Como é trabalhar na Raízen?

Excelente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente de trabalho incrível, com pessoas muito competentes e motivadas. A empresa tem uma cultura muito boa, e parece que tudo funciona por causa disso.

Contras: Difícil achar um ponto negativo, porque minha experiência foi incrível. Talvez o ponto negativo seja a remuneração, que não é tão alta quanto a de outros lugares

Aspectos negativos se sobressaem.

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2012

Rio das Pedras, SP

Prós: Realizavam o pagamento de maneira pontual; forneciam transporte para os funcionários que não possuíam veículo próprio; a empresa oferecia café da manhã para todos os funcionários, além das refeições em horários tradicionais.

Contras: Salário extremamente abaixo da média salarial da categoria; condições de trabalho extremamente estressantes; pouca possibilidade de crescimento e plano de carreira; processos pouco sensíveis a mudança (funcionário não possui direito em opinar e contribuir com a mudança); tomada de decisão verticalizada; qualidade da refeição péssima e insalubre.

Bom lugar, mas necessita de melhorias.

Ex-funcionário, saiu em 2012

Araçatuba, SP

Prós: ótimo ambiente de trabalho, bom relacionamento interpessoal, ambiente saudável e equilibrado, utilização de novas tecnologias, soluções, treinamentos em geral.

Contras: Desvalorização dos profissionais da área operacional, inexistência de plano de carreira, remuneração abaixo do mercado em geral, ausência de benefícios atraentes.

Excelente ambiente para crescimento emocional e profissional.

Recepcionista

Prós: Um dos pontos positivos que gostaria de destacar, com base no convívio do dia-a-dia, seria a interação e comunicação entre as equipes de setores diferentes, fazendo com que o trabalho seja focado somente em um objetivo.

Contras: Um dos pontos negativos que notei, é a comunicação interna entre a empresa e os colaboradores. Muitos dos colaboradores não conhecem parte da raízen (não somente Infra-predial), mas referente às boas qualidades que a empresa oferece à terceiros não colaboradores.

Conselhos para presidência: Serem mais atentos em questão ao trabalho individual da sua equipe.

Oportunidade em pessoas

Gerente

Prós: Ambiente de desafio, com foco em resultados, possibilidade de condução de grandes projetos. Grande impacto no dia a dia do Brasil. Empresa joven.

Contras: Pouco foco em pessoas e apesar da cultura se dizer meritocrática há pouco espaço para crescimento. Cultura de imediatismo e pouco foco nos desafios para o futuro. Cultura muito forte de relacionamento.

Conselhos para presidência: Ser mais simples.

Muito boa

Analista de Laboratório IEx-funcionário, saiu em 2010

Elias Fausto, SP

Prós: empresa muito estruturada, tem um controle muito preciso do seu processo produtivo, possui gestores extremamente competentes muito boa de uma maneira geral

Contras: na época era muito difícil de efectivar os funcionários com contratos de trabalho de safra, isso dava um certo senso de não se engajar e se dedicar ao máximo na empresa.

Analista de Tesouraria PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Piracicaba, SP

Prós: Benefícios, fretado ou estacionamento local, estabilidade, restaurante no local, ambiente novo e com higiene muito boa, possibilidade de movimentação entre empresas do grupo e áreas

Contras: Clima quando é feito reconhecimento ou quando é período de promoção é complicado. Promoções acontecem não por mérito mas por afinidade o que torna o ambiente muito desagradável

Não possuem uma cultura própria ! Se assemelham a ambev

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Investimento constante em tecnologia e inovação ! Um excelente budget!!Muitos profissionais capacitamos e voltados ao resultado!!!!!!!!!!!!!!

Contras: Empresa com cultura de redução de custo a qualquer preço ! Funcionários não conseguem ter equilíbrio profissional e pessoal! Demanda de trabalhos excessivos

Um pouco da raizen

Supervisor de Operações I

Brasília, DF

Prós: Empresa com muitas áreas e possibilidades de crescimento. Grande posição de mercado e possibilidade de mobilidade em diferentes áreas de atuação

Contras: Empresa com grande ambição ao ponto de reduzir quadro a qualquer custo para reduções de custo e até mesmo eliminar áreas para maximizar lucros.

Conselhos para presidência: Melhorar o RH para coletar os verdadeiros talentos da companhia e não se fechar a pequenos grupos minoritários

Empresa que reconhece bons funcionários

Piracicaba, SP

Prós: A empresa realmente prega e executa a meritocracia, os benefícios são muito bons e o aprendizado é enorme. Excelente lugar para quem quer se desenvolver. Cenários muitos diferentes o tempo todo.

Contras: Os pontos negativos são que a operação que faz tudo acontecer tem pouco reconhecimento, o salario e um pouco defasado. Outro ponto e que a equipe corporativa passa as demandas sem ao menos conhecer as rotinas do processo, uma sugestão e que as pessoas que estão em cargos corporativos, sejam engenheiros, compradores ou outras áreas, conheçam a realidade em campo.

Conselhos para presidência: Ouçam mais as pessoas que estão fazendo nossos produtos chegar ao mercado, eles são a peca chave para a raízen ser o que é hoje. Olhem para esse pessoal.

Raízen

Descrição:A Raízen se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários para gerar soluções sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 58 terminais.