Como é trabalhar na Restoque?

Empresa com filosofia retrógrada e autoritária

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: em algumas áreas é possível conhecer ótimos colegas de trabalho que eventualmente viram amigos e torna-se real trabalhar com espírito de equipe pra tentar melhorar o dia a dia na empresa.

Contras: .Empresa movida à base do constante medo dos grandes chefes. O que é chamado de “cultura restoque” nada mais é do que um plano empresarial ultrapassado que quer tirar o máximo dando o mínimo. Onde uma das exigências é um funcionário obcecado pelo trabalho (usando exatamente essa frase no material de treinamento da empresa e colado pelas paredes como se fosse uma espécie de bíblia bizarra corporativa) que nem as constantes horas extras recebe de volta. .Citam também um “plano de carreira” fictício onde só é possível crescer se tiver a sorte de ter um gestor muito bom que tem vontade de ver os funcionários abaixo dele evoluindo como profissionais, caso contrário você ficará por anos e anos ocupando o mesmo cargo sem sequer um aumento. .Vale refeição extremamente baixo, pensando nas pouquíssimas opções de restaurantes ao redor da empresa onde o quilo custa em média 60 e poucos reais. .Região extremamente precária, ratos e animais mortos, comida podre por todo lado, constantes enchentes que te impossibilitam de ir embora. .Refeitório com qualidade baixa e preços altos, regulam até a quantidade de vinagrete que você coloca no seu prato, cobram pelo limão e gelo quando você compra algo pra beber, possui um único prato de 12 reais (valor do VR) que não condiz com uma alimentação saudável ou balanceada. .Acúmulo enorme de funções, sobrecarga por falta de planejamento para com os funcionários. .Muito se ouve de setores preconceituosos da empresa que deixam de contratar pessoas apenas pela aparência. .Regras autoritárias e retrógradas sem sentido algum, um ambiente que precisa ser incentivado criativamente pra gerar bons resultados onde é proibido ter qualquer item pessoal em cima da mesa e é preciso esconder todo seu material de trabalho em sacolas e gavetas quando vai embora pois é norma que somente o computador esteja em cima da mesa. .A desculpa pra tudo é sempre “falta de budget”, o que nos surpreende bastante quando vemos top models e atores internacionais sendo contratados pra fazer as campanhas das marcas. A Restoque definitivamente não é uma empresa que pensa no bem estar do funcionário, me envergonha e entristece saber que até hoje lidamos com gestões tão jurássicas. Não está nada longe do nosso alcance as fórmulas das empresas mais bem sucedidas, recomendo aos grandes gestores darem uma pesquisada.

Analista de Compras Júnior

Prós: Boas chances de crescimento e aprendizado, gestores interessados em trabalhar seus funcionários. Equipes que se ajudam no dia a dia e que dão um clima descontraído ao ambiente.

Contras: Vale alimentação não é suficiente para a região, carga horária pesada, falta local de descanso para os funcionários considerando que a região fica afastada de qualquer outro lugar, o que faz com que os funcionários se reúnam na recepção/entrada da empresa.

Má gestão de pessoas

Coordenador de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2015

Blumenau, SC

Prós: As pessoas eram interessadas em fazer a empresa crescer. A baixa quantidade de cargos, permitia um crescimento rápido tanto em cargos quanto em atividades.

Contras: Empresa sem foco em resultado. Muito focada em opiniões pessoais e gestão não profissionalizada. Embora a pressão, não se posicionava fortemente no mercado. Muitos líderes com pouca ou nenhuma capacidade de gestão de pessoas.

Amor as pessoas e à camisa

Mecânico de Manutenção III

Blumenau, SC

Prós: Empresa voltada para o bem estar dos funcionários, busca sempre atribuir grandes profissionais no seu quadro de funcionários, boa estrutura física para os funcionários

Contras: empresa passa atualmente por uma grande mudança estrutural causando o fechamento de algumas unidades visando um melhor aproveitamento no seu processo produtivo.

Carta (não tão) aberta à Cultura Restoque

Prós: Pessoas do dia a dia, tornam o ambiente leve e harmonioso. Realmente não há discriminação dentro da empresa, todas as pessoas com todas as sua particularidades e peculiaridades são aceitas e tratadas com igualdade na possibilidade de crescimento e oportunidades de carreira. Isso é lindo e raro :)

Contras: Dado que feedback foi um dos temas abordados na introdução a cultura Restoque, acredito na boa intenção e melhora que o meu pode trazer, contanto, escolhi permanecer em sigilo uma vez que minha família depende do meu salário e que sei, por experiência, que aqui na Restoque mérito, competência nem sempre estão acima do seu crivo. E digo com todo respeito, saber dar, mas principalmente receber, feedback é um skill indispensável a qualquer líder. Assim, que fique clara e sincera a minha vontade de sentar à sua frente e dizer tudo isso aberta e transparentemente, como dito que aqui e nossas relações como UM time só devem ser. Mas, nem eu, nem nenhum de seus funcionários se sente à vontade para tal abertura, sinceridade e transparência. Aqui, vive-se uma cultura de medo constante de ser desligado. Não há planejamento de desenvolvimento de colaboradores, avisos de desempenho, suporte para melhoria e compreendimento do porque da queda de desempenho, sem mencionar o comentário constante de que uma de suas funcionárias foi desligada pelo simples fato da aparência dela não te agradar. Eu, particularmente custo a acreditar nisso, mas tenho a certeza de que ter essa imagem frente a quem você entrega a vida de sua empresa, é prejudicial a própria. Um ponto que me salta aos olhos se refere a lei Art. 458 da CLT: "Além do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas." Certo não ser obrigação dar vale alimentação, ou ter-se valor mínimo para tal benefício podemos dizer que aqui estamos dentro da lei. Porém, sabido das horas trabalhadas e permanecidas no escritório pelos seus funcionários e ainda das práticas de mercado, das tendências do mundo, da situação econômica brasileira e do valor da nossa moeda, o valor do vale refeição é irreal e beira ao punitivo, independente se há UM prato disponível na cantina por este valor, por ser de muito frívola conclusão que o mesmo prato de comida todo os dias além de ser o que foi supracitado é incoerente com uma dieta equilibrada e saudável. Outro ponto que me chamou atenção na introdução da Cultura Restoque foi quando dito da intenção de desenvolver e reter talentos e isso não vem logo após ao parágrafo de cima por coincidência... Não existe mistério do porquê de grandes empresas como Google e Facebook terem crescido tanto e levarem para si e desenvolverem os melhores talentos, a qualidade de vida proporcionada a seus colaborados e a visão clara de que o ativo mais importante e mais valioso de uma empresa é seu ativo humano. Não há amor a marca, a empresa, ao lavoro que exista se seu trabalho não lhe proporciona a qualidade de vida que se deseja, ou que se pode comparar no mercado. No fim, tudo é uma comparação ao possível, disponível e a tendência de mercado. O banco de horas é algo que transcende ao atraso da cultura Restoque mas que infere na qualidade de vida dos colaboradores. Não é mais compatível com a realidade do mercado de trabalho e com a tendência que todas as empresas vem mostrando, por exemplo, não haver a opção de home office ou obrigar os funcionários a permanecerem determinadas horas no escritório mesmo em dias em que isso não é necessário. Todos sabemos que a demanda de trabalho de qualquer área, em qualquer empresa, é variável. Tal inflexibilidade e pensamento nos remete a outra época. Nos dias em que seus funcionários estão ociosos na empresa batendo meta de horas eles poderiam realmente estar se desenvolvendo como melhores funcionários, não apenas estudando, fazendo cursos e treinamentos mas tendo tempo hábil de cuidar do bem estar, da saúde, fazer atividades fícias, consultar médicos de rotina que são cada vez mais necessários (como psiquiatras e psicólogos por exemplo). O desejo de querer funcionários que amem o que fazem, que esperam transcender metas, que seja disruptivos e que lutem como objetivo de vida pela empresa é autentico e justo, mas sem as mudanças que aqui precisam ser feitas para que os colaboradores tenham tal postura e ânimo, este desejo se transforma em hipocrisia. E esta hipocrisia é medível e visível in e out cia apenas analisando o grande turnover da Restoque, o que não é bom para ninguém, é sabido que os valores que as empresas podem gastar com as rescisões costumam variar, mas podem gerar um custo muito alto para a empresa, podendo chegar até o equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo, sem contar os custos de transição de empregados e substituição de funcionários... uma pessoa que entra em uma nova área demora aproximadamente 6 meses para começar a gerar todo o valor que ela é capaz de agregar à empresa, dentre estes 6 meses se perde parte do lucro que essa pessoa poderia ter gerado, isso inclui o custo de tempo agregado a constantes mudanças de cadeira. É também sabido e registrado no SENAI que “É fundamental evitar fatores que causam de um alto índice de turnover, que podem estar diretamente ligados à motivação no ambiente de trabalho. Quando essa for baixa, torna-se urgente que a empresa examine o seu ambiente humano e descubra as causas para agir e saná-las, melhorando o clima organizacional.”. É feio de ver os funcionários sentados na calçada ou do lado de fora no chão por não haver espaços disponíveis. Um bom líder inspira, não faz temer ou gera insegurança. Para finalizar, vimos um tópico sobre melhor utilização e economia de recursos. Neste tópico vou apenas sugerir mudanças que agregariam valor a empresa e que na conjuntura mundial de conscientização da importância do meio ambiente, da ecologia e valor de mercado exorbitante das empresas inovadoras neste mercado, a Restoque se mostra congelada e alienada: 1. Coletor fixo no chão (para evitar roubos e depredamento) de bitucas de cigarro na calçada para eventual reciclagem das mesmas, a calçada da empresa é muito abusiva na quantidade de bitucas e nem lixo temos 2. Coletor e separador de lixo nas mesas, simplesmente colocando 2 lixos para cada colaborador, um para mat. orgânicos e outro para recicláveis, com a promessa de realmente reciclar. 3. Dispenser de descarte de papeis para reciclagem ao lado de cada impressora, considerando o alto índice de erro e impressões desnecessárias feitas tanto pela máquina, como por pessoas. 4. Incentivar o uso de copos de café não descartáveis e futuramente extinguir a oferta dos copos de plástico na cia. 5. Colocar chuveiro higiênico em pelo menos uma das baias de cada banheiro evitando o uso expressivo de papel higiênico e contribuindo para a higiene e saúde dos usuários (fácil de localizar pesquisas que compravam este ponto).

Ambiente autoritário, desmotivativo, desconfortável e péssima gestão

EstoquistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Oferecem Vale-refeição de benefício, oferecem treinamento para os funcionários, não atrasam o salário e cumprem certinho a escala de folga 6x1

Contras: A empresa Restoque é dona da marca de vestuário Le Lis Blanc, não recomendo para ninguém. Empresa sem ergonomia nenhuma de trabalho. Você é contratado para ser vendedor, estoquista, mas depois de algumas semanas começam a mandar você para lavar o chão do banheiro, varrer a escada, varrer e passar pano na loja inteira, passar aspirador de pó no carpete e tudo isso trabalhando oito horas de pé sem poder sentar. A empresa não fornece uniforme completo, mas se sentem no direito de exigir que o funcionário trabalhe todo de preto, inclusive sapatos. O funcionário tem que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar um sapato preto. O vale-refeição e as condições de pausa para descanso são precárias, pagam apenas R$ 12,00 de vale refeição, mesmo sabendo que a região é cara e, quem opta por levar marmita tem que se alimentar se equilibrando na cadeira do estoque porque não tem mesa, não tem um refeitório apropriado para os funcionários almoçar. Como todo sistema capitalista, adoram cobrar produtividade dos funcionários mas não se importam com a ergonomia do ambiente de trabalho. O ar condicionado da loja, por exemplo, sempre fica em torno de 19º C e quando algum funcionário resolve pedir para aumentar, você recebe a seguinte resposta de que "a loja precisa vender casacos e por isso tem que deixar com o ambiente frio", e enquanto a saúde do funcionário é a que menos importa ali para eles. Demoram para pagar o vale transporte quando você é funcionário novo e ainda sim não fazem reembolso dos dias que você trabalhou com o seu próprio dinheiro. A empresa tem sistema de câmeras em cada canto da loja, mas mesmo assim obrigam você a abrir sua bolsa, até a carteira pedem para abrir desconfiando que você está roubando algo. Ambiente autoritário, desmotivativo, desconfortável, péssima gestão, demissão em massa de funcionários, salário incompatível com as atividades exercidas e, que equivale ao preço de uma blusinha. Sem chance de crescimento na empresa.

Conselhos para presidência: Melhorem a ergonomia de trabalho e salário, não desvirtuem funções dos funcionários.

Qualidade de Vida x Beneficios

Assistente de Compras

Prós: Dependendo da marca para a qual trabalhe, é possível ter ótimos colegas de trabalho, que irão trabalhar em parceria, sempre ajudando um ao outro, assim como uma gestora que acredite no seu trabalho e escolha transmitir o que sabe, mas já alerto que não é a realidade em todas as marcas do grupo.

Contras: Não há espaço de descanso para os funcionários, haviam 2 sofás que foram retirados, algumas pessoas sentam do lado de fora no chão no intervalo. O VR é de 12 reais por dia, o que é insuficiente para a região, alegam que o refeitório vende pratos no valor, mas são de péssima qualidade.

Conselhos para presidência: O bairro não possui lugares para os funcionários frequentarem durante do almoço, seria legal prover um local de descanso, por exemplo bancos na entrada. Melhorar o VR, que não condiz com a realidade da região, além de reformar o refeitório para que possam desfrutar de um ambiente agradável no horário de almoço. O ambiente do refeitório é muito barulhento e não há microondas o suficiente e geralmente estão quebrados ou não esquentam bem, gerando filas.

Poderia ter área de descanso para funcionário.

Assistente de Administração

Prós: A Localidade é ótima, perto da estação e tem uma Van que leva e busca as pessoas, o espaço é amplo e bem agradável, tudo limpo e organizado..

Contras: Não tem nenhuma área para o funcionário descansar, tinha dois sofás, tiraram tudo e fizeram varias salas, somos obrigados a passar a hora do almoço inteira dentro do refeitório que não é grande e barulhento. O vr é 12 reais, muito pouco, não conseguimos comer aqui com esse valor.

Conselhos para presidência: Aumentar o Vr porque é muito pouco e dar espaço para o funcionário descansar.

Positiva

Gerente

Prós: Pessoas relacionamento oportunidades apoio tránsparencia agradável diálogo salários negociações prazos crescimento vínculo respeito maior grupo de moda do país

Contras: Falta de organização de alguns processos internos tornando as demandas mais lentas . Precisam ter maior conhecimento e entender as diferenças d enxada região do país.

Conselhos para presidência: Continuem contratando bons profissionais e sobretudo humanizados

Uma empresa ótima para trabalhar

Auxiliar de EstoqueEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Uma empresa muito boa ponto positivo é que lá tem muitas chances de crescer dentro da empresa os benefícios tbm são muito bons e a localização

Contras: Ponto negativo é que tem muitos chefes lá que tão lá por tá porque eles não sabe de quase nada do trabalho e eles beneficia outras pessoas que não tem nada a ver

Conselhos para presidência: Manda alguns chefes embora

Restoque

Descrição:A Companhia foi fundada em 1982, sob o nome Restoque Comércio de Roupas Ltda., por Waltraut Irene Plebst Guida e Rahyja Calixto Afrange, duas renomadas profissionais do mercado de moda brasileiro, com experiências acumuladas de 34 anos. Em 1988, Waltraut Guida, responsável pela parte de estilo e desenvolvimento de produtos, e Rahyja Afrange, responsável pela área comercial, criaram a marca Le Lis Blanc, com o objetivo de desenvolver um negócio de moda feminina direcionada ao público de alto padrão aquisitivo. Hoje, com mais de 20 anos de atuação, a Companhia acredita que a Le Lis Blanc tornou-se referência nacional em termos de sofisticação, estilo e qualidade.