Como é trabalhar na Receita Federal?

Tranquilo

Analista Financeiro

Franca, SP

Prós: Organização e distribuição de deveres além de oferecer cursos e trabalhos em outros ramos e possibilidade de mudar de cidade quando for necessario

Contras: É uma corporação que possui muitos conflitos entre seus próprios integrantes, tal como fiscais, auditores e analistas que sempre brigam e lutam pelo aumento do salário e se desentendem

Ótima

Analista Tributário

Juiz de Fora, MG

Prós: Os pontos positivos que considero na empresa Receita Federal do Brasil são a remuneração, a estabilidade e o órgão possuir sede em todo o país.

Contras: Os pontos negativos que considero na empresa Receita Federal do Brasil são e falta de benefícios, a enorme burocracia e a deficiência na gestão de pessoal.

Experiência de 3 anos real e com comprometimento.

Estagiário Superior

Prós: Príncipios como a legalidade, a ética, o respeito ao contribuinte. Pessoas que realmente estão assumindo sua missão de servir ao público. Objetividade e organização.

Contras: Os recursos escassos do governo federal, a burocracia extrema em certos pontos. Falha em sistemas informatizados para com o contribuinte. Falta de ponto eletrônico pode fazer pessoas falharem quanto aos seus horários.

Experiência de estagiário na Receita Federal.

Ponta Porã, MS

Prós: Grande experiência recebida devido ao número de funcionários de diferentes épocas e setores, contruibuindo para a visão geral da empresa e seu funcionamento.

Contras: Muita buracracia, tudo muito hierarquizado. Alguns funcionarios antigos ficam engessados sem prestar um bom serviço, passando funções a terceirizados.

Foi essencial para minha vida profissional

Limeira, SP

Prós: A estrutura do prédio é ótima, o ambiente é muito agradável e o pessoal capacitado, sempre que necessito de auxílio o encontrei em meus superiores.

Contras: Para os estagiários, o salário é extremamente baixo e as atribuições são pouquíssimas, só atendem telefone, organizam arquivos e às vezes auxiliam contribuintes. Falta treinamento para os estagiários entenderem melhor a rotina do trabalho.

Conselhos para presidência: Fazer treinamentos para os estagiários sobre os serviços que a receita presta para a população.

Parecer positivo, com ressalvas

Petrolina, PE

Prós: Os servidores são bastante competentes e disponíveis para ajudar. O trabalho é relativamente tranquilo, exceto períodos sazonais, de declaração de IR e ITR

Contras: A chefia deixa as coisas muito soltas, nas mãos de terceirizados que não tem competência e tem zero tato e preparo para lidar com qualquer pessoa abaixo dela, seja contribuinte ou estagiário. Faço referência aqui aquele velho clichê de jogar toda a culpa em estagiários, além de críticas extremamente negativas. Os servidores se atrasam muito, todos os dias

Conselhos para presidência: Assumir o papel de gestão, infelizmente há funções e decisões que não podemos terceirizar

Avaliação de estagiário

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Santos, SP

Prós: Pouca demanda de trabalho e carga horária reduzida (apenas 4 horas), tornando fácil conciliar o estágio e os estudos. Ambiente muito amigável. Grande possibilidade de aprendizagem.

Contras: Acredito que a bolsa auxílio seja muito baixa se comparada com outros estágios, entretanto, o valor está em conformidade com o tempo de trabalho.

Bom ambiente

Prós: Muito bom lugar de trabalahar, excelente instituição, muito organizado, com profissionais e chefe muito legais, quete tratam como merece e isso é legal

Contras: O ponto negativo do estagio da receita federal, é o salario... O bolsa auxílio é muito baixo, acredito que esse é o unico problema do estagio..

Bom ambiente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Muito bem estruturada, os equipamentos de teabalho São muito bons, os colegas de trabalho além de ser bons são muito legais, recomendo para trabalhar.

Contras: Salário ruim, eu acho que pelo trabalho que um estagiário da Receita faz, merecia ganhar um pouco melhor, 364 reais é quase uma piada, aprsar de ser apenas 4h por dia

Opção razoável

Auditor Fiscal

Salvador, BA

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala,

Contras: Há muita interferência política, podendo alterar bastante a situação da carreira de uma gestão para outra. Além de ter um teto que não pode ser ultrapassado, sendo um ponto negativo.

Receita Federal

Descrição:A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.