Como é trabalhar na Receita Federal?

Excelente órgão para se trabalhar.

Auditor Fiscal

Prós: Na atual lotação, Divisão de Tributação da Superintendência, há bastante estudo a ser feito. O trabalho em equipe é fundamental e, neste quesito, há muita convergência, muita colaboração mútua entre os auditores da Divisão, bem como nas relações com a Coordenação Geral de Tributação, órgão central, em Brasília. Ambiente de trabalho saudável, farto material de pesquisa e ótimo relacionamento.

Contras: Como nada é perfeito e tudo pode melhorar, os equipamentos e softwares disponíveis estão defasados. Poderia haver uma modernização no parque de informática da casa.

Conselhos para presidência: Trabalho em equipe, solidariedade, pro atividade, conhecimento, habilidade, ATITUDE, dedicação. Saber, saber fazer e, fazer.

Salário ótimo para o que se produz.

Auditor

Brasília, DF

Prós: Remuneração é o ponto forte. Ambiente físico também costuma ser muito bom. Nível cultural dos colegas costuma ser muito bom. Existe relativa flexibilidade de horários.

Contras: Existe grande desmotivação entre os servidores pois, na maioria das vezes, o servidor que tem disposição para produzir e sugerir inovações acaba desmotivado. Isso se dá pois não existem critérios de seleção de chefias. São escolhidos por serem amigos do chefe maior ou porque ninguém quer ocupar a função. Outro problema é que não existe cumprimento de metas. É inacreditável quem em 2018 a RFB não saiba, ainda, quantificar a produção esperada de cada servidor, de cada serviço/setor. Chega a ser ridículos que um servidor produza 20 e outro 7 e ninguém saiba dizer qual dos dois está produzindo o esperado.

Conselhos para presidência: Já passou da hora de criarem índices de produtividade sérios. Realmente de acordo com o esperado de quem trabalha 8 horas por dia(algo raríssimo). Dessa forma poderia "obrigar" os relapsos a se esforçarem mais. Todos saberiam que tem que bater a meta ou seria instados a explicar/justificar. Também é mais que na hora de implantar a quem tiver interesse o teletrabalho com meta + uma produção extra. obrigar alguém a comparecer ao local de trabalho, nas condições como é hoje, é fazer com que esse servidor fique desestimulado e até deprimido pois passará horas ouvindo queixas dos colegas.

Receita Federal na fronteira

Analista Tributário

Ponta Porã, MS

Prós: Estabilidade, boa remuneração.

Contras: Trabalho inicial na fronteira, com péssimo ambiente de trabalho, dificuldades em ter treinamento, pouco pessoal.

Vale muito a pena

Auditor

Brasília, DF

Prós: TUDO que vc possa imaginar na carreira de um profissional muito respeitado em seu ambiente de trabalho. Eu recomendaria esse emprego pra qq pessoa.

Contras: serviço público federal as vezes é um pouco massante. Muita burocracia e as coisas as vezes não andam como gostaríamos. Entretanto, acho que vale a pena

Receita Federal

Guarulhos, SP

Prós: Ampla opção de áreas de atuação, ambiente de trabalho bom, estabilidade, possibilidade de remoção para outras unidades da RFB, boa remuneração

Contras: Déficit de servidores aumentando a cada ano com aposentadorias e outras vacâncias, e também dadas as poucas vagas que têm sido abertas nos últimos concursos. Falta de treinamento, tanto relativo aos diversos sistemas da RFB, quanto à legislação pertinente, sendo necessário aprender pela experiência dos servidores mais antigos e/ou por conta própria.

Pouca atratividade para quem busca ser recompensado financeiramente pela sua qualificação profissional

Prós: Boa remuneração, diversidade nas atividades, possibilidade de trabalhar em qualquer ponto do território nacional, estabilidade, segurança, ambiente ético e profissional.

Contras: Ambiente de trabalho muitas vezes pesadões função do conflito entre os cargos, perspectiva limitado de promoção e crescimento na carreira, falta de incentivo à qualificação profissional e falta de reconhecimento do profissional mais qualificado.

Desvalorização do corpo técnico

Ribeirão Preto, SP

Prós: Relativa estabilidade Atividade socialmente relevante Bom ambiente de trabalho local

Contras: Desvalorização das pessoas Falta de investimento em capacitação Conflitos entre cargos e funções Gestão imediatista

Conselhos para presidência: Retomar a valorização das pessoas, lutando pela recuperação do padrão de vida dos profissionais e investindo na sua capacitação em todos os aspectos, incluindo experiências internacionais.

quero saber se meu salario é compatível com o mercado

Analista Tributário

Prós: Estabilidade, possibilidade de remoção

Contras: baixo numero de servidores, pouca evolucao salarial

Gosto de trabalhar onde eu trabalho.

Prós: Estabilidade, confiabilidade, seriedade

Contras: Serviço público não sabe motivar.

Trabalho em instituição pública

Auditor Fiscal

Prós: Salário. Horário flexíveis. Estatutário. Lei 8112 é muito melhor que a CLT

Contras: Trabalho chato. monótono, sem perspectiva de crescimento na carreira.

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.