Como é trabalhar na Samarco?

Pessimo aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Boa estrutura .... e só ...

Contras: Poucas oportunidades de aprendizado, não deveriam contratar estagiários para tirar impressões o dia todo, não recomendo para que tem real interesse de aprender.

Está rapidamente se tornando uma empresa como qualquer outra.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa apresenta bom salário e benefícios. Proporciona uma boa estrutura de trabalho e o bom ambiente entre os colegas favorece a realização das atividades e metas.

Contras: O favorecimento a "colegas de república de Ouro Preto" é fator constante nas avaliações para promoção e progressão de carreira. Nos últimos anos a cultura vem se modificando de forma radical, valorizando o individualismo e inflando egos e vaidades. A relação e comunicação entre empresa/líderes e os funcionários tem se deteriorado rapidamente, se tornando progressivamente mais autoritária e insensível.

Conselhos para presidência: Mais atenção aos valores efetivamente aplicados no dia-a-dia da empresa, pois não possuem aderência ao discurso dos líderes.

Empresa que visa mais o lucro

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa de grande porte Vivência com vários setores Possibilidade de networking com outros parceiros desde que haja uma boa gerência/chefia.

Contras: Os profissionais de RH não adotam o Código de Conduta da empresa. O código é um instrumento muito útil em tese, mas a aplicabilidade da postura ética não é observada quando se trata de um funcionário hierarquicamente superior e indicado por um Gerente da empresa.

Conselhos para presidência: A empresa deveria ter olhares mais atentos para os novos talentos.

Média

Mecânico

Mariana, MG

Prós: Foi um empresa respeitado no seu ramo,mas infelizmente depois do acidente não é mais bem vista tanto por clientes como pela sociedade,porém há grandees chances de reconquistar seu valor.

Contras: não valoriza o funcionário,ruim em promoções. Prefere trazer pessoas de fora a promover seus pratas da casa,as vezes isso pode impactar muito no clima da empresa.

Conselhos para presidência: Vamos voltar a ser grandes e valorizar a prata da casa.

Um acidente muda tudo

Coordenador de Planejamento

Mariana, MG

Prós: O ambiente de trabalho antes do rompimento da barragem do Fundão, onde as pessoas interagimos e os planos de carreira eram melhor definidos, além de haver oportunidades de crescimento.

Contras: O ambiente de trabalho após o acidente da barragem do Fundão. Com o acidente pessoas do ES com pouca ou nenhuma formação na área de reparaçao sociooambiental invadiram MG com o pretexto de serem solidários e estarem ajudando quando, na verdade, foi só uma forma da "panelinha" do ES defender seu emprego.

Conselhos para presidência: Não perder a essência da empresa, que eh privilegiar o diálogo em detrimento do legalismo e a qualidade da vida humana em detrimento da hierarquia.

Sem perspectiva

Técnico Administrativo

Anchieta, ES

Prós: Pessoas, bons benefícios, faixa salarial acima da média nacional.

Contras: Não enxerga os profissionais com potencial e demasia de cargos de gestão.

critica ao prosseso

Mecânico de Manutenção

Prós: Benefícios! Só os benefícios são interessantes

Contras: Empresa não tem um plano de promoção claro e justo,só é promovido na empresa quem é parente ou chegado do chefe!

Conselhos para presidência: Dar mais seriedade aos prossesos de promoção e contratação, foi realizado provas,então quem tirou melhores notas entra, oque não é assim hoje! Hoje se eu tiro 10 e o chegado do chefe tira 5 vai o chegado!

Recomendo com restrições

Analista de Compras

Anchieta, ES

Prós: A empresa trabalha com uma remuneracao maior que a praticada no mercado. Possui um bom pacote de benefícios (ticket ali.entacao, previdência privada, Plano de saúde, PR ... etc.

Contras: Plano de carreira não funciona. Poucas oportunidades de crescimento interno. Dificuldade de enquadramentos salariais. Empresa com hierarquia rígida no qual o funcionário não possui acesso direto a gerência.

Avaliação descrita pela área de operação

Técnico de Manutenção

Prós: Clima de trabalho muito bom , excelentes benefícios como plano de saúde, seguro de vida, Participação de lucro, aposentadoria privada, vale alimentação.

Contras: Plano de carreira deve ser melhorado, poucas oportunidades são dadas ao quadro da empresa que se qualifica, plano de promoção praticamente não existe.

Não se preocupam com o meio ambiente

Analista de VendasEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Não encontrei pontos posivitos dentro da empresa, na verdade a epoca que trabalhei somente ficou claro a discrepancia de valores da empresa para com seus funcionários.

Contras: Os pontos negativos foram os citados acima eles não se importam com o meio ambiente somente com o lucro dos socios e da empresa destruindo fauna e flra

Samarco

Descrição:A Samarco é uma empresa brasileira de mineração controlada por dois acionistas: a Vale e a BHP Billiton Brasil. Seu principal produto são pelotas de minério de ferro, geralmente comercializados para siderúrgicas de todo o mundo. Anualmente, produz mais de 22 milhões de toneladas de minério, gerando 2,5 mil empregos diretos e 3,4 empregos indiretos. A Samarco ainda está presente em 25 países de quase todos os continentes para onde exporta seus produtos. Possui unidades em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais e em Anchieta (ES), que produzem o minério em pelotas, uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e um terminal marítimo em Ubu (ES).