Como é trabalhar na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)?

Propósito nobre e cultura interna obsoleta e incoerente

Prós: - Inovação tecnológica voltada ao ensino e pesquisa nacionais;
    - Engajamento de algumas áreas pela melhoria efetiva da qualidade do que é oferecido pela RNP.

Contras: - Diretoria centralizadora;
    - Não sabe reconhecer e cuidar de seus talentos. Ao contrário, praticamente são expulsos por falta de incentivos.
    - Falta de critérios de todo tipo, principalmente no que tange ao privilégios de alguns gestores desqualificados;
    - Cultura interna extremamente distante dos Valores Organizacionais.

Modelo de trabalho engessado

Analista de Operações Pleno

Prós: O horário de trabalho é flexível, a localização da empresa é boa. O nível de cobrança não é excessivo e não há necessidade de trabalhos além do horário.

Contras: Não há perspectiva de crescimento. A empresa é um pouco engessada, atrelada ao sistema público e isso se reflete no modo de trabalho, com funcionários desmotivados e desinteressados.

Conselhos para presidência: Trabalhar no reconhecimento de cargos abaixo de gerência.

Uma empresa normal

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente agradável as pessoas são entrosadas o conhecimento se discemina. A empresa é limpa, há alguns diversos trabalhos desafiadores e inovadores.

Contras: Um ambiente estressante, as vezes havia necessidade de fazer horas extras, reuniões infinitas, falta de prioridade nas atividades, algumas atividades eram ambíguas

Conselhos para presidência: Diminuir a burocracia interna

Paga-se bem, porém ambiente de trabalho não agrada

Analista de RedesEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Empresa inovadora de tecnologia, gerentes acessíveis.

Contras: Ambiente de trabalho extremamente desconfortável, possui pouco espaço para muitos funcionários.

Conselhos para presidência: Elimine os fofoqueiros e melhore o local físico de trabalho, isso tornará o dia a dia muito mais agradável. Como uma empresa de tecnologia, home office deveria ser padrão ao menos 3 vezes na semana.

Boa empresa mas muito devagar

Analista de Segurança Sênior

Campinas, SP

Prós: Conceito da organização e ambiente de trabalho flexível

Contras: Falta de visão e planejamento das diretorias e gerências Decisões lentas e incoerentes Não existe cobrança ou acompanhamento dos resultados Não existe priorização

Empresa pra quem já cansou de trabalhar

Analista de Operações Pleno

Campinas, SP

Prós: Ambiente agradável, diversidade de projetos

Contras: Falta investimento nos funcionários, excesso de viagens, sem plano de carreira

Um excelente lugar para trabalhar e aprender

Analista de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótima integração das equipes da empresa, gestores concientes e altamente atualizados. Projetos interessantes e inovadores. Por trata-se de uma NREN todos os funcionários tem acesso as universidades e por tabela boas oportunidades para pós-gradução

Contras: O fato do orçamento e atividades estarem diretamente coligadas ao governo federal e não ter outras fontes de receitas fica suscetível e cortes significativos em projetos importantes para sociedade como é o exemplo do projeto Rute.

Empresa boa para obter experiência em administração de redes e suporte a usuários.

Prós: Aquisição de conhecimento técnico em redes, ótima infraestrutura e equipe qualificada. Possibilidade de progressão do salário a cada seis meses. Horário flexível.

Contras: Difícil contratação, pois é uma empresa governamental e a promoção é feita por seleção em concurso público, dificilmente com abertura de novos editais.

Empresa boa

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: As pessoas, Eu gostava da empresa, era divertido trabalhar lá.

Contras: A distancia entre a minha casa. Desorganização, falta de alinhamento estratégico.

No geral, é uma ótima empresa para se trabalhar.

Analista de TIEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Salário, ambiente de trabalho, local de trabalho, oportunidade para trabalhar com novas tecnologias.

Contras: Pouca chance de crescimento na empresa.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Descrição:A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.

Desde 2002, é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Saúde (MS), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).