Como é trabalhar na Rakuten Brasil?

O maior marketplace que ninguém ouviu falar

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Benefícios CLT, localização, infra.

Contras: Toda a segunda-feira é realizado uma reunião diurna na empresa chamada Asakai. Essa reunião serve como evangelização para que todos os funcionários aceitem o CEO como seu DEUS e ser supremo magnífico e idolatrado para que todos acordem e vão dormir acreditando fielmente que trabalham na melhor e maior empresa de internet da galáxia. A história não é bem essa na realidade. A empresa tem um turn-over altíssimo, o que torna impossível de sentir-se seguro em seu emprego e inclusive arrisco a dizer que é uma empresa pra você poder entrar e já saber que dentro de meses certamente será demitido, para quem trabalha nas áreas comerciais e são comissionados, muita atenção quando forem explicar as regras de comissionamento, pois são grandes as chances de você não fazer as contas e só lá na frente você ver que o esforço não vale.

Nunca fique doente

Especialista de DesenvolvimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: - flexibilidade de horário - localização (próximo a shopping, metrô e bares) - modelo de negócio promissor (marketplace) - salário competitivo

Contras: - vale refeição de 19 reais está de acordo com o sindicato, mas não com o custo da região - plano de saúde pago maior parte pelo colaborador para titular e pago tudo pelo colaborador para dependente - aplicação de redação no processo seletivo para cargo de especialista - aplicação de teste psicológico no processo seletivo, sem dar feedback - falta de humanismo quando funcionado fica doente, ligam para confirmar motivo dá doença e fazem perguntas invasivas

Conselhos para presidência: Contratem profissionais com o mínimo de humanismo para o departamento de RH. Melhorem o valor do VR e participação no plano de saude. Não se aproveitem do estado emocional do colaborador para manda-lo embora e faze-lo assinar documentos com data retroativa.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente agradável, muita interação entre equipes. Nunca é um trabalho de rotina, sempre tem projetos e desafios diferentes. Reunião com resultados da empresa bem transparentes.

Contras: Sem plano de carreiras. Poucos benefícios para o empregado. Oportunidade zero de crescimento profissional é muito cologuismo. Não dão valor ao profissional e sim ao coleguismo.

Se prepare para ser demitido sem mais nem menos e até seu gestor vai ser pego de surpresa.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Localização próxima a metrô, ambiente limpo, boa infraestrutura e só! Nada alem disso e nada disso salva e nem minimiza os problemas dessa empresa.

Contras: Empresa focada na cultura japonesa. Demitem sem mais nem menos passando por cima dos gestores. Fazem cara feia para falta e qualquer outro problema na empresa. Você lá dentro não passa de um número, de algo dispensável.

Conselhos para presidência: Aqui não é o Japão! Parem de pensar que é!

Uma boa experiência

Consultor de E-Commerce

Prós: Participação em todo o processo da empresa. Como é uma empresa ainda nova no pais, de médio porte, as oportunidades são maiores.

Contras: Estão muito atrelados a realidade japonesa, que não é a mesma que a brasileira.

Conselhos para presidência: Planejar melhor, identificar as características de marketplaces no Brasil.

Normal

Prós: Localização, Vale Refeição sem desconto no pagamento, a empresa tem reunião semanal com presidente todos os funcionários participam, clima e organização.

Contras: Convenio médico para dependentes nem pensar, super caro e plano basíco, sem plano de carreira pois é um empresa com porte pequeno no brasil.

Consultor de E-Commerce

Prós: Aprendizado, múltiplas tarefas, relacionamento com lojistas, ambiente bom, próximo ao metrô, conhecimento para carreira, atividade de segunda a sexta.

Contras: Mal organizado, benefícios pouco agressivo, comissão baixa, dificuldade com organização para tocar projetos, pouca abertura para ouvir profissionais de diversas áreas.

Bom ambiente para assumir novos desafios

Gerente de Marketing Digital

Prós: Autonomia para fazer a gestão das campanhas e troca de experiências com as outras empresas do grupo pelo mundo.

Contras: Falta plano de carreira e alguns benefícios. O ambiente não é muito agradável, falta estrutura e flexibilidade. A empresa também precisa de um melhor planejamento a longo prazo.

Empresa que está tentando dar certo e arrumar suas falhas

Desenvolvedor.NET

Prós: Localização, ambiente amigável, vários desafios, bermuda liberada, transporte gratuito do metro barra funda para empresa, fácil acesso aos chefes e presidente da empresa, tempo de casa é valorizado( estilo cultura japonesa, quanto mais tempo de casa, mais respeito). Existe abertura para melhoria de código. O presidente tem uma visão moderna empresa mudando o foco da mesma, com pensamento maiores. A equipe técnica tem um bom nível(trabalhando com os seniors). Gosto de ver que a empresa está tentando mudar, buscando formas mais rentáveis e de se manter.

Contras: Como desenvolvedor esperava uma maquina um pouco melhor, muito equipamento velho reutilizado, VS 2012 (previsão de troca em 2018 para o VS 2017). Apesar de ser uma empresa multi nacional não existe um projeto único, sendo assim a empresa no Brasil funciona de forma mais independente(dependendo do ponto de vista é ruim e bom ao mesmo tempo). O balanço da empresa ainda está negativo, sendo mantido pela empresa do japão(por enquanto esqueça o PLR).

Conselhos para presidência: A coisa que eu mais sinto falta é um bom equipamento, a parte de gestão de projeto fica na mão do gestor somente. Desejo que funcione no minimo 50% de coisas que estão prometidas para 2018.

Empresa fantástica, recomendo

Prós: Profissionais ótimos, muito dedicados, empresa muito séria e determinada, eventos simplesmente maravilhosos e a possibilidade de crescimento na carreira.

Contras: Muitas vezes, a carga horária acaba sendo puxada e os horários não são tão flexíveis, tornando a rotina um pouco pesada. No mais, não tenho reclamações, a empresa é ótima.

Rakuten Brasil