Como é trabalhar na Receita Federal?

Estagiário de Direito TributárioEx-funcionário, saiu em 2013

Goiânia, GO

Prós: Organizacao, bom ambiente, servidores bem instruidos e dedicados, cultura organizacional.

Contras: Nenhum ponto negativo.

Ótima oportunidade para iniciar a carreira.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Conhcer diversos processos de trabalho, entender a cultura de uma organização governamental, relacionamento com gerentes de cargos com representatividade nacional.

Contras: Não possui processo de efetivação, pois a contrataçao acontece somente mediante concurso. Cultura organizacional um pouco confusa e complexa.

Um lugar que te possibilitar amadurecer

Estagiário Administrativo

Salvador, BA

Prós: Nacional, 25 horas semanais, Interação com a equipe, aprendizado, oportunidade de palestras, acesso a Intranet com informações mas restritas.

Contras: Por enquanto, apenas o valor da bolsa. No mais as atividades desenvolvidas no estágio são de grande aprendizado. O valor agregado está também na equipe que conhecemos.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa estágio

Ótimo emprego

Auditor Fiscal

Prós: Emprego com boa flexibilidade e humanização do trabalhador. Grande estabilidade financeira e possibilidade de maiores salários ao assumir cargos de chefia.

Contras: Para aqueles que buscam liberdade de atuação não é o emprego ideal pois a estrutura hierárquica é rígida. Mesmo com alto salário o profissional não ficará rico.

muito bom

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2018

Bauru, SP

Prós: ambiente confortável, alta nível de educação, respeito, aprendizado máximo! Lugar extremamente bom, equipamentos de qualidade, o trabalho não é exaustivo

Contras: o único problema é o salário, o governo deveria investir mais nessa classe de trabalhadores da receita federal, pois fazemos algo realmente importante para a população

Conselhos para presidência: faça seu trabalho e respeite o que te pedem

Salário ótimo para o que se produz.

Auditor

Brasília, DF

Prós: Remuneração é o ponto forte. Ambiente físico também costuma ser muito bom. Nível cultural dos colegas costuma ser muito bom. Existe relativa flexibilidade de horários.

Contras: Existe grande desmotivação entre os servidores pois, na maioria das vezes, o servidor que tem disposição para produzir e sugerir inovações acaba desmotivado. Isso se dá pois não existem critérios de seleção de chefias. São escolhidos por serem amigos do chefe maior ou porque ninguém quer ocupar a função. Outro problema é que não existe cumprimento de metas. É inacreditável quem em 2018 a RFB não saiba, ainda, quantificar a produção esperada de cada servidor, de cada serviço/setor. Chega a ser ridículos que um servidor produza 20 e outro 7 e ninguém saiba dizer qual dos dois está produzindo o esperado.

Conselhos para presidência: Já passou da hora de criarem índices de produtividade sérios. Realmente de acordo com o esperado de quem trabalha 8 horas por dia(algo raríssimo). Dessa forma poderia "obrigar" os relapsos a se esforçarem mais. Todos saberiam que tem que bater a meta ou seria instados a explicar/justificar. Também é mais que na hora de implantar a quem tiver interesse o teletrabalho com meta + uma produção extra. obrigar alguém a comparecer ao local de trabalho, nas condições como é hoje, é fazer com que esse servidor fique desestimulado e até deprimido pois passará horas ouvindo queixas dos colegas.

Lugar para ter estabilidade.

Porto Alegre, RS

Prós: Estabilidade.. salário.... colegas... Local.. estrutura.. sistemas ... infraestrutura geral..... apoio de limpeza.. informática... E tudo mais.

Contras: Falta de liberdade e autonomia para mudanças. Sistema totalmente burocrático... Falta de inovação. Dificuldade em crescimento. Total dificuldade de ser reconhecido.

Vale muito a pena

Auditor

Brasília, DF

Prós: TUDO que vc possa imaginar na carreira de um profissional muito respeitado em seu ambiente de trabalho. Eu recomendaria esse emprego pra qq pessoa.

Contras: serviço público federal as vezes é um pouco massante. Muita burocracia e as coisas as vezes não andam como gostaríamos. Entretanto, acho que vale a pena

Receita Federal

Auditor Fiscal

Guarulhos, SP

Prós: Ampla opção de áreas de atuação, ambiente de trabalho bom, estabilidade, possibilidade de remoção para outras unidades da RFB, boa remuneração

Contras: Déficit de servidores aumentando a cada ano com aposentadorias e outras vacâncias, e também dadas as poucas vagas que têm sido abertas nos últimos concursos. Falta de treinamento, tanto relativo aos diversos sistemas da RFB, quanto à legislação pertinente, sendo necessário aprender pela experiência dos servidores mais antigos e/ou por conta própria.

Empresa para aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa tranquila para se trabalhar, a parte de engenharia foi um grande aprendizado para minha vida, com profissionais dispostos a ensinar.

Contras: a bolsa auxilio era muito baixa e o vale transporte não era integral, sendo que necessitava de uma parte da bolsa ou quase toda apenas para o transporte

Conselhos para presidência: observar o valor da bolsa auxilio para estágiários

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.