Como é trabalhar na Ricoh Brasil?

É necessário maturidade e amadurecimento dos diretores.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa possui respeito entre os funcionários e o ambiente de trabalho é agradável.

Contras: A empresa precisa retomar a sua missão, visão e valores que a sua Matriz no Japão possui e segue. A empresa precisa urgentemente de gestores que realmente sabem o que estão fazendo e que possuem um comprometimento global com a empresa. Todos os Gestores e Diretores estão seguindo próprios interesses e não estão se importando com o que realmente a empresa precisa para crescer no Brasil. Infelizmente, uma ótima empresa para se trabalhar que está se perdendo por gestores incompetentes.

Conselhos para presidência: É necessário que haja respeito pelos funcionários, e que seja esclarecido e repassado a todos quais são os reais direcionamentos, a missão e para onde realmente queremos ir e chegar. Mas que isto seja feito de forma verdadeiras e sem demagogia.

Uma empresa que precisa investir no funionário.

Instrutor Operacional

Prós: Liberdade para trabalhar, acesso fácil a alta direção da empresa. Dependendo do departamento que você trabalhe, é muito tranquilo trabalhar. Sem pressão desnecessária.

Contras: Plano de carreira confuso ou inexistente na maioria dos casos. Você não sabe o que fazer ou estudar, para mudar de função. Baixa valorização do funcionário. Não gosta de investir em treinamento, tipo uma certificação, que possa oferecer a possibilidade do funcionário sair, mesmo que a certificação, ajude o funcionário a aumentar a produtividade. Não tem participação nos lucros, apesar de ter ferramentas para aferição de desempenho.

Conselhos para presidência: Aumentar o ticket refeição, que há mais 6 anos não tem reajuste, criar uma PL, premiação por desempenho ou indicação, com critérios mais concernentes a política de premiação. E o salário muito baixo em muitas funções.

TI

Prós: Plano de carreira em diversas áreas. Avaliações de desempenho anual onde a mesma é usada para uma possível promoção. Fácil acesso aos gestores e até mesmo o presidente da empresa.

Contras: Vale alimentação muito inferior ao mercado onde a maioria dos colaboradores precisam trazer marmita para fazer render o benefício. Esse é um dos pontos mais negativos.

Boa para trabalhar

Prós: Funcionários dos departamentos.

Contras: Falta de comunicação entre os departamentos , sem plano de carreira.

Conselhos para presidência: Melhorar plano de carreira

Boa empresa, péssimos gestores (de pessoas)

Técnico Júnior

Prós: Tranquilidade e segurança na função que exerço na empresa.

Contras: Péssimos gestores, mal preparados, são apenas auxiliares para resolução de alguns problemas. Não há plano de carreira, não há convênio com instituições de ensino.

Conselhos para presidência: Atentar-se mais aos gestores de ponta.

Ótimo ambiente de trabalho

Executivo de Contas Sênior

Prós: Líder de mercado, ótima oportunidade de crescimento se conseguirmos atingir nossas metas e objetivos ótimo ambiente de trabalho muito bom mesmo

Contras: Empresa muito processual, burocratica, localização longe da minha casa a

empresa ok fora do brasil, precisa de muita melhoria por aqui

Gerente de Contas JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade, visao de crescimento e empresa de grande porte e oportunidade de trabalhar com pessoas qualificadas e fora do pais, pois se trata de uma multinacional

Contras: Gestores totalmente desqualificados e sem a menor noção das metas encaminhadas para os funcionários. Realmente essa situação colocou o ambiente para baixo

Conselhos para presidência: troque seus gestores ou qualifique-os melhor

Não recomendo, a empresa não é ética com seus funcionários ou mesmo clientes

Executivo de Contas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Barueri, SP

Prós: Ambiente agradável, com benefícios como planos de saúde e plano dental da média do mercado, bem como previdência privada, onde a empresa contribui com 100% do valor que você contribuir mensalmente, limitado a 5% de sua remuneração mensal

Contras: Diretoria da empresa não é ética, não respeita os contratos de trabalho firmados com os funcionários, a empresa não consegue atender seus clientes com seu nível de serviço e os executivos tem que ficar dando desculpa ante a ineficiência da empresa. A empresa mostra soluções inovadoras que não saem do papel e só funcionam em outros países.

Conselhos para presidência: Primeiramente seus gestores deveriam atuar de maneira ética, cumprindo os contratos de trabalho firmados com seus funcionários e não dando interpretação do contrato conforme cada situação que lhe convém. A ética parte de cima!

Executivo de Vendas Sênior

Prós: Empresa sólida presente em mais de 200 países com produtos de excelente qualidade e constante desenvolvimento de novas tecnologias. Portifólio bastante abrangente.

Contras: Precisa inviestir em sistemas e processos customizados para melhorar eficiência comercial e operacional da empresa. Dar mais ênfase em produtividade e menos em corporativismo.

Conselhos para presidência: Dar mais ênfase em produtividade e menos em corporativismo.

Ricoh

Técnico Eletrônico

Barueri, SP

Prós: Pagamento em dia, boa relação com funcionários, flexibilidade de horários , benefícios legais como por exemplo vale presente, bônus por indicação. Café da manhã na empresa para funcionários, e transporte.

Contras: Baixo salário, VR insuficiente que não aumenta, falta de PLR considerando o crescimento da empresa, falta de oportunidade para funcionários internos

Ricoh Brasil

Descrição:A Ricoh Brasil possui quase 40 anos de conhecimento do mercado brasileiro e experiência no segmento de impressão. Comercializa impressoras, copiadoras, duplicadores e equipamentos multifuncionais de diferentes tamanhos, além de softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, controle de custos de impressão, dados variáveis e muitos outros. Oferece também soluções completas de MDS (Managed Document Service) onde se responsabilizam por todo o serviço de impressão das empresas e todas as etapas, melhorias e processos relacionados a ele.