Como é trabalhar na Roche?

Avaliação sobre a divisão Diagnóstica

Prós: Salário e benefícios são legais. Algumas iniciativas de aproximar as pessoas são boas, mas ainda precisa caminhar muito. As pessoas são simpáticas, mas não trabalham bem em equipe.

Contras: Discurso de retenção de talentos é totalmente enganoso. Serve apenas pra motivar as pessoas que pensam que vão ter oportunidades lá dentro, mas fica só no discurso.

Conselhos para presidência: Pessoas não são gasto dentro de uma grande organização. A empresa não funciona sem pessoas comprometidas. Corte de custos não é corte de pessoas.

Boa experiência

Operador de CaixaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom pagamento e tem uma ótima estrutura para pagar todos os funcionários que trabalham na área em q eu fiquei sabendo e isso faz com q paguem bem

Contras: Mal pagamento, e não sabem organizar-se os funcionários pagam quando querem e só pagam quando a empresa lucra no mês significou tudo pra eles

Conselhos para presidência: Convivência com os outros funcionários

A empresa perdeu a identidade

Assessor Científico PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: No passado, pacote de benefícios e salário. Era uma empresa focada na qualidade de atendimento ao cliente, hoje só visa lucro. As pessoas eram motivadas e produziam muito. As pessoas experientes tinham prazer de transmitir informações. As pessoas hoje têm medo de falar. Hoje o que resta de positivo é apenas a marca que ainda é forte no mercado e os produtos que têm muita qualidade apesar do preço pouco competitivo.

Contras: Não se preocupa com o bem estar/ qualidade de vida do funcionário. Os funcionários mais antigos estão sendo demitidos e a qualidade do atendimento prestado ao cliente está caindo muito. Empresa só visa lucro.

Conselhos para presidência: Respeite mais os funcionários experientes. Se você quer ter lucro, motive as pessoas que trabalham com você. Melhore o clima interno da empresa. As pessoas mais experientes que restaram estão sofrendo muito!

Não compensa trabahar lá, pois o clima é ruim.

Assistente Administrativo de Recursos Humanos (RH)

Prós: Benefícios, restaurante e plano de saúde muito bons.

Contras: Clima organizacional muito ruim

Está perdendo a mão...

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Oferece ótimos benefícios e boa remuneração (comparado a outras indústrias, quando comparado ao setor é bem em linha ou abaixo). Boas oportunidades internas e internacionais. Horário flexível.

Contras: O RH é cego e não consegue perceber a quantidade de bons profissionais perdida por má alocação e falta de práticas de retenção. Acordos feitos não são respeitados. Você pode passar em um processo seletivo interno e simplesmente nunca obter o posto em que foi aprovado porque uma série de acordos não é cumprida pela empresa. Há dois pesos e duas medidas de acordo com a sua área. Políticas inventadas que se aplicam para uns e não para outros para justificar falta de promoções e benefícios. A empresa divulga amplamente na imprensa benefícios, como pós-graduação, mas você não conhece ninguém que teve acesso a eles.

Conselhos para presidência: Preste atenção nas pessoas que estão saindo. Não é uma empresa que qualquer um escolhe sair a qualquer momento. Se vem acontecendo com tanta frequencia, algo está errado.

Prós e contras

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios de uma indústria farmacêutica: fretado, convênio com farmácias, plano de saúde, restaurante na empresa, bons salarios e sede aconchegante.

Contras: Ambiente muito parado, sem desenvolvimento de carreira, liderança não é transparente, sem autonomia em projetos, decisões top down sem envolvimento estratégico latam. Sem culturas de feedbacks e colaboração.

Pessoas ótimas, mas empresa ruim.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Melhor lugar pra se trabalhar, clima maravilhoso. Eu adorava ir pelas pessoas e pelo meu time. Ex-chefe perfeito e brilhante. Dava gosto de ver a interação do time.

Contras: Longe de tudo. Ar condicionado não presta, ou seja, ou VC congela ou derrete. Os departamentos não se comunicam, parece que são empresas concorrentes. Aquilo parece cabide de emprego, o trabalho não flui etc. VC se engana quando está fora, mas depois que entra vai se decepcionando. Infelizmente a experiência foi péssima em relação ao que eu esperava. Mas quem vai falar mal?

Empresa tradicional

Estagiário de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa atua na área da saúde, que, para mim, é algo muito interessante e gratificante. Tive bastante espaço para aprender diversas ferramentas e, apesar de ser estagiária na época, tinha bastante responsabilidade nas tarefas que estava envolvido.

Contras: A Roche é uma indústria bastante tradicional, por esse motivo possui alguns elementos "ultrapassado" como a estrutura rígida, a hierarquia, pouca liberdade de atuação, mesas todas segmentadas, gerentes e cargos altos ficam separados da equpe.

Desmotivação

Prós: Os benefícios oferecidos são excelentes e a organização se preocupa com o bem estar dos funcionários. Os colaboradores,na maioria das vezes, estão bem alinhados ao propósito da empresa.

Contras: A Roche é uma excelente empresa para se trabalhar mas, são desmotivadores os planos de carreira dentro da empresa. É notavél que a empresa não oferece oportunidades para quem está tendo um ótimo desempenho e crescimento.

Avaliação Roche

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente agradável e liberdade para exercer as atividades sem pressão. Os gestores em geral confiam no trabalho que é exercido por sua equipe.

Contras: Existem algumas diferenciações com relação a funcionários terceiros, por exemplo, eles não podem ter os mesmos computadores que os demais funcionários, não possuem os mesmos benefícios, não possuem plano de carreira e não podem se candidatar para vagas internas, embora estejam alocados internamente na empresa.

Conselhos para presidência: Creio que algumas melhorias com relação a gestão e acompanhamento dos colaboradores sejam necessárias, como feedbacks mais frequentes e acompanhamento das atividades para auxiliá-los quando necessário. Porém, o ponto mais forte de melhoria seria a cultura da empresa com relação a segregação que ocorre com relação aos terceiros. Essa segregação só faz com que eles não se sintam parte da empresa e diversas atividades fundamentais são exercidas por terceiros, muitos deles conhecem mais os processos internos do que funcionários considerados "efetivos".

Roche

Descrição:A Roche é uma companhia suíça criada em 1896 e que atua no Brasil. A empresa fabrica, desenvolve e comercializa produtos farmacêuticos como medicamentos e cosméticos especializados para a pele. A Roche ainda realiza pesquisas para desenvolver melhor seus produtos. No Brasil, possui matriz em São Paulo (SP), parque industrial no Rio de Janeiro (RJ) e uma central de distribuição em Anápolis (GO).