Como é trabalhar na Ricoh Brasil?

Modelo de gestão ultrapassado, estímulo aos conflitos, não à colaboração

Prós: ética nos negócios com clientes, respeito à diversidade e legislação trabalhista local, valorização de qualidade nos processos, treinamentos e conceitos de sustentabilidade.

Contras: gestão por conflitos, empresa não implementa acessibilidade, atmosfera de controle, processo de recrutamento e seleção falho, provocando alta rotatividade de pessoal, estrutura organizacional verticalizada, com muitos níveis hierárquicos

Conselhos para presidência: Promover espírito de colaboração e a formação de equipes autogerenciáveis.

Empresa decepcionante

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Barueri, SP

Prós: São poucos pontos positivos que posso dizer da Ricoh, um deles foi o network que a empresa oferece, posicionamento da marca no mercado e o plano de previdência.

Contras: São muitos, gestão ineficiente, gestores sem qualificação para o cargo, processos internos que não funcionam, RH fraco, desqualificado sem plano de carreira para os funcionários, empresa que possui a estratégia de fazer mais com menos sempre, fazendo com que o funcionário se desdobre pra entregar suas tarefas, não possui vale combustível pra quem vai trabalhar de carro (é obrigado a ir de ônibus/metro), fretado somente pra quem veio de quando a empresa era em Moema, localização em Alphaville é pessima pra chegar ou sair, tudo é motivo pra reunião (se quer achar alguém vá em alguma sala pois ele deve estar em reunião), mao na massa nem pensar, manda e-mail que eu vejo depois, home office nem pensar, tem que ir pra sede.

Conselhos para presidência: Melhore seus processos e mexa nas áreas devidas, faça com que o RH crie plano de carreira pois todos estão pra explodir e você sorrindo ao passar nas mesas achando que está tudo bem, pense um pouco no bem estar do seu funcionário.

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: benefícios , não tem mais pontos positivos.

Contras: Estão tentando um projeto a dois anos, projeto para entrar no mercado de automação comercial, os profissionais são tão amadores que ainda não conseguiram fazer acontecer. Funcionários reclamam até hoje...Projeto Carnival, que ainda não vingou.

Conselhos para presidência: Rever tudo.

Cultura Japonesa que infelizmente só existe no papel, na prática isso não acontece no Brasil.

Consultor de Vendas Externo

Barueri, SP

Prós: A marca Ricoh ainda abre muitas portas, algumas pessoas dispostas em ajudar, equipamentos robustos e de qualidade, Boa localização em Barueri.

Contras: Desorganizada, não cumpri com combinados, da privilégio para alguns por afinidade, salário ruim, vr abaixo do mercado, muito burocrática, processos lentos, nada anda e acontece na empresa.

Uma empresa em crescimento

Barueri, SP

Prós: -Clima agradável -Treinamento para funcionários -Assiduidade -Boa localização -Benefícios básicos -Ética e honestidade -Possibilidade de crescimento horizontal e vertical - Multinacional em expansão

Contras: -Remuneração abaixo do mercado - Marketing ruim - presença digital péssima -Liderança centralizadora e mal preparada - processos falhos e burocráticos

Conselhos para presidência: Melhorar a liderança.

O que percebi nesses período de trabalho

Analista Pleno

Barueri, SP

Prós: Estou a pouco tempo na empresa, durante esses 6 meses, estou atuando com transportadores com faturamento, recebimento, expedição e estoque .

Contras: Nesse período que estou na empresa, só tem promessas de melhorias para os funcionários os quais se queixam muito no horário de almoço .

Muito trabalho e pouco reconhecimento.

Recepcionista Bilíngue

Prós: Confiável quanto a prazos e deixa claro para todos os funcionários o que está acontecendo, quais são os planos e as metas.

Contras: Faltam benefícios melhores e não há reconhecimento, fazemos avaliações, mas isso nunca gera nenhum resultado para o funcionário, apenas números para a empresa.

Conselhos para presidência: Reconhecimento durante as avaliações, melhores benefícios e salários.

Boa empresa, pessima equipe adm

Supervisor

Resende, RJ

Prós: A Ricoh e uma empresa de potencial possui tecnologia de ponta, atua nos melhores mercado e melhor com uma carteira excelente de clientes ..

Contras: Pessima administracao, zero de comunicação zero de comprometimento zero de valorizacao dos profissionais zero de plano de carreira zero de gestão

Conselhos para presidência: Reavaliar e repaginar toda equipe das areas de adm gestao e principalmente RH

Neutro

Executivo de ContasEx-funcionário, saiu em 2017

Barueri, SP

Prós: Benefícios e treinamento, existe de alguns bons funcionários o trabalhar em equipe, ajudam muito independente do cargo que estão e gostam de favorecer sem nada em troca.

Contras: Nao tem reconhecimento, muita panelinha e favoritismo, particularmente existe coordenadores que não ajudam no crescimento da equipe e perderam muitos executivos que são ótimos.

Conselhos para presidência: Avaliar mais os coordenadores, ter um olhar mais apurado em cada funcionário, existem funcionários ótimos que não estão tendo o reconhecimento certo e existe funcionários ruins que se mostram bons que estão tendo reconhecimento que não merecem.

Dedicação

Operador de Máquinas II

Barueri, SP

Prós: Otimos Benefícios, VT, VR, convênio médico, pagamentos em dia empresa boa localização da empresa bom relacionamento comunicação média com os funcionários

Contras: Poucas Oportunidades de carreira, difícilmente conseguirá crescimento profissional, falha de comunicação com gestor é RH falta de respeito com funcionários.

Ricoh Brasil

Descrição:A Ricoh Brasil possui quase 40 anos de conhecimento do mercado brasileiro e experiência no segmento de impressão. Comercializa impressoras, copiadoras, duplicadores e equipamentos multifuncionais de diferentes tamanhos, além de softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, controle de custos de impressão, dados variáveis e muitos outros. Oferece também soluções completas de MDS (Managed Document Service) onde se responsabilizam por todo o serviço de impressão das empresas e todas as etapas, melhorias e processos relacionados a ele.