. Da república de Ouro Preto, do "lá de casa". Este tipo de comportamento destrói a empresa. Muitas vezes faltando um genuíno profissionalismo. Espero e torço para que este comportamento não seja sistemático neste país.

profissionalismo e comprometimento

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: ótimos benefícios, bom salário, boa infraestrutura, possibilidade crescimento, carreira

Contras: valores pregados não eram adotados pela diretoria, promoção com critérios pessoais

Conselhos para presidência: praticar valores da empresa!

Grandes desafios

Operador

Mariana, MG

Prós: Empresa séria e respeitada. Boas oportunidades de aprendizado. É exigido dos empregados boa produtividade e excelência operacional. Tem boa localização

Contras: Passa por uma séria crise que exigirá muito trabalho e competência dos seus profissionais para tirá-lá dessa situação e reergue-la novamente.

Empresa muito acima da média, mas devido a estratégia de feudal cansa as pessoas.

Chefe de Equipe

Mariana, MG

Prós: Bom nível salarial e pagamentos em dia; Nível técnicos profissional elevado; Equipe de alta performance.

Contras: Feudalismo entre equipes que trabalham apenas para as metas de seu setor e não pensam no todo; Discurso da liderança pouco alinhado com a prática em várias situações; Muita política e corporativismo nas relações prejudicando os resultados da empresa.

Conselhos para presidência: Tratamento igualitário entre os funcionários e fim dos benefícios aos que pertencem a determinados grupos sociais.

Engenheiro

Mariana, MG

Prós: Sim muito legal. Empresa seria e que gosta muito dos funcionarios

Contras: Falta de suporte e material para trabalho. Devido reducoes de custo

Uma boa empresa

Engenheiro Especialista

Prós: Amplo pacote de benefícios, apoio no desenvolvimento profissional, valorização da qualidade de vida.

Contras: Poucas oportunidades de crescimento, abordagens inovadoras de gestão ou trabalho não são valorizadas. Perfil gerencial centralizador.

Prós: Bons beneficios e preocupação com a comunidade.

Contras: Falta de oportunidade para crescimento.

Conselhos para presidência: Promoções mais aceleradas e retirada do aumento gradativo do salario apos promoçao, deveria aumentar de uma unica vez.

Competência profissional x Afinidade extrema com chefia

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A grande maioria dos funcionários fez carreira nesta empresa, são pessoas prestativas e companheiras.

Contras: Os cargos de médio e de auto escalão, são fechado em grupos que se protegem, na maioria das situações, e dependendo do setor, você não é julgado pela sua capacidade profissional ou ótimos resultados, e sim pela afinidade com esses grupos.

Samarco

Descrição:A Samarco é uma empresa brasileira de mineração controlada por dois acionistas: a Vale e a BHP Billiton Brasil. Seu principal produto são pelotas de minério de ferro, geralmente comercializados para siderúrgicas de todo o mundo. Anualmente, produz mais de 22 milhões de toneladas de minério, gerando 2,5 mil empregos diretos e 3,4 empregos indiretos. A Samarco ainda está presente em 25 países de quase todos os continentes para onde exporta seus produtos. Possui unidades em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais e em Anchieta (ES), que produzem o minério em pelotas, uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e um terminal marítimo em Ubu (ES).