Como é trabalhar na Receita Federal?

Ótimo lugar pra estagiar

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: O ambiente é muito bom pra trabalhar, porque tem gente que mexe com muitos projetos fora daquilo, tipo teatro ou cinema, e a experiência é ótima também porque eles sempre instruem a gente do melhor jeito

Contras: A bolsa de salário poderia ser maior, mesmo sendo um estágio de 4 horas, tem outros lugares que pagam mais, não parece fazer jus ao nosso papel ali dentro.

Regime baseado em "castas"

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Estabilidade, localização - prédio localizado na presidente Antônio Carlos, que em frente ao fórum, no RJ. Fácil acesso por ônibus e metrô...

Contras: Remuneração, ambiente de trabalho, falta de valorização e diferença na tratativa dos servidores administrativos, que não são da carreira da receita federal

Conselhos para presidência: Usar a meritocracia e começar a valorizar o servidor dos quadros de apoio

Estágio setor público

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Limeira, SP

Prós: Ambiente agradável, pessoas dispostas a ajudar, relacionamento com os demais órgãos públicos, liberdade para fazer seu trabalho e amplo conhecimento

Contras: Baixa remuneração, baixo reconhecimento dos estagiários, carga horária é pequena o que algumas faculdades não reconhecem como estágio obrigatório

Conselhos para presidência: Aproveitar melhor e reconhecer a mão de obra dos estagiários

Prós: Flexibilidade do horário, espaço conexão com academia, pebolim, ping-pong, maquina de bebidas grátis e pista de corrida.

Contras: Falta de comprometimento do supervisor, baixo salário, equipamentos para trabalho inferiores, desvio de função, carga horária maior que a estabelecida em contrato.

Brasília, DF

Prós: Salas climatizadas, Boa localização. Geladeira para uso dos funcionários, segurança, sala de meditação, psicólogos, chefes amigáveis comida.

Contras: Banheiros não são muito limpos, trabalho em um prédio mas tenho que bater ponto em outro prédio, em outro bairro. Alguns superiores são arrogantes. Muitos funcionários são preguiçosos e não trabalham.

Estagiário de Direito TributárioEx-funcionário, saiu em 2013

Goiânia, GO

Prós: Organizacao, bom ambiente, servidores bem instruidos e dedicados, cultura organizacional.

Contras: Nenhum ponto negativo.

Ótima oportunidade para iniciar a carreira.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Conhcer diversos processos de trabalho, entender a cultura de uma organização governamental, relacionamento com gerentes de cargos com representatividade nacional.

Contras: Não possui processo de efetivação, pois a contrataçao acontece somente mediante concurso. Cultura organizacional um pouco confusa e complexa.

Um lugar que te possibilitar amadurecer

Estagiário Administrativo

Salvador, BA

Prós: Nacional, 25 horas semanais, Interação com a equipe, aprendizado, oportunidade de palestras, acesso a Intranet com informações mas restritas.

Contras: Por enquanto, apenas o valor da bolsa. No mais as atividades desenvolvidas no estágio são de grande aprendizado. O valor agregado está também na equipe que conhecemos.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa estágio

Ótimo emprego

Auditor Fiscal

Prós: Emprego com boa flexibilidade e humanização do trabalhador. Grande estabilidade financeira e possibilidade de maiores salários ao assumir cargos de chefia.

Contras: Para aqueles que buscam liberdade de atuação não é o emprego ideal pois a estrutura hierárquica é rígida. Mesmo com alto salário o profissional não ficará rico.

muito bom

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2018

Bauru, SP

Prós: ambiente confortável, alta nível de educação, respeito, aprendizado máximo! Lugar extremamente bom, equipamentos de qualidade, o trabalho não é exaustivo

Contras: o único problema é o salário, o governo deveria investir mais nessa classe de trabalhadores da receita federal, pois fazemos algo realmente importante para a população

Conselhos para presidência: faça seu trabalho e respeite o que te pedem

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.