Como é trabalhar na Samarco?

Pessimo aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Boa estrutura .... e só ...

Contras: Poucas oportunidades de aprendizado, não deveriam contratar estagiários para tirar impressões o dia todo, não recomendo para que tem real interesse de aprender.

Está rapidamente se tornando uma empresa como qualquer outra.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa apresenta bom salário e benefícios. Proporciona uma boa estrutura de trabalho e o bom ambiente entre os colegas favorece a realização das atividades e metas.

Contras: O favorecimento a "colegas de república de Ouro Preto" é fator constante nas avaliações para promoção e progressão de carreira. Nos últimos anos a cultura vem se modificando de forma radical, valorizando o individualismo e inflando egos e vaidades. A relação e comunicação entre empresa/líderes e os funcionários tem se deteriorado rapidamente, se tornando progressivamente mais autoritária e insensível.

Conselhos para presidência: Mais atenção aos valores efetivamente aplicados no dia-a-dia da empresa, pois não possuem aderência ao discurso dos líderes.

Empresa que visa mais o lucro

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa de grande porte Vivência com vários setores Possibilidade de networking com outros parceiros desde que haja uma boa gerência/chefia.

Contras: Os profissionais de RH não adotam o Código de Conduta da empresa. O código é um instrumento muito útil em tese, mas a aplicabilidade da postura ética não é observada quando se trata de um funcionário hierarquicamente superior e indicado por um Gerente da empresa.

Conselhos para presidência: A empresa deveria ter olhares mais atentos para os novos talentos.

Média

Mecânico

Mariana, MG

Prós: Foi um empresa respeitado no seu ramo,mas infelizmente depois do acidente não é mais bem vista tanto por clientes como pela sociedade,porém há grandees chances de reconquistar seu valor.

Contras: não valoriza o funcionário,ruim em promoções. Prefere trazer pessoas de fora a promover seus pratas da casa,as vezes isso pode impactar muito no clima da empresa.

Conselhos para presidência: Vamos voltar a ser grandes e valorizar a prata da casa.

Um acidente muda tudo

Coordenador de Planejamento

Mariana, MG

Prós: O ambiente de trabalho antes do rompimento da barragem do Fundão, onde as pessoas interagimos e os planos de carreira eram melhor definidos, além de haver oportunidades de crescimento.

Contras: O ambiente de trabalho após o acidente da barragem do Fundão. Com o acidente pessoas do ES com pouca ou nenhuma formação na área de reparaçao sociooambiental invadiram MG com o pretexto de serem solidários e estarem ajudando quando, na verdade, foi só uma forma da "panelinha" do ES defender seu emprego.

Conselhos para presidência: Não perder a essência da empresa, que eh privilegiar o diálogo em detrimento do legalismo e a qualidade da vida humana em detrimento da hierarquia.

Sem perspectiva

Técnico Administrativo

Anchieta, ES

Prós: Pessoas, bons benefícios, faixa salarial acima da média nacional.

Contras: Não enxerga os profissionais com potencial e demasia de cargos de gestão.

critica ao prosseso

Mecânico de Manutenção

Prós: Benefícios! Só os benefícios são interessantes

Contras: Empresa não tem um plano de promoção claro e justo,só é promovido na empresa quem é parente ou chegado do chefe!

Conselhos para presidência: Dar mais seriedade aos prossesos de promoção e contratação, foi realizado provas,então quem tirou melhores notas entra, oque não é assim hoje! Hoje se eu tiro 10 e o chegado do chefe tira 5 vai o chegado!

Clara

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Prós: Ambiente de trabalho mutio bom de trabalhar. adorao o que faço e sempre procuro me especializar nos pontos focais da empresa que nos auxilia

Contras: Governança muito extratificada e com muitas regras que as vezes não atendem ao colaboradores e seu dia-a-dia. Podeeria flexibilizar mais o noss otrabalho

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Anchieta, ES

Prós: Clima organizacional, salários, localizações, segurança do trabalho, remuneração variável, organização, qualidade dos profissionais, qualidade das instalações.

Contras: Falta de foco em resultados, paternalismo, falta de mérito para promoções, politicagem, diferenças salariais, falta de transparência nas promoções.

Eletricista

Mariana, MG

Prós: Oferece um moderado grau de segurança na manutenção do emprego mesmo diante das situações atuais . Um excelente clima entre funcionários próprios e terceirizadas . Um pacote de benefícios diferenciado.

Contras: Ainda existe situações onde funcionários exercendo a mesma função recebendo remuneração inferior por atrasos no enquadramento como consequência de uma gestão mal conduzida . Existência de pessoas que usam cargo , hierarquia e/ou função como suposta autoridade para tratar de forma arrogante e arbitrária funcionários de função inferior . Possui uma crescente cultura de trazer funcionário externos e em contrapartida travam o crescimento profissional interno aumentando o clima de insatisfação . Possui como proposta de crescimento profissional, ferramentas que dificultam e privilegiam apenas uma minoria .

Conselhos para presidência: O valor agregado a organização não deve ser embasada apenas em números e metas alcançadas e/ou superadas .A unção de pessoas , empresa e produção em sintonia é que justifica a existência e o crescimento de qualquer organização ,se perde qualquer um deles , o que resta é uma máquina enferrujada movida a ventos .

Samarco

Descrição:A Samarco é uma empresa brasileira de mineração controlada por dois acionistas: a Vale e a BHP Billiton Brasil. Seu principal produto são pelotas de minério de ferro, geralmente comercializados para siderúrgicas de todo o mundo. Anualmente, produz mais de 22 milhões de toneladas de minério, gerando 2,5 mil empregos diretos e 3,4 empregos indiretos. A Samarco ainda está presente em 25 países de quase todos os continentes para onde exporta seus produtos. Possui unidades em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais e em Anchieta (ES), que produzem o minério em pelotas, uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e um terminal marítimo em Ubu (ES).