Como é trabalhar na Red Bull?

Horizonte de possibilidades

Marketing Manager

Prós: A Red Bull é muito alto astral! É uma das únicas empresas que eu conheço que um estagiário consegue dar uma ideia que pode virar um evento, campanha ou mesmo procedimento na cia em escala global. Liberdade para criar e se expressar. Horizontal, sem hipocrisia. A hierarquia serve aos funcionários e não o contrário. A Red Bull é aquele amigo que olha nos seus olhos e diz: manda brasa! É uma escola, onde há muito para se aprender, colocando a mão na massa.

Contras: Demanda muito da sua vida pessoal e tempo livre. Ou você vive a Red Bull ou a deixa. Não dá para ficar trabalhando tranquilo. Não é um lugar tranquilo para se trabalhar. Tudo é muito intenso. É um ponto negativo dependendo da pessoa que estiver trabalhando na empresa.

Conselhos para presidência: As pessoas são a chave do sucesso. Tudo é uma troca. A partir do momento que a empresa começa a agir como empresa, perde sua humanidade, e tudo aquilo que fez a Red Bull chegar onde chegou, vai por água abaixo. A Red Bull é um estilo de vida. Quem tem estilo de vida não é a empresa, e sim as pessoas. Quando isso acabar, a Red Bull acaba.

Student Brand Manager - SBM

Prós: Melhores pessoas, divertida, inovadora, dinâmica, ótimas experiências de vida e líder de mercado.

Contras: Não dissemina conhecimento (planejamento estratégico e estratégias de negócio retidos na gerência) - um SBM faz o que faz, sem saber porque o faz... nem saber resultados numéricos.
    Chefes as vezes muito jovens, sem experiência alguma em administração, RH, financeiro, ou até mesmo marketing - se atém apenas no visual e preocupam-se com apresentação do relatório para dentro da empresa, mas não com a experiência e resultado das operações.

Uma empresa que foi incrível um dia mas que perdeu a mão e ficou presa nos anos 90.

Trainee de Marketing

Prós: Autonomia nos projetos. Projetos interessantes. Programas de marketing legal. Algumas pessoas queridas. Para a área de marketing, trabalhos com assuntos muito interessantes. Muito estratégica. Todo dia é um desafio intelectual. É preciso pensar muito, o que é estimulante. Bastante responsabilidade atribuída. Possibilidade de se envolver com outras áreas e aprender sobre a cadeia toda.

Contras: Muito hierárquica, burocrática. Pouco inovadora. Muito presa à guidelines. Muita pressão, retrógrada nos processos. Pouco receptiva a novas ideias e à tecnologia. Trabalho individual muito valorizado, não o trabalho coletivo.

Conselhos para presidência: Deveria ser mais adepta a processos dinâmicos e menos burocráticos. A ferramentas tecnológicas inovadoras e colaborativas. A visão de trabalho ainda é muito antiga, presencial, de "ser conhecido na firma". As pessoas ainda ficam se mandando planilhas individuais no excel, acho isso uó. Demora um tempão.

Boa empresa para iniciar sua carreira, péssima para médio-longo prazo.

Especialista

Prós: Empresa de clima descontraído, produto e marca sensacionais, pessoas jovens. O clima é mais leve de que na média das empresas do mercado, é fácil fazer amizades, sem horários fixos (mas você acabará trabalhando mais que o ideal) e sem Dress Code.

Contras: Não há meritocracia na empresa. Os anos trabalhando, aqui me dão propriedade para falar que todas as promoções e aumentos são dados de acordo com o relacionamento pessoal, puxasaquismo e politicagem. Se você procura por meritocracia e senso de "justiça" a Red Bull não é o lugar. O RH sequer tem métricas para mensurar se um funcionário deve ser promovido ou não, não há um plano de carreira claro com os objetivos que você deve atingir para ser cotado a ser promovido. O único critério é sempre o "querer" dos diretores. Enquanto uns entregam sólidos resultados há anos e recebem o mesmo que novatos, outros, simplesmente por se darem bem com os gestores, recebem múltiplas e seguidas promoções e aumentos, sem ter necessariamente entregado o suficiente para isso. Além do mais, no geral, os salários são um pouco abaixo do mercado. É ideologia da empresa pagar salários mais baixos e tentar atrair e reter pessoas pelos seus benefícios (Carro pra quem trabalha na área comercial, Iphone, Notebook, Ipad e Red Bull à vontade no escritório) e tentam fazer a lavagem cerebral que é muito melhor trabalhar na Red Bull do que em outras empresas: Clima descontraído, horário flexível (desculpa para você trabalhar de 10 a 12 horas por dia), empresa a frente das demais, sem dress code, etc o que eles classificam como "intagível" "amor a marca". Tudo balela para te convencer a ficar satisfeito em ganhar menos.

Conselhos para presidência: Procurem ser mais justos e olhem para pessoas pelas entregas efetivas e história de cada um. Pessoas devem ser recompensadas e desenvolvidas na mesma proporção que entregam e contribuem pela empresa e não por relacionamento.

Grande oportunidade de aprendizado em pouco espaço de tempo

Especialista de Marketing

Prós: Ambiente de trabalho jovem, inovador e corajoso para tomar decisões difíceis.
    Boa oportunidade de crescimento no médio prazo.

Contras: Empresa jovem demais e com liderança muitas vezes inexperiente. Excesso de relações pessoais comprometem a cultura de meritocracia.

"O pior cego é aquele que não quer ver"

FuncionárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Você tá o tempo inteiro conhecendo pessoas novas, grande parte delas são super receptivas e sempre rolam viagens. Além disso, o tempo inteiro os gestores diretos dão treinamentos. A empresa também te possibilita um grande aprendizado na sua área e em todas as outras, tudo depende do seu nível de interesse.

Contras: Um dos pontos mais negativos da Red Bull é a gestão dela, o favoritismo em cima das mesmas pessoas, a desvalorização de alguns lugares. Além disso, há um número muito escasso de funcionários em algumas áreas o que faz com que o trabalho deles fique sobrecarregado, sem dar como retorno uma boa remuneração.

Conselhos para presidência: Fique de olho nos gestores, nem todos são justos, melhore a remuneração e valorize mais quem merece.

Boa escola para único de carreira; péssimas perspectivas de crescimento e valorização interna

Analista de Marketing

Prós: Clima organizacional, liberdade para dar ideias e interagir entre departamentos dentro dos diferentes níveis hierárquicos, escola no que diz respeito a conhecimentos de branding, ótimas oportunidades de networking.

Contras: Não há plano de carreira, funcionários passam anos na mesma função sem reajustes salariais, remuneração baixa, funcionários pouco valorizados, movimentações e promoções internas questionáveis.

Conselhos para presidência: Mais humildade e transparência nas relações/comunicações. Ouvir mais.

Lifestyle

Prós: Muito aprendizado e liberdade, todos tentam te ajudar da maneira que pode!

Contras: Turnover muito alto e má remuneração em cargos mais altos

Sonho de qualquer jovem

Prós: - Empresa incrível no âmbito de liberdade de expressão de ideias e crescimento rápido em troca de baixo salário, gerentes ganham pouco mas chegam no cargo com 25 anos;
    - Muitos treinamentos disponíveis em todas as áreas da empresa e total liberdade de oferecer seu tempo livre a outras areas tb;
    - Escritório incrivel, café da manha e lanches durante todo o dia (red bull open)
    - Toda ultima quinta feira do mês tem um happy hour tematico (ligado ao mundo red bull)

Contras: Não há plano de carreira, depende completamente do seu desempenho, só os fortes sobrevivem

Empresa maravilhosa, mas cuidado com os coxinhas

Wings TeamEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Melhor empresa do mundo para se trabalhar, ambiente ótimo, flexível, muito aprendizado, chance de crescimento, marca diferenciada, não tem quem não saia orgulhoso de trabalhar na empresa

Contras: A efetivação de pessoas que nada tinham em comum com os valores da empresa "encoxinhou" o ambiente de trabalho que antes era leve e descolado, muitas fofocas, e gente mala mesmo sem profissionalismo querendo puxar o tapete, a parte boa é que é uma excessão.

Conselhos para presidência: Empresa maravilhosa, apenas recomendaria entregar aos cargos de chefia pessoas que tenham mais a ver com a marca. Como era no ano que eu entrei, infelizmente quando sai o marketing já não era mais o mesmo

Red Bull

Descrição:A Red Bull foi fundada em 1987, na Áustria, por Dietrich Mateschitz e é uma empresa que desenvolve e comercializa bebidas energéticas sem álcool. Atualmente, os produtos da Red Bull são comercializados em mais de 140 países ao redor do mundo, com venda de mais de 3 bilhões de latas anualmente. A companhia também está presente em diferentes esportes. Comanda equipes de futebol que carregam seu nome, como o Red Bull Brasil, de Campinas (SP), e até mesmo equipes de automobilismo, sendo a atual tetracampeã no Mundial de Fórmula 1.