Como é trabalhar na Roland Berger?

Excelente empresa

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Profissionais e altíssimo nível que ajudam no desenvolvimento profissional. Muita autonomia desde cedo, e relativamente pouca hierarquia. Treinamentos internacionais ao menos uma vez por ano.

Contras: Pouca transparência nas decisões da gestão, e processo de avaliação/promoções conturbado (busca-se muita objetividade em um processo que é naturalmente subjetivo)

Conselhos para presidência: Dar mais transparência aos processos e agilidade às decisões, que são muito centralizadas no MP.

Consultoria em ambiente empreendedor e colaborativo

Prós: Cultura colaborativa global, oportunidades para avançar rapidamente (pegando mais responsabilidades early on). Time brilhante, com multiplas oportunidades de aprendizado on-the-job e treinamentos globais no exterior

Contras: Tamanho ainda é um problema (embora em crescimento, empresas de menor escala tendem a ter maiores desafios para proporcionar "perks" que as maiores)

No confort zone

Consultor Sênior II

Prós: Desafios novos a cada dia. Líderança inspiradora. Abordagem pragmática (recomendações sharp e sem viés) Ambiente colaborativo. Equipe forte (régua alta) Reputacao forte. Alto expertise nos setores de energia, infraestrutura e automotivo.

Contras: Gestao do conhecimento mais eficaz poderia reduzir esforços e contribuir para uma jornada de trabalho mais equilibrada. Em projetos existe uma proximidade grande entre liderança e time de consultores, mas no ambiente fora de projeto, percebe-se certo distanciamento.

Conselhos para presidência: Maior interação com o nível hierárquico de base.

Consultor SêniorEx-funcionário, saiu em 1999

Prós: Ambiente muito amigável e cordial entre os consultores, apesar da alta pressão e de "quase abuso" na dedicação exigida de tempo aos projetos. Marca forte na Europa, parecia ter grande potencial de crescimento no Brasil. Grandes clientes.

Contras: Os dois sócios à frente do escritório brasileiro na época eram extremamente "gananciosos". Estavam focados em expandir o negócio, mas davam um tratamento leonino e muitas vezes desrespeitoso à equipe de consultores, com exigências absurdas de dedicação de tempo, em detrimento das vidas privadas. Particularmente, não me identifiquei com a rigidez do que me pareceu ser a cultura organizacional alemã (ficou a dúvida, não tive outras oportunidades de confirmar).

Não vale o esforço...

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: - Ainda é uma consultoria de nome internacional, então somos reconhecidos em alguns mercados - O clima entre a equipe mais júnior é muito bom e agradável

Contras: - Excesso de hierarquia - Os sócios e principals apenas cobram resultados dos que estão abaixo, enquanto que eles não produzem nada, não geram resultados e, principalmente, não valorizam ideias. Eles não são motivos de inspiração. Os consultores são apenas mão de obra barata para produção de slides que quase sempre viram propostas para nunca serem vendidas - Não há reconhecimento - A empresa não possui mais o fast track, ou seja, todos os funcionários precisam ficar na empresa 1,5 ano para subirem de cargo, independente da sua performance. Não importa a qualidade do trabalho que você realiza, você não ouve o mínimo de um "Obrigado". Além disso, se caso haja alguma reclamação, a única política que existe dentro da empresa é: "Se está descontente, saia!". - Setores restritos - A empresa é focada em apenas três setores: Energia, Automotiva e Infraestrutura. Portanto, 99,9% das atividades são voltadas a isso. - Benefícios financeiros abaixo da média - A empresa não reajusta o salário desde 2011. Não há vale-refeição e o Bônus anual é sempre "normalizado" a fim de se colocar todo mundo na média e ganhando pouco. No final das contas, você trabalha muito, mas ganha o suficiente pra pagar suas contas. A diferença para a concorrência chega a ser de 2000 reais líquidos mensais, porém com a mesma carga de trabalho e nível de responsabilidade - Cultura distorcida - A empresa é atualmente gerida por portugueses que simplesmente não possuem a mínima qualidade na gestão de pessoas e nem ao menos ficam no escritório. Por insatisfação generalizada, o escritório vem perdendo funcionários mês a mês e a diretoria simplesmente não assume nenhuma atitude para melhorar o quadro. Neste caso, os "líderes" se veem obrigados a trazer mais e mais consultores de locais menos qualificados, os quais não possuem a mínima capacidade de trabalho (estrutura e raciocínio) e distorcem a cultura de trabalho alemã. Hoje a visão da empresa passou a ser "dar lucro!" e nada mais... - Aprendizado limitado - A pirâmide da empresa não é mais bem estruturada, portanto você não consegue mais ter superiores que possam te ensinar o trabalho do consultor. Desta maneira, o seu trabalho passa a ser desestruturado e sacrificante sem nenhum aprendizado efetivo e de qualidade

Conselhos para presidência: Nos últimos 5 anos o escritório perdeu mais de 60 pessoas! Até quando vocês vão acreditar que vocês sabem o que estão fazendo? Enquanto a concorrência cresce e explode de vender todos os anos, vocês vivem nessa ilusão de achar que sabem gerir pessoas e empresas...

Excelente desafio para desenvolvimento profissional

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2004

Prós: O alto nível dos colegas de trabalho, os clientes e projetos desafiadores. Ambiente colaborativo, estrutura física excelente, oportunidades de crescimento.

Contras: Longas horas de trabalho, dificuldade para conciliar a vida pessoal com o trabalho. Na minha época (2000 a 2004 ) tivemos sócios com uma liderança apenas coercitiva.

Aprendizado acelerado e muitos desafios; problemas estruturais desestimulam a carreira

Business Analyst

Prós: Aprendizado diário e constante. Autonomia desde o primeiro dia. Nível de responsabilidade acima da média do segmento. Perfil low-profile dos peers

Contras: Reconhecimento moderado da marca no Brasil. Compensação em processo de estagnação. Alta gestão não inspira liderança. Falta de clareza nos planos da empresa para o Brasil.

Empresa preocupada com o funcionário de ascensão rapida

Prós: Qualidade de vida Trabalho em equipe Crescimento rapido

Contras: Late hours Mudança constante da equipe entre diferentes projetos

Conselhos para presidência: Manter equipes para diferentes projetos

Work life balance

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Horas extras Pessoas Trabalhos

Contras: Salario Benefícios no geral Crescimento

Ótima empresa para começar a carreira, enfrentar grandes desafios e estabelecer um bom network

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Rápido aprendizado Equipe jovem e altamente capacitada Projetos desafiadores Alavancagem na carreira

Contras: Carga de trabalho intensa Pouco número de sócios Variedade não muito grande de indústrias

Roland Berger

Descrição:A Roland Berger Strategy Consultants, fundada em 1967, é uma das maiores empresas em consultorias para diversas empresas em 51 escritórios espalhados por 36 países, empregando mais de 2.700 funcionários. A Roland Berger é uma parceria independente formada por 250 associados. No Brasil, conta com um escritório na cidade de São Paulo (SP).