Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na RD - RaiaDrogasil?

Consultor de Beleza

Prós: A política da empresa é ótima, Prazer em cuidar.
    A empresa é um lugar onde há crescimento constante, todos os dias aprendemos coisas novas e estamos perto de outros funcionários muito competentes e experientes que possuem algo para nos ensinar a mais. Ela irá lhe valorizar da maneira certa, dando lhe oportunidades e expectativas novas sempre.

Contras: As jornadas de trabalho, escalas, poderiam ser repensadas em favor do funcionário ter mais disponibilidade para outras atividades de laser e conforto.

Conselhos para presidência: Prazer em cuidar, é o seu lema. Preze por seus funcionários, preza pela felicidade e conforto, para que sejam satisfeitos com a empresa. Preze por cumprir as promessas feitas a todos, de igual forma. Prazer em cuidar não é somente com os cliente, mas com todos que estão nos bastidores para que toda a empresa trabalhe e desenvolva bem.

Poderia ser uma excelente empresa para trabalhar.

Maringá, PR

Prós: Plano de carreira, pagamento do salário acima do mercado e em dia.

Contras: Vale refeição bem abaixo do mercado, adjuntos Gerentes despreparados, colaboradores com falta de comprometimento com a empresa.

Conselhos para presidência: Melhorar os métodos de avaliação e aumentar o feedback com os colaboradores antes de nomear gerentes e adjuntos em loja para que não comprometam nos resultados da empresa.

Grande crescimento profissional.

Campinas, SP

Prós: É uma excelente empresa pra se trabalhar. Tem um ótimo salário para um profissional farmacêutico. Tenho suporte pra tirar minhas dúvidas quanto a legislação farmacêutica e tudo mais. Melhor emprego que já tive no ramo de drogaria.

Contras: Infelizmente a empresa escolhe mal alguns gerentes. Alguns com péssimo "tino" gerencial, pessoas sem humanismo ou espírito de equipe. Pessoas despreparadas pra lidar com as diferenças individuais de cada ser humano. Com inabilidade pra justiça. Alguns gerentes tem o péssimo hábito de escutar apenas o funcionário puxa saco. Dando ouvido a fofocas e não buscando apurar a verdade, causando insatisfação e desmotivando alguns funcionários. Fui vítima da injustiça de gerentes despreparados e inexperientes na função, levando a equipe toda a desmotivação em levar a loja ao seu melhor.
    Entrei na empresa com uma visão totalmente diferenciada da que tenho hoje. Pois embora seja uma empresa de grande porte com excelente salário, mantém na administração de algumas de suas lojas, pessoas sem preparo ou jeito pra lidar com seres humanos. Pessoas que esquecem que pra atingir metas, tem-se que motivar os funcionários.

FarmacêuticoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: remuneração e plano de carreira

Contras: valor do auxílio alimentação, atividades que não condizem com a função de um farmacêutico (montagem de loja, limpeza de loja, divulgação da loja em semáforos, feiras livres, consultórios médicos, etc.)

Conselhos para presidência: Para função de divulgação de loja, deveriam sem contratados profissionais específicos para tal, como propagandistas, por exemplo. Aumentar o valor do auxílio alimentação para um valor digno. Melhorar na escala de trabalho, já que fica bem complicado para os funcionários que têm filhos principalmente.

Pior empresa que já trabalhei

Florianópolis, SC

Prós: Faz treinamentos dos funcinários e paga dia 15 e 30 do mês é só isso.

Contras: Escrevo este e-mail com extrema alegria por ter deixado de fazer parte da pior empresa que já trabalhei durante o meu curso profissonal: a Raia Drogasil. O primeiro valor a ser repassado, ainda no processo seletivo, é o de "Cuidar de perto das nossas pessoas". Este valor, repetido incansavelmente durante o tempo que prestei serviços à empresa, é o que torna risível e repugnante a forma como a mesma trata os próprios colaboradores. A seguir, relatarei algumas das principais decepções que tive: Principal: a empresa trabalha com quadro de funcionários extremamente reduzido, o que acarreta em sobrecarga de trabalho ao colaboradores ativos. Apesar da sobrecarga, a cobrança por resultados e indicadores é intensa. A empresa dá muito enfoque na satisfação dos clientes, enquanto trata os colaboradores como robôs escravos. A empresa é preconceituosa seletiva, alguns funcionários podem ter brincos, tatuagens e/ou não seguirem os padrões de vestimenta (normalmente a gerência), outros, não. Expansão agressiva e desorganizada. Abrem lojas incompletas e despreparadas para o atendimento ao público. O software de sistema é pouco intuitivo, "bugado" e mal organizado. Grande parte dos nomes dos medicamentos e outros produtos estão escritos errados ou abreviados, o que torna a busca no software inútil. A rede intranet é muito lenta! Quando não está fora do ar, demora muito a responder, o que estimula a impaciência dos clientes. Não tem internet nos computadores, o que torna inviável a busca de informações pelo farmacêutico para repassar aos clientes. O farmacêutico faz uma jornada de trabalho de 10h, sobrecarregado e em pé! O RH da região, pelo mesmo fato de estar sobrecarregado, não dá conta de atender às demandas e necessidades dos colaboradores. O valor de VR e plano de saúde que a empresa oferece é tão ínfimo que chega a ser piada interna entre os funcionários. Metas inalcançáveis (justamente para não pagarem a participação nos lucros e resultados aos colaboradores) desmotivam todos na loja. Principal motivo por que me afastei da empresa: gerência. A gerente quase nunca estava na loja, pois precisava ir a reuniões e/ou cobrir desfalques em outras lojas. Sendo assim, a filial ficava sob o comando dos supervisores de loja. Os superviores eram despreparados para lidar com pessoas, gerando cobrança seletiva e perseguição a determinados funcionários.

Conselhos para presidência: Não tratar os próprios funcionários como robôs escravos, quem faz a empresa são os colaboradores! Os chefões que ficam na salinha passando a canetada em "estratégias de vendas" não tem a menor noção do que estão fazendo, precisam descer e ver a realidade com os próprios olhos.

Após a fusão decaiu a qualidade de vida

Farmacêutico

Prós: Pagamentos sempre em dia.
    Salário acima da média.
    Oportunidades para plano de carreira são rápidos.

Contras: Vale refeição irrisório
    Não remunerar domingos e feriados
    Escala de trabalho extenuante não possibilitando um momento de descanso e lazer fora do período de férias

Conselhos para presidência: Ultimamente, os funcionários recém contratados, tanto auxiliares quanto farmacêuticos, não permanecem na empresa por muito tempo, 6 meses a um ano é o tempo máximo de permanência. Há 4 anos atrás a equipe de atendimento era muito mais experiente na rede Drogasil. Os clientes tinham um atendimento melhor e maior qualidade. A responsabilidade era mais "dividida". Hoje em dia, quem segura o funcionamento das filiais são funcionários com mais de dois a três anos de empresa, mas aos poucos esses estão se estafando e pedindo demissão, até mesmo entre os gerentes. Outro ponto está sendo a promoção indiscriminada de gerentes totalmente despreparados visando a expansão da empresa. Está nítido a progressiva queda de qualidade no atendimento. Erros constantes devido a correria por falta de funcionários e inexperiência dos atendentes. Aliado a isso a escala é extenuante não permitindo momentos de lazer e folgas mais longas, o que proporcionariam um melhor estímulo para se trabalhar. Ultimamente, reza-se para que as férias cheguem logo, é um alívio. Nesse ritmo em pouco tempo ficará impossível de se manter algumas filiais funcionando simplesmente devido a falta de funcionários experientes.

Empresa forte e boa para trabalhar, porém engessada e sem visão de endomarketing.

Analista Sênior

Prós: É uma empresa com muito tempo de mercado e experiência e a nova presidência está quebrando algumas tradições que funcionaram muito bem no passado, mas precisavam ser renovadas para o mercado atual, que funciona em ritmo acelerado, automatizado e conectado.

Contras: A maior parte dos funcionários, tanto em cargos altos quanto em cargos baixos, ainda têm uma cultura de varejo tradicional e é resistente as mudanças necessárias. A automatização é difícil pois a equipe de TI é pequena considerando a demanda e faltam muitos profissionais especializados em novas tecnologias e novas visões de negócios que consigam fazer planejamentos de longo prazo sem perder a agilidade. E o pior de tudo, após a fusão, a empresa têm visto as pessoas cada vez menos como humanos e cada vez mais como números, o que pode ser desanimador para muitas pessoas.

Conselhos para presidência: Eu recomendo veementemente que a presidência assista o keynote abaixo da Sona Chawla, Presidente de Ominicanal e Diretora de Marketing Digital da Wallgreens, no Shop.org de 2013 por vários motivos: A Wallgreens é uma empresa do mesmo segmento que a Raia Drogasil, passou por fusões, tinha uma cultura de varejo tradicional e conseguiu se atualizar e virar uma empresa Ominicanal com tecnologias state of the art e economia sustentável.

Insatisfeita e desapontada

FarmacêuticoEx-funcionário, saiu em 2018

Salvador, BA

Prós: Planejamento, crescimento e visão a longo prazo. Para quem tem paixão pela área comercial é uma boa investida. A rede possui plano de carreira.

Contras: A RaiaDrogasil é uma empresa que está passando por um processo de alta expansão no varejo farmacêutico atual. No entanto , precisam reavaliar a crença da empresa : “Gente que cuida de gente “. Onde isso acontece ? Nunca vi uma empresa tratar com tanto descaso os seus colaboradores. Eles precisam entender que lidam com seres humanos e não com máquinas ou robôs. Como cuidar de GENTE se a empresa não respeita os seus ? Jornadas de trabalho alta , desvio de função , o colaborador não pode sentar , respirar , não sorrir , não adoecer . Reflitam ! Vejo também gerentes altamente despreparados para assumir o cargo . Levam uma pedra no lugar do coração. Não tem empatia pelos seus colaboradores. Se você tende para empresa como uma ferramenta de trabalho você presta . Caso não , você é totalmente descartável. Ao farmacêutico, bem ! Se o mesmo tiver paixão pela área comercial - Se jogue! Caso contrário, vá procurar algo melhor. Não vale a pena ficar na faculdade pelo período de 5 anos e não ter valor de nada na empresa. Você é meramente um balconista de jaleco.

Conselhos para presidência: Aprenda a fazer jus a crença da empresa “Gente que cuida de gente”. Isso mais me parece uma utopia barata e sem credibilidade nenhuma quando se trata dos seus colaboradores.

Se consegue se manter NEUTRO e puder "engolir sapos", pelo menos pagam o piso.

Farmacêutico Responsável Técnico (RT)Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Pagam piso. Há ganhos por participação nos resultados, diferente das famosas comissões, onde você acaba tendo que "empurrar" alguma coisa para quem não precisa. Se trabalha com amor e de forma ética, o reconhecimento DOS CLIENTES virá, isso será meu maior motivador.

Contras: Clima organizacional ruim, competitividade negativa. Rolava muita perseguição, inveja. Se valoriza a sua profissão por essência e quer ajudar as pessoas, faça o seu trabalho e pense somente no reconhecimento dos seus clientes. Não espere que a empresa reconhecerá. Plano de carreira do farmacêutico ruim.

Conselhos para presidência: Reconhecimento e REAL VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. Não valorizar somente quem é adepto à bajulação e "atalhos".

Fuja da Raia!( desculpem o trocadilho)

Farmacêutico

Prós: Sinceramente, a única avaliação positiva, nada mais é do que uma obrigação.Toda empresa que pague em dia os salários dos funcionários, não deveria ser taxada de "boa empresa" pois como disse anteriormente, nada mais é do que uma obrigação.

Contras: A empresa dá uma falsa idéia de plano de carreira. Na verdade, as pessoas são iludidas, já que realmente, em poucos meses, uma pessoa que mal tem o ensino médio, pode ocultar um cargo de liderança. Aí começa o problema: eles exigem que a pessoa tenha uma faculdade. O incentivo acaba por aí. Não dão tempo, condições de trabalho...como uma pessoa obrigada várias vezes a cumprir jornadas de trabalho de mais de 12h consegue estudar? Os antigos gerentes adjuntos( estrategicamente suplantados pelos atuais supervisores) não recebiam horas extras, domingos e feriados trabalhados..). Isso aliás é prática recorrente, já que a empresa não paga feriados e domingos...mas quando o funcionário falta em algum desses dias, ele é descontado o equivalente a dois dias de trabalho. Pode isso, Arnaldo?? Se vc for farmacêutico então meu amigo..fuja da Raia! Vc não é respeitado como tal, mtas vezes é subordinado a uma pessoa que mal sabe escrever um e-mail corretamente, que mal tem o ensino médio... ou seja, vc é visto é tratado como um balconista de luxo. Enfim, a Raia sem dúvidas foi o pior lugar que trabalhei na vida.

Conselhos para presidência: Conselhos?? Hahahahahahahahahahahahahahahaha Pipponzi e Cia realmente estão muito preocupados com seus funcionários... enquanto houver pessoas que se submetam a esse tipo de tratamento, dando lucros exorbitantes para titio Pipponzi...Vcs acham mesmo que vai mudar alguma coisa?

RD - RaiaDrogasil