Como é trabalhar na Rumo ALL?

Uma empresa jovem que ainda tem muito a amadurecer...

Especialista

Prós: É uma empresa jovem que conta com ambiente descontraído. As equipes são diversificadas com formações e origens variadas. A diretoria é, em sua maioria, jovem e bastante acessível. Existe espaço para mostrar seu trabalho em um ambiente apaixonante como a ferrovia.

Contras: Existe um grande déficit de orçamento, o que impede a implementação de uma política de RH que valorize os profissionais e faça retenção de talentos com eficiência. Os casos de reconhecimento são tratados como pontuais e de exceção, sem que haja uma cultura de valorização das diferentes carreiras.

Conselhos para presidência: Fortaleçam a política de recursos humanos. A Ferrovia é apaixonante mas isso não é suficiente.

Realidade pós-fusão

Analista Administrativo

Prós: Empresa de grande porte com grande visibilidade no mercado nacional. Oportunidade de se trabalhar com logística ferroviária. Possui benefícios.

Contras: Falta de gestão de pessoas, falta de gestão da qualidade. Pessoas não possuem cultura definida, criando um ambiente não cooperativo para se trabalhar. Grande desperdício com coisas mínimas. Uma grande empresa, com pequena gestão.

Conselhos para presidência: Estabelecer urgentemente uma cultura, eliminando os resquícios de cultura ALL. Programa para ensino e treinamento de gestão de pessoas para coordenadores e gerentes.

boa empresa

Gerente

Prós: ambiente de trabalho, investimentos em pessoas, relacionamento entre as áreas ..

Contras: interação com clientes, interface com rh, pressão em momentos sem ter muita necessidade

Conselhos para presidência: continuar o plano de uma nova empresa

Extremamente coerente.

Soldador

Santa Maria, RS

Prós: Plano de carreira , escala de trabalho, os benefícios ,a remuneração, participação dos lucros e o incentivo a retomada dos estudos de seus colaboradores

Contras: Na minha humilde opinião ,acho que deveriam dar mais importância a qualidade do trabalho realizado , principalmente na área de soldagem ,acho que deveriam ter mais atenção nesse trabalho e exigir mais qualidade.

Atividade apaixonante; ambiente exageradamente agressivo.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Atividade apaixonante, sob os pontos de vista operacional e comercial; agilidade na tomada de decisões; remuneração variável acima do mercado; informalidade no "dress code".

Contras: Ambiente de trabalho ruim. O comportamento exageradamente agressivo no dia-a-dia parte do mais alto nível da administração e se dissemina por toda a empresa. A remuneração variável acima do mercado tem uma consequência negativa, que é o fato de os funcionários só se importarem com aquilo que afeta diretamente o cumprimento das suas metas. Todos "se matam" para atingir o resultado, mas muitos ignoram ou negligenciam o que não for ajudar nesse sentido.

Pior lugar que já trabalhei na vida

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário razoável, beneficios e convênios. Porém devido a carga de trabalho, você não terá tempo e diposição para usufruir. Ginástica laboral, inglês.

Contras: Gestores que não sabem o significado de gestão e treinamento. Carga horária abusiva de mais de 12 horas, o que não permite conciliar trabalho, faculdade e vida pessoal, muita rotatividade e por isso você acaba fazendo o seu trabalho e de outras pessoas. Gestores estupidos que não sabem falar com os funcionários causando exposição. Você não tem horário de almoço e saída fixo, apenas para entrar na empresa. Muita burocracia nos processos. Coisas extremamente simples que faziam da forma mais difícil

Conselhos para presidência: Muito marketing, porém ao entrar na empresa.... Você tem horário para entrar e não para sair

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Desafiador, ambiente aberto e contato direto com gerentes, troca de experiências para se chegar ao senso comum

Contras: Sem hora para terminar expediente, vida pessoal é interferida e pode ficar em segundo plano.

Moderada

Prós: Perspectiva de crescimento boa. Alta interface com diretores e VP's diariamente. Empresa com apenas dois anos, que está passando por grandes mudanças, visto a nova diretriz imposta após a compra. Como existem muitas áreas e processos a serem melhorados, as oportunidades dentro da companhia são boas

Contras: Os salários são baixos, e por enquanto não há sinais de que eles passem a ficar mais altos por enquanto. As pessoas não vestem mais a camisa da empresa. A rotatividade das áreas é tão alta, que quando o colaborador passou a dominar as suas obrigações, ele troca de área, ou sai da empresa. Isso acontece, pois a motivação dos funcionários, é baixa. A cobrança é muito grande e o volume de trabalho é muito alto. Em épocas de alta, trabalhamos facilmente 10~12h por dia. Além da cobrança de trabalhar além do horário. Coordenadores e gerentes trabalham todos além das 8h diárias todos os dias. Vejo um grande problema de gestão interna.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os funcionários, e achar uma forma de incentivá-los e para melhorar o trabalho.

Excelente empresa para adquirir experiencia

Analista Sênior

Prós: Excelentes profissionais, trabalho desafiador, bonus e PLR são muito bons, porém é necessário o atingimento de metas desafiadoras, o que nem sempre é possível.

Contras: Empresa anda se estruturando após fusão ocorrida em 2015, muitas áreas ainda sem processos bem definidos, altissima rotatividade de funcionários, salários abaixo do mercado.

Coordenador

Prós: Empenho dos colaboradores Liberdade na tomada de decisões do dia a dia Crescimento profissional acelerado Diversidade de atividades e experiência multidisciplinar

Contras: Processos duplicados entre areas Falta de empenho de algumas áreas Subdimensionanento para atividades chaves Não ter um plano de carreira claro para todos os níveis hierárquicos

Rumo ALL

Descrição:A nova companhia, resultante da fusão entre Rumo e ALL, nasce com 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil vagões, 11,7 mil funcionários diretos e indiretos. Nesse período inicial de integração, a empresa irá operar com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.