Como é trabalhar na Rumo?

Pessoas não fazem a diferença.

Coordenador Sênior

Prós: As pessoas que trabalham na empresa são empenhadas e gostam realmente do que fazem, possuem alto nível de resiliência, que a própria ferrovia exige.

Contras: Empresa sem diretrizes claras, nao possui plano de carreira e salarios muito abaixo da média do mercado. Colaboradores com o mesmo cargo e é uma variação extrema de salários. O funcionário é tratado como um número, e é pouco respeitado.

Conselhos para presidência: Olhar para as pessoas com olhar mais humano, o discurso tem q ser igual a prática. Café com o presidente é pra perguntar o que quiser, e não pra perguntar o que o RH ou o presidente quer ouvir.

Perfeito para aprender, péssimo para ficar.

Estagiário Superior

Prós: Ambiente desafiador no qual habilidades técnicas podem ser aprimoradas. Quesitos analíticos também são pontos que podem evoluir, porém conforme o tempo passa, percebe-se que são ignorados pela gestão.

Contras: Falta de transparência! VPs fazem reuniões com gráficos dizendo que os salários estão acima da média, quando não é verdade; Estudos não são valorizados, um diploma qualquer é o suficiente para uma promoção; Gestão fraca e que ignora a crítica e a opinião; Discrepância salarial, basta observar a diferença salarial de analistas e "gestores"; RH preocupado em parecer bom, e não Ser bom; Promoções com base na "camaradagem" e sem justificativa técnica/analítica; Crença de que aumentar o faturamento n vezes é sinônimo de corte excessivo de gastos e pessoal. Em suma, um empresa com um potencial enorme, mas que deixa a desejar com seus gestores mal qualificados, lotando o estacionamento de máquinas bonitas apenas.

Conselhos para presidência: Ouvir os funcionários, valorizar e incentivar o aprendizado, desenvolver metas ambiciosas de melhoria na qualidade de vida e trabalho dos funcionários para o RH, renovar a gerência para o desenvolvimento e implementação de inovações e melhor tratamento dos recursos humanos.

Gestores mal desenvolvidos e despreparados, salários baixos.

Especialista JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O único ponto positivo é que o desafio é constante, se aprende muito na prática e o processo da empresa é muito interessante e gratificante.

Contras: Gestores mal desenvolvidos, falta gestão e liderança. A integração entre as pessoas e equipes é péssima, machismo, gestores mal educados e estúpidos e despreparados.

Conselhos para presidência: Treinar e desenvolver os gestores, mais pesquisas da cultura e mais atuação do RH, várias pessoas saem e nada é feito ou justificado devido a má gestão.

Muito bom

Mecânico de Manutenção

Prós: Pessoas do mesmo nível que trabalham com a gente são pessoas boa de se trabalhar , trabalhamos juntos colegas de serviços, podia ser melhor e mm muita coisa, porém no momento fica sem ponto positivo

Contras: Funcionários não são reconhecidos, só cobrança, pessoas não te ensentivam a progredir, pessoas que trabalham com você (superiores)tentam toda hora derrubar funcionários, não temos um sindicato que brigue por nós funcionários

Conselhos para presidência: Olhar mais para os funcionários da manutenção mais melhorias para nós

Pessimo ambiente de trabalho

Técnico Administrativo

Prós: Benefícios oferecido pela empresa , data do pagamento e pontualidade no recebimento do mesmo, restaurante dentro da empresa e alguns cursos ofertado internamente

Contras: Desvalorização pessoal, falta de reconhecimento, salario baixo;colaboradores novos entram na mesma função que os antigos ganhando até o dobro do salário de funcionários antigos; favorecimento de cargo para pessoas ligadas aos gestores; abuso de poder por partr de alguns lideres que assediam os menos favorecidos de forma direta; gestores impedem de você ir para outras áreas

Conselhos para presidência: Auditorias externas para avaliar a satisfação dos colaboradores afim de tentar criar um ambiente agradável para se trabalhar

Pior lugar que já trabalhei na vida

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário razoável, beneficios e convênios. Porém devido a carga de trabalho, você não terá tempo e diposição para usufruir. Ginástica laboral, inglês.

Contras: Gestores que não sabem o significado de gestão e treinamento. Carga horária abusiva de mais de 12 horas, o que não permite conciliar trabalho, faculdade e vida pessoal, muita rotatividade e por isso você acaba fazendo o seu trabalho e de outras pessoas. Gestores estupidos que não sabem falar com os funcionários causando exposição. Você não tem horário de almoço e saída fixo, apenas para entrar na empresa. Muita burocracia nos processos. Coisas extremamente simples que faziam da forma mais difícil

Conselhos para presidência: Muito marketing, porém ao entrar na empresa.... Você tem horário para entrar e não para sair

Se receber proposta, não vá.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Não há muito o que reconhecer dessa empresa, não há o mínimo respeito ao funcionário. Creio que somente os benefícios sejam bons.

Contras: Empresa não possui respeito, sua má fama se provou correta desde o início da contratação. Não existe processo, instalações péssimas, isso no escritório, imagine no campo. Muito cacique para pouco índio, e os "caciques" são péssimos gestores (principalmente os que já vem da all). Não houve mudança alguma com a rumo, apenas acataram o que a all diz sem ao menos tentar mudar o que está errado.

Conselhos para presidência: Analise sua gerência, aplique programas de liderança, coaching, qualquer coisa, ou simplesmente demitam quem não possui perfil comportamental de acordo. Trabalhar com clima ruim é a pior coisa do mundo.

Não indico.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: o vale refeição é muito bom. Quase R$500,00 podendo escolher entre alimentação, refeição e meio a meio.

Contras: Quase todos. Chefes medíocres, funcionários sobem de cargo derrubando outras pessoas, os que têm poder não tem conhecimento... É por aí vai.

Investindo no funcionário

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Vários profissionais bacanas e interessados em dar o seu melhor, principalmente pessoal do campo Participação nos lucros da empresa Oportunidade de conhecer uma empresa grande

Contras: Falta ferramentas e computador adequado para se trabalhar Plano de carreira para funcionários Falta treinamento para todos os funcionários e investimento em sistemas Restaurante interno ruim Demissões sem justa causa massivas

Conselhos para presidência: Melhorar plano de carreira (plano de carreira atual por meritocracia é por indicação de superior, interessante incluir avaliação de auditores/outras áreas de relacionamento/subordinados e oferecer oportunidades internas por editais disponíveis para os funcionários; RH não fazer distinção de salário para cargos de mesma função para homens e mulheres e exigir escolaridade mínima necessária para cargos; RH acompanhar de perto os funcionários - principalmente nas transições de equipes e adequação de funcionário, garantindo treinamento de todos os funcionários e fazendo auditorias de rotina e avaliação dos gestores; Ter canal interno para reclamações/sugestões e elogios e que não exponha funcionário; Melhorar restaurante interno (qualidade da comida e atendimento).

boa

Técnico AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2012

Pinhais, PR

Prós: Trabalho tranquilo, ambiente bom, limpo e visivelmente estruturado.

Contras: Muito puxa saco e muita demora para crescimento profissional

Rumo

Descrição:A nova companhia, resultante da fusão entre Rumo e ALL, nasce com 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil vagões, 11,7 mil funcionários diretos e indiretos. Nesse período inicial de integração, a empresa irá operar com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.