Como é trabalhar na Receita Federal?

Empresa Boa para construir experiência

Apoio AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Brasília, DF

Prós: Gerente atencioso, cumprimentava a todos que trabalham na empresa. Funcionários prestativos auxiliava aos novatos e supervisores excelentes sempre nos auxiliando.

Contras: Alguns funcionários monta nas costas e deixam de fazer o serviço para andar pela empresa infelizmente isso atrapalha o bom andamento do serviço

Conselhos para presidência: Observar mais os funcionários

Estagiário Superior

Corumbá, MS

Prós: Ambiente legal, as pessoas são bem comunicativas, sempre há confraternizações, temos contato direto com o inspetor chefe da receita, contato com o público.

Contras: A remuneração acaba sendo muito baixa em relação aos outros órgãos estaduais e municipais, o único adicional que tem é o de vale-transporte, que é por volta de R$120,00.

Um bom lugar para aprendizado sobre IRPF e afins

Estagiário de Contabilidade

Prós: Um ambiente muito bom para aprender a parte tributária brasileira, atendendo e resolvendo problemas dos contribuintes perante a receita, estando bem próximo de procedimentos vistos em aula sendo aplicados ao vivo.

Contras: a ajuda em passagem está congelada em um valor muito abaixo do praticado atualmente fazendo que parte da ajuda de custo se perca em passagem, não há possibilidade de efetivação então lá só há o aprendizado

Conselhos para presidência: Atualize os valores das passagens!

Ótimo lugar pra estagiar

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: O ambiente é muito bom pra trabalhar, porque tem gente que mexe com muitos projetos fora daquilo, tipo teatro ou cinema, e a experiência é ótima também porque eles sempre instruem a gente do melhor jeito

Contras: A bolsa de salário poderia ser maior, mesmo sendo um estágio de 4 horas, tem outros lugares que pagam mais, não parece fazer jus ao nosso papel ali dentro.

Regime baseado em "castas"

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Estabilidade, localização - prédio localizado na presidente Antônio Carlos, que em frente ao fórum, no RJ. Fácil acesso por ônibus e metrô...

Contras: Remuneração, ambiente de trabalho, falta de valorização e diferença na tratativa dos servidores administrativos, que não são da carreira da receita federal

Conselhos para presidência: Usar a meritocracia e começar a valorizar o servidor dos quadros de apoio

Estágio setor público

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Limeira, SP

Prós: Ambiente agradável, pessoas dispostas a ajudar, relacionamento com os demais órgãos públicos, liberdade para fazer seu trabalho e amplo conhecimento

Contras: Baixa remuneração, baixo reconhecimento dos estagiários, carga horária é pequena o que algumas faculdades não reconhecem como estágio obrigatório

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor e reconhecer a mão de obra dos estagiários

Prós: Flexibilidade do horário, espaço conexão com academia, pebolim, ping-pong, maquina de bebidas grátis e pista de corrida.

Contras: Falta de comprometimento do supervisor, baixo salário, equipamentos para trabalho inferiores, desvio de função, carga horária maior que a estabelecida em contrato.

Brasília, DF

Prós: Salas climatizadas, Boa localização. Geladeira para uso dos funcionários, segurança, sala de meditação, psicólogos, chefes amigáveis comida.

Contras: Banheiros não são muito limpos, trabalho em um prédio mas tenho que bater ponto em outro prédio, em outro bairro. Alguns superiores são arrogantes. Muitos funcionários são preguiçosos e não trabalham.

Estagiário de Direito TributárioEx-funcionário, saiu em 2013

Goiânia, GO

Prós: Organizacao, bom ambiente, servidores bem instruidos e dedicados, cultura organizacional.

Contras: Nenhum ponto negativo.

Ótima oportunidade para iniciar a carreira.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Conhcer diversos processos de trabalho, entender a cultura de uma organização governamental, relacionamento com gerentes de cargos com representatividade nacional.

Contras: Não possui processo de efetivação, pois a contrataçao acontece somente mediante concurso. Cultura organizacional um pouco confusa e complexa.

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.