Como é trabalhar na Red Balloon?

Dinheiro na mão, educação no chão...

Professor

Prós: Ambiente colaborativo, boa estrutura para trabalhar, hora aula melhor que a média das escolas de Inglês, boa assistência da coordenação e bom material didático. Outra coisa boa é poder ser sócio do SESC como comerciário.

Contras: Alunos são clientes, o que implica que dificilmente serão reprovados, mesmo quando seria necessário, logo professor fica sem autoridade para com as crianças, afinal o que importa é manter alunos, não se pode desagradá-los! Benefícios esdrúxulo como vale-alimentação que mais parece vale coxinha (163 reais mensais em 2017), não há plano de saúde. A hora aula parece maior, à primeira vista, no entanto há muito mais burocracia, papelada e atividades a serem feitas pelo professor, o que deixa você se sentindo mais e mais explorado...

Conselhos para presidência: Aumentar a hora/ aula pois é incondizente com a quantidade de burocracia, papel e atividades pedidas aos professores. Lucro deve ser consequência do trabalho bem feito, não o contrário...

Trabalhar no Red Balloon

Professora

Prós: Eu gosto do ambiente de trabalho, da função exercida, da gestão, dos feedbacks e do aprendizado diário. Os coordenadores sempre promovem reuniões interessantes.

Contras: Acredito que, pela qualidade do trabalho exigida, a empresa deveria aumentar a remuneração ou ter algum plano de carreira para desafiar os profissionais.

Boa empresa para quem gosta de cuidar de crianças

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário decente, empresa muito correta em tudo que faz. Se interessam em investir na qualificação do professor. A jornada de trabalho não é tão longa o que possibilita tempo para investir nos estudos.

Contras: Falta auxílio do plano de saúde e o vale alimentação é pouco. Praticamente não se diferenciam as funções de professores e auxiliares de classe o que faz com que o professor tenha que não somente dar aula mas também alimentar e cuidar das necessidades higiênicas das crianças. O público alvo são crianças na primeira infância que necessitam de todo tipo de cuidado, pois ainda são bem dependentes.

Conselhos para presidência: Contratar funcionários para que apenas cuidem da parte da alimentação e higiene das crianças e deixar para os professores apenas a função de ensinar.

ProfessoraEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa metodologia, bons profissionais. São bem atentos às necessidades dos professores e fazem o possível para ajudar quando necessário. Ótimo.

Contras: Muito rígidos quanto à metodologia. Apesar de ser necessário, às vezes o professor precisa mudar um pouco as coisas, pois trabalhar com crianças não é previsível.

Bom lugar para trabalhar

ProfessoraEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Bom ambiente de trabalho, treinamento anual dos funcionários e forte acompanhamento da coordenação, bem como aulas já preparadas para o ano todo.

Contras: Não há grande perspectiva de crescimento apesar de ter plano de carreira. O salário tende a permanecer baixo ao longo da carreira inteira do profissional.

Eu recomendo.

Instrutor de Inglês

Prós: O método de ensino da Red Balloon é muito eficaz e prazeroso de se trabalhar. Ótimo ambiente de trabalho com grande suporte da coordenação e professores mais antigos. 60 dias de férias remunerados por ano a partir do segundo ano de trabalho. Plano de carreira. Trabalho de segunda à quinta.

Contras: A empresa poderia oferecer mais benefícios aos seus funcionários, tais como vale-refeição e assistência médica. O aumento salarial quando o professor sobe de nível não é muito significativo.

Há escolhas melhores

Assistente de Coordenação Pedagógica

Prós: Os alunos gostam da metodologia, as aulas são divertidas e permitem que professor/aluno criem um vínculo legal. É exigido bem pouco dos professores em termos de observação de aula e crescimento profissional.

Contras: Não há benefícios e as chances de crescimento são pequenas. Não há aumento de salário além do dissídio. É esperado que se trabalhe além do horário de trabalho sem ser pago, também não há banco de horas. Não investem em crescimento profissional.

Vale a pena!

Professor

Santos, SP

Prós: A escola dispõe de muitos recursos. As aulas já estão preparadas no manual, é necessário apenas moldar a sua turma caso necessário. É constante ser pedido para dar aulas extras, o que aumenta o salário.

Contras: Não oferece benefícios consideráveis. VR bem baixo, plano de saúde pago 100% pelo empregado.

Mixed feelings

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: A metodologia é muito divertida e o material é interessante para os alunos e para o professor trabalhar. Há diversos eventos, nos quais você pode ter mais contato com os alunos fora de sala de aula e também ganhar uma graninha extra.

Contras: Nunca o trabalho que você faz é suficiente. Como é uma franquia, imagino que isso seja variável de acordo com cada escola. Números estavam sendo mais importantes do que o efetivo aprendizado dos alunos e o relacionamento da equipe. Coordenação perdida entre exigências da direção e contato com os professores.

Conselhos para presidência: Estar ciente de que há vida fora do trabalho!

Paga por hora e exige trabalho extra não pago do profissional

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Não trabalhava às sextas feiras porque não há turmas nesse dia. Quem precisasse de uma grana extra, poderia se oferecer para ir dar aula de reforço. A escola tenta agradar os professores com presentes e mais dias de férias.

Contras: Escola abusa dos professores horistas: tem que chegar mais cedo e sair mais tarde e só receber o valor hora/aula. Muita papelada pra preencher, sem ser remunerado. Salário super baixo para uma escola tão cara. Um monte de reuniões que não são pagas. Eles sempre alegam que é para sua própria formação.

Red Balloon

Descrição:Fundada em 1969, pelo casal Raquel e Moisés Lam, a Red Balloon se destacou por oferecer desde o início, além do ensino de inglês, atividades artísticas, culinária, teatro e música.
Hoje comandada por Guilherme Mélega, a rede possui mais de 50 escolas no Brasil.

A escola traz uma ideia diferenciada, tendo um ensino exclusivamente feito para crianças e adolescentes, aplicado de maneira natural e divertida, respeitando suas necessidades e favorecendo a compreensão e interação com o mundo.