Como é trabalhar na Ricoh Brasil?

É necessário maturidade e amadurecimento dos diretores.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa possui respeito entre os funcionários e o ambiente de trabalho é agradável.

Contras: A empresa precisa retomar a sua missão, visão e valores que a sua Matriz no Japão possui e segue. A empresa precisa urgentemente de gestores que realmente sabem o que estão fazendo e que possuem um comprometimento global com a empresa. Todos os Gestores e Diretores estão seguindo próprios interesses e não estão se importando com o que realmente a empresa precisa para crescer no Brasil. Infelizmente, uma ótima empresa para se trabalhar que está se perdendo por gestores incompetentes.

Conselhos para presidência: É necessário que haja respeito pelos funcionários, e que seja esclarecido e repassado a todos quais são os reais direcionamentos, a missão e para onde realmente queremos ir e chegar. Mas que isto seja feito de forma verdadeiras e sem demagogia.

Não recomendo, a empresa não é ética com seus funcionários ou mesmo clientes

Executivo de Contas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Barueri, SP

Prós: Ambiente agradável, com benefícios como planos de saúde e plano dental da média do mercado, bem como previdência privada, onde a empresa contribui com 100% do valor que você contribuir mensalmente, limitado a 5% de sua remuneração mensal

Contras: Diretoria da empresa não é ética, não respeita os contratos de trabalho firmados com os funcionários, a empresa não consegue atender seus clientes com seu nível de serviço e os executivos tem que ficar dando desculpa ante a ineficiência da empresa. A empresa mostra soluções inovadoras que não saem do papel e só funcionam em outros países.

Conselhos para presidência: Primeiramente seus gestores deveriam atuar de maneira ética, cumprindo os contratos de trabalho firmados com seus funcionários e não dando interpretação do contrato conforme cada situação que lhe convém. A ética parte de cima!

Uma empresa que precisa investir no funionário.

Instrutor Operacional

Prós: Liberdade para trabalhar, acesso fácil a alta direção da empresa. Dependendo do departamento que você trabalhe, é muito tranquilo trabalhar. Sem pressão desnecessária.

Contras: Plano de carreira confuso ou inexistente na maioria dos casos. Você não sabe o que fazer ou estudar, para mudar de função. Baixa valorização do funcionário. Não gosta de investir em treinamento, tipo uma certificação, que possa oferecer a possibilidade do funcionário sair, mesmo que a certificação, ajude o funcionário a aumentar a produtividade. Não tem participação nos lucros, apesar de ter ferramentas para aferição de desempenho.

Conselhos para presidência: Aumentar o ticket refeição, que há mais 6 anos não tem reajuste, criar uma PL, premiação por desempenho ou indicação, com critérios mais concernentes a política de premiação. E o salário muito baixo em muitas funções.

TI

Prós: Plano de carreira em diversas áreas. Avaliações de desempenho anual onde a mesma é usada para uma possível promoção. Fácil acesso aos gestores e até mesmo o presidente da empresa.

Contras: Vale alimentação muito inferior ao mercado onde a maioria dos colaboradores precisam trazer marmita para fazer render o benefício. Esse é um dos pontos mais negativos.

Empresa decepcionante

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Barueri, SP

Prós: São poucos pontos positivos que posso dizer da Ricoh, um deles foi o network que a empresa oferece, posicionamento da marca no mercado e o plano de previdência.

Contras: São muitos, gestão ineficiente, gestores sem qualificação para o cargo, processos internos que não funcionam, RH fraco, desqualificado sem plano de carreira para os funcionários, empresa que possui a estratégia de fazer mais com menos sempre, fazendo com que o funcionário se desdobre pra entregar suas tarefas, não possui vale combustível pra quem vai trabalhar de carro (é obrigado a ir de ônibus/metro), fretado somente pra quem veio de quando a empresa era em Moema, localização em Alphaville é pessima pra chegar ou sair, tudo é motivo pra reunião (se quer achar alguém vá em alguma sala pois ele deve estar em reunião), mao na massa nem pensar, manda e-mail que eu vejo depois, home office nem pensar, tem que ir pra sede.

Conselhos para presidência: Melhore seus processos e mexa nas áreas devidas, faça com que o RH crie plano de carreira pois todos estão pra explodir e você sorrindo ao passar nas mesas achando que está tudo bem, pense um pouco no bem estar do seu funcionário.

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: benefícios , não tem mais pontos positivos.

Contras: Estão tentando um projeto a dois anos, projeto para entrar no mercado de automação comercial, os profissionais são tão amadores que ainda não conseguiram fazer acontecer. Funcionários reclamam até hoje...Projeto Carnival, que ainda não vingou.

Conselhos para presidência: Rever tudo.

Cultura Japonesa que infelizmente só existe no papel, na prática isso não acontece no Brasil.

Consultor de Vendas Externo

Barueri, SP

Prós: A marca Ricoh ainda abre muitas portas, algumas pessoas dispostas em ajudar, equipamentos robustos e de qualidade, Boa localização em Barueri.

Contras: Desorganizada, não cumpri com combinados, da privilégio para alguns por afinidade, salário ruim, vr abaixo do mercado, muito burocrática, processos lentos, nada anda e acontece na empresa.

Uma empresa em crescimento

Barueri, SP

Prós: -Clima agradável -Treinamento para funcionários -Assiduidade -Boa localização -Benefícios básicos -Ética e honestidade -Possibilidade de crescimento horizontal e vertical - Multinacional em expansão

Contras: -Remuneração abaixo do mercado - Marketing ruim - presença digital péssima -Liderança centralizadora e mal preparada - processos falhos e burocráticos

Conselhos para presidência: Melhorar a liderança.

O que percebi nesses período de trabalho

Analista Pleno

Barueri, SP

Prós: Estou a pouco tempo na empresa, durante esses 6 meses, estou atuando com transportadores com faturamento, recebimento, expedição e estoque .

Contras: Nesse período que estou na empresa, só tem promessas de melhorias para os funcionários os quais se queixam muito no horário de almoço .

Muito trabalho e pouco reconhecimento.

Recepcionista Bilíngue

Prós: Confiável quanto a prazos e deixa claro para todos os funcionários o que está acontecendo, quais são os planos e as metas.

Contras: Faltam benefícios melhores e não há reconhecimento, fazemos avaliações, mas isso nunca gera nenhum resultado para o funcionário, apenas números para a empresa.

Conselhos para presidência: Reconhecimento durante as avaliações, melhores benefícios e salários.

Ricoh Brasil

Descrição:A Ricoh Brasil possui quase 40 anos de conhecimento do mercado brasileiro e experiência no segmento de impressão. Comercializa impressoras, copiadoras, duplicadores e equipamentos multifuncionais de diferentes tamanhos, além de softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, controle de custos de impressão, dados variáveis e muitos outros. Oferece também soluções completas de MDS (Managed Document Service) onde se responsabilizam por todo o serviço de impressão das empresas e todas as etapas, melhorias e processos relacionados a ele.