Como é trabalhar na Sabesp?

Técnico de Sistemas de Saneamento

Caraguatatuba, SP

Prós: Benefícios trabalhistas (Cartão Cesta Básica, Vale Refeição Café/Almoço, Plano de Saúde);
    Plano previdenciário Sabesprev, onde a Sabesp complementa 50% do investimento;
    Implantação da avaliação anual dos funcionários;
    Estrutura organizacional;
    Cursos e treinamentos na Universidade Virtual Sabesp e em instituições externas, visando atualizar os conhecimentos e qualificar seus profissionais, e
    Reconhecimento profissional dado pela sociedade, que respeita quem trabalha da Companhia.

Contras: Defasagem salarial, se comparar formação x mercado de trabalho;
    Foi implantado um sistema de avaliação profissional, porém faltam recursos para melhorar o salário de quem foi bem avaliado;
    A participação nos lucros da empresa não é igualitária, ela é proporcional ao salário, e
    Alguns cargos estratégicos poderiam ser ocupados por profissionais mais tecnicamente qualificados, selecionados por concurso interno.

Missão de vida

Prós: Amo o que faço, e a SABESP é uma empresa única, com características de empresa privada e pública. O que mais gosto é do lado social que no setor de saneamento nenhuma outra privada faria o que se faz na SABESP. Somente conhecendo-a e aos funcionários que fazem com amor o seu trabalho é possível conhecer a grandiosidade. A SABESP trouxe muito desenvolvimento, muita tecnologia que hoje existe e conhecimento foi desenvolvido com seu corpo técnico. É vanguardista, ousada, e tem pessoas éticas que com suas atitudes e fé na construção do nosso trabalho fazem nossas vidas na empresa valerem a pena. Financeiramente, considerando a estabilidade, o desenvolvimento que patrocina, cursos, plano de saúde ótimo, etc. vale também muito a pena. Construí minha vida nessa empresa.

Contras: Alguns contras que não valem a pena nem ser citados, porque nada é perfeito.

Uma estatal

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: A remuneração em todos os níveis é superior à média de mercado;
    Não há pressão;
    Horários flexíveis;

Contras: Meritocracia inexistente;
    Funcionários altamente desmotivados;
    Não há orgulho por se pertencer a empresa;
    Viés excessivamente/totalmente político;
    Baixo foco no cliente;
    Faltam líderes;
    Burocracia em excesso;

boa empresa com ruins gestores.

Motorista

Itapeva, SP

Prós: Pagamento no dia certo e benefícios.

Contras: Empresa mista onde o estado manda e é acionista majoritário tem muitos gestores e encarregados sem capacidade para o cargo.

Parou no tempo

Agente de Serviços

Botucatu, SP

Prós: Beneficios, apenas isso nada mais

Contras: Nao existe plano de carreira, entrou cavando buraco vai aposentar cavando buraco

Conselhos para presidência: Valorização de seus funcionarios

Uma empresa de grande porte, deveria ser uma ótima empresa de engenharia, mas é apenas política.

Engenheiro III

Prós: Suposta estabilidade, flexibilidade para tratar de problemas particulares, apesar que dedicamos muito mais horas ao trabalho do que podemos sair para resolvê-los.

Contras: Plano de cargos e salários fraco, no qual apenas os apadrinhados políticos têm vez, não há progressão de carreira nem aumento salarial, apenas reposição, há discriminação por idade nos critérios de progressão gerencial e nos cursos de capacitação, as decisões são iminentemente políticas e não técnicas.

Empresa pessimamente administrada

Tecnólogo

Prós: O único ponto positivo é uma "quase" estabilidade no emprego, garantida através de acordo salarial e o plano de saúde de autogestão.

Contras: Não há um perspectiva de crescimento profissional para a grande maioria dos empregados; o plano de cargos e salários em vigor é um engodo e os salários estão defasados, principalmente para a categoria universitária, que também não recebe horas extras; não há reconhecimento profissional; há muita ingerência política na empresa; benefícios estão defasados em relação ao mercado.

Um excelente aprendizado mais sem nenhuma perspectiva.

Técnico

São Vicente, SP

Prós: Os benefícios,plano de saúde

Contras: Nao ha incentivo para seu crescimento,o salario defasado ,uma empresa que nao visa valorizar os funcionarios,nao da condições de trabalho.n

Conselhos para presidência: Nada.

Avaliação sincera

TecnólogoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Estabilidade e segurança. Bons benefícios. Boa imagem junto à população.

Contras: Baixos salários e Plano de Carreira pouco atrativo. Sujeita às leis de licitação, sofre com atrasos na contratação e gestão de seus contratos.

Conselhos para presidência: A empresa, por viver a situação de pública e privada (economia mista) consegue equilibrar muito bem as demandas da sociedade. Mas, por ter priorizado a comercialização e marketing nos últimos anos, vem sofrendo um sucateamento de sua parte técnica. A baixa valorização de seu corpo técnico e a terceirização de serviços de engenharia pode estar enfraquecendo-a. A pouca atratividade dos salários e plano de carreira para engenheiros e tecnólogos não vem trazendo para empresa profissionais de escolas de primeira linha. A detenção de conhecimento e T&D de seu principal negócio deixou de ser prioritária. MInha visão: a parte comercial da empresa poderia muito bem ter sido terceirizada. A estratégia de reduzir seu corpo técnico em quantidade e qualidade vai na contramão das histórias de sucesso das grandes corporações.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os colaboradores mais experientes estão sempre dispostos a somar, ensinar e acolher os recém chegados. É contagiante o amor e o respeito que a grande maioria sente pela empresa.

Contras: Durante o pouco tempo que trabalhei na empresa, presenciei pessoas competentes perdendo seus cargos (sendo remanejadas para cargos inferiores) por conta de alguns interesses políticos dos seus superiores. Ademais, nada negativo a declarar.

Sabesp

Descrição:A Sabesp é uma empresa que presta serviços de saneamento básico para o governo do Estado de São Paulo. Responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos para 364 das 645 cidades paulistas, incluindo a capital do estado. Atualmente, 28,1 milhões de pessoas são abastecidas com água pela Sabesp e 21,5 com coleta de esgostos. Além de atuar na área de saneamento básico, está no mercado de drenagem, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Está presente em outros países, realizando serviços de consultoria no Panamá e em Honduras