Como é trabalhar na Receita Federal?

Salário ótimo para o que se produz.

Brasília, DF

Prós: Remuneração é o ponto forte. Ambiente físico também costuma ser muito bom. Nível cultural dos colegas costuma ser muito bom. Existe relativa flexibilidade de horários.

Contras: Existe grande desmotivação entre os servidores pois, na maioria das vezes, o servidor que tem disposição para produzir e sugerir inovações acaba desmotivado. Isso se dá pois não existem critérios de seleção de chefias. São escolhidos por serem amigos do chefe maior ou porque ninguém quer ocupar a função. Outro problema é que não existe cumprimento de metas. É inacreditável quem em 2018 a RFB não saiba, ainda, quantificar a produção esperada de cada servidor, de cada serviço/setor. Chega a ser ridículos que um servidor produza 20 e outro 7 e ninguém saiba dizer qual dos dois está produzindo o esperado.

Conselhos para presidência: Já passou da hora de criarem índices de produtividade sérios. Realmente de acordo com o esperado de quem trabalha 8 horas por dia(algo raríssimo). Dessa forma poderia "obrigar" os relapsos a se esforçarem mais. Todos saberiam que tem que bater a meta ou seria instados a explicar/justificar. Também é mais que na hora de implantar a quem tiver interesse o teletrabalho com meta + uma produção extra. obrigar alguém a comparecer ao local de trabalho, nas condições como é hoje, é fazer com que esse servidor fique desestimulado e até deprimido pois passará horas ouvindo queixas dos colegas.

Lugar para ter estabilidade.

Porto Alegre, RS

Prós: Estabilidade.. salário.... colegas... Local.. estrutura.. sistemas ... infraestrutura geral..... apoio de limpeza.. informática... E tudo mais.

Contras: Falta de liberdade e autonomia para mudanças. Sistema totalmente burocrático... Falta de inovação. Dificuldade em crescimento. Total dificuldade de ser reconhecido.

Vale muito a pena

Brasília, DF

Prós: TUDO que vc possa imaginar na carreira de um profissional muito respeitado em seu ambiente de trabalho. Eu recomendaria esse emprego pra qq pessoa.

Contras: serviço público federal as vezes é um pouco massante. Muita burocracia e as coisas as vezes não andam como gostaríamos. Entretanto, acho que vale a pena

Receita Federal

Auditor Fiscal

Guarulhos, SP

Prós: Ampla opção de áreas de atuação, ambiente de trabalho bom, estabilidade, possibilidade de remoção para outras unidades da RFB, boa remuneração

Contras: Déficit de servidores aumentando a cada ano com aposentadorias e outras vacâncias, e também dadas as poucas vagas que têm sido abertas nos últimos concursos. Falta de treinamento, tanto relativo aos diversos sistemas da RFB, quanto à legislação pertinente, sendo necessário aprender pela experiência dos servidores mais antigos e/ou por conta própria.

Empresa para aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa tranquila para se trabalhar, a parte de engenharia foi um grande aprendizado para minha vida, com profissionais dispostos a ensinar.

Contras: a bolsa auxilio era muito baixa e o vale transporte não era integral, sendo que necessitava de uma parte da bolsa ou quase toda apenas para o transporte

Conselhos para presidência: observar o valor da bolsa auxilio para estágiários

Pontual e objetiva

Orientador de Auto-atendimento

Prós: Me passaram uma visão geral da empresa e foi muito bom para minha compreensão da mesma, consequentemente fui muito bem integrado, e o ambiente armonioso faz muito bem para o dia a dia de um bom trabalho executado

Contras: O jeito que somos tratados por contribuintes mal humorados ou nervosos pela situações em que se encontra, não é do agrado de nós atendentes, porém nós colocamos em seus lugares para possamos atender - los da melhor forma

Conselhos para presidência: Deixar todos os cargos independentemente de hierarquia com mais dinamismo entre eles

Empresa pra quem gosta de ficar no banho maria

Estagiário AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Ambiente tranquilo, sem muita pressão ou coisa do tipo, fazendo com que seja bom trabalhar na empresa. Não existe muita cobrança por parte do pessoal.

Contras: Devido a estabilidade, muitos funcionários não se esforçam para fazer um trabalho melhor, só querem fazer seu trabalho até a hora de ir embora chegar.

Muito boa

Belém, PA

Prós: Bem estar dos funcionários, bons benefícios, chance de crescimento real, ótimos gestores, ambiente de trabalho e estrutura de excelente qualidade

Contras: Política interna desgastante, processos engessados, muita burocracia, algumas áreas com muito trabalho e outras com pouco, briga interna com cargo auxiliar.

Experiência ótima

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Experiência com impostos e malha fina, CPF. Atendimento a pessoas física no geral Nenhum atendimento a Pessoa jurídica. Desenvolvimento de problemas

Contras: Salário baixo, VT não paga inteiro, alguns analistas não ajudam o estagiário da forma que precisa. Sem oportunidade de carreira ou efetivação

Empresa muito boa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma das poucas empresas que ainda possui estágio com carga horária baixa, de apenas 4 horas diárias, possui infraestrutura e auxilio dos profissionais superiores.

Contras: Ponto mais que crucial é o salário muito abaixo da média de mercado, porém com carga horária baixa, e a não possibildade de efetivação, por ser órgão publico.

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.