Como é trabalhar na Receita Federal?

Regime baseado em "castas"

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Estabilidade, localização - prédio localizado na presidente Antônio Carlos, que em frente ao fórum, no RJ. Fácil acesso por ônibus e metrô...

Contras: Remuneração, ambiente de trabalho, falta de valorização e diferença na tratativa dos servidores administrativos, que não são da carreira da receita federal

Conselhos para presidência: Usar a meritocracia e começar a valorizar o servidor dos quadros de apoio

Pode-se melhorar.

Arquiteto

Prós: Flexibilidade de horários e ambiente de trabalho.

Contras: Falta de cultura de projetos e estrutura.

Conselhos para presidência: Estruturar a sessão de engenharia.

Odiei!!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Niterói, RJ

Prós: Ambiente e as pessoas que trabalham lá.

Contras: Horário, remuneração, oportunidades....

Receita Federal na fronteira

Analista Tributário

Ponta Porã, MS

Prós: Estabilidade, boa remuneração.

Contras: Trabalho inicial na fronteira, com péssimo ambiente de trabalho, dificuldades em ter treinamento, pouco pessoal.

Estágio setor público

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Limeira, SP

Prós: Ambiente agradável, pessoas dispostas a ajudar, relacionamento com os demais órgãos públicos, liberdade para fazer seu trabalho e amplo conhecimento

Contras: Baixa remuneração, baixo reconhecimento dos estagiários, carga horária é pequena o que algumas faculdades não reconhecem como estágio obrigatório

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor e reconhecer a mão de obra dos estagiários

Um lugar que te possibilitar amadurecer

Estagiário Administrativo

Salvador, BA

Prós: Nacional, 25 horas semanais, Interação com a equipe, aprendizado, oportunidade de palestras, acesso a Intranet com informações mas restritas.

Contras: Por enquanto, apenas o valor da bolsa. No mais as atividades desenvolvidas no estágio são de grande aprendizado. O valor agregado está também na equipe que conhecemos.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa estágio

Eu suma, não é uma boa experiência.

Arquiteto

Fortaleza, CE

Prós: Boa estrutura, equipamentos, trabalho dinâmico e desafiador. Investe-se na capacitação dos servidores, com cursos e seminários em todo o país.

Contras: A Receita Federal é a casa dos Auditores Fiscais da RFB e Analistas Tributários da RFB. Eles se sentem donos da instituição e brigam entre si por melhorias nos seus respectivos cargos, que já são muito bem remunerados. Arquiteto lotado na Receita significa dizer que seu vínculo é com o Ministério da Fazenda, você é PECFAZ (Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda) e trabalha na casa alheia, no caso a Receita Federal. Não há quem lute por melhorias no seu cargo, pelo contrário, lutam para que toda e qualquer melhoria seja restrita para os donos da casa. Não conheço um único arquiteto ou engenheiro que atue na RFB e que não deseje ir para outro órgão. A sensação é de completo descaso com a categoria.

Boa para quem é da carreira de auditoria

Prós: Infraestrutura muito boa, corpo de servidores, no geral, bom, boa localização. Trabalhei num outro órgão público (estadual) e numa sociedade de economia mista, e considero que a Receita Federal não deixa a desejar quanto aos dois itens acima.

Contras: Se for Analista Tributário ou Auditor Fiscal, a política da carreira e dos salários é muito boa, entretanto, para as carreiras administrativas, acontece muito descaso das coordenadorias e diretorias.

É bom, mas podia ser melhor.

Auditor

Porto Alegre, RS

Prós: Ter uma carreira solida e de alto padrao e uma estabilidade. Ambiente agradavel e com bastante solidariedade entre os seus pares. Também possui boa estrutura.

Contras: Ter sempre o mesmo salario sem oportunidads de crescimento. Desvalorização da qualidade do servidor. O fato de ser chefe obter muitas responsabilidades e quase nenhuma retribuição.

Tranquilo, mas não agregou muito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Ambiente tranquilo e amistoso ! Não há muita cobrança nem pressão ! Normalmente os estagiários tem pouca demanda de serviços, e não tem muitas responsabilidades também.

Contras: Salário fora do mercado para estagiários, enquanto os servidores em geral ganham um valor infinitamente superior. Não tem oportunidades para efetivação por ser um órgão público. Não se aprende muito também.

Conselhos para presidência: Um pouco mais de investimento nos estagiários, é até uma questão de distribuição de renda.

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.