Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Raízen?

626 postagens (191 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.69
  • Remuneração e benefícios
    3.59
  • Oportunidade de carreira
    3.28
  • Cultura da empresa
    3.56
  • Qualidade de vida
    3.22

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há aproximadamente 2 anos

    Boa empresa se você está de passagem e quer aumentar o salário.

    Analista

    São Paulo, SP


    Prós: Flexibilidade no horário e permissão para home office. PLR bom se comparado as práticas do mercado.

    Contras: O RH não é presente e, portanto promoções são baseadas na camaradagem – isto quando acontecem. Tanto time de vendas (gerentes de territórios) quanto estagiários não são vistos como potenciais, exemplo disto é quando vagas do escritório são preenchidas por funcionários novos do mercado e programa DNA que não contempla estagiários em formação. As faixas salariais são lendas, pois diferentes pessoas nas mesmas funções ganham salários bem discrepantes. Empresa com muitos coordenadores e cargos acima - pouca mão de obra. Devido a formação a partir de joint-venture, alguns funcionários ainda não perceberam que a cia não é mais uma multinacional preocupada com bem-estar do funcionários como a origem da Esso e Shell. Apesar de ter Shell como acionista não existem chances para trabalho no exterior. No geral, o quadro de funcionários é muito amplo com funcionários novos de outras empresas, outros da primeira experiência de estágio, da Cosan, da Shell, da Esso o que não facilita a criação de uma cultura corporativa. Cada área tem sua cultura herdada pela origem do gestor seja pão duro, mão aberta, preocupado com bem-estar, sugador de energia, etc.

    Conselhos para presidência: Enxergar gerentes de territórios e estagiários como potenciais. DNA Raízen deveria aceitar estagiários como todo programa do mercado.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Faca de dois gumes para baixos e medios cargos

    Estagiário

    São Paulo, SP


    Prós: Espaço de trabalho muito confortavel para os funcionarios, pessoas cordiais e acolhedoras independente da sua função na empresa.
    As oportunidades para quem está no começo de carreira, principalmente em busca de um estagio ou em época de efetivação são ótimas, tanto quanto o salario que vem acima da média do mercado, quanto a colocação que pode variar com o seu desempenho. A oportunidade de conhecer a empresa é de todos, você tem a oportunidade de cobrir ferias, visutar bases, conhecer todo o processo que a empresa desempenha, tem até uma area que é dedicada a isso.
    A empresa investe na capacitação de funcionários pagando cursos, pós graduações e MBAs

    Contras: É muito importante que você dê sorte na hora de escolher ou receber um novo gestor, pois as mudanças são muito rapidas nos cargos, o que disperta a ambição exacerbada em algumas pessoas de mais alto cargo (gerentes pra cima) e eles deixam de prestar atenção e desenvolver o potencial das pessoas, apenas promovem quem já tem bom desempenho e pode fazer com que outras pessoas do time caiam no esquecimento, isso costuma acontecer com pessoas que nao trabalham basicamente 24 horas por dia para a empresa, o que deixa a qualidade de vida muito baixa e gera um grande stress nas pessoas que precisam de um desenvolvimento pessoal maior, elas acabam sendo sobrecarregadas, não tendo apoio e estagnando na posição, levando a ficarem desmotivadas e sendo desligadas da empresa.

    O pior ponto é o quanto você tem que dedicar da sua vida pessoal, considerando que muitas vezes o retorno é pequeno.

    Conselhos para presidência: A contratação de pessoas com mais de dois anos de formação faz com que a empresa perca grandes talentos no mercado, o corte de vagas de analistas para criar vagas de estágio diminue as chances de efetivação, abaixa os salários e desmotiva aqueles que realmente querem fazer parte dessa família Raízen. Pegar pessoas de fora ao invéz de olhar para os potenciais internos pode parecer uma grande estratégia para renovar a empresa e mante-la atualizada, mas muitos rescém formados ficam desempregados e faltam oportunidades, mesmo os que apresentam grandes e bem sucedidos projetos e trabalham além da sua capacidade.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Exploração e intimidação dos funcionários, é nítida em LD&T - Operações

    Supervisor de Operações I

    Belém, PA


    Prós: Dependendo da área há grandes oportunidades de crescimento, principalmente em vendas. Pois as vantagens e reconhecimento são muito visíveis.

    Contras: Na área de LD&T os salários são baixos, plano de carreira muito fraco e reconhecimento quase zero. Você trabalha aos sábados e feriados sem pagamento de hora extra, que tentam compensar com folga que nunca existe!! A base de distribuição funciona 24 hrs de segunda a sábado e domingo se precisar, essa escala é preenchida por poucos funcionários, sendo o acumulo de função nítido. Na PLR o chamado FI(Fator individual) que em tese seria um fator pessoal, alcançado com suas vitorias, acaba sendo um verdadeiro circo. Primeiro, por que quem dita o FI é seu Gerente Regional que está distante de você, não acompanha seu crescimento e nem dar um feedback sobre assunto. Segundo, se ele não simpatizar com você em uma das suas pequenas e rápidas visitas seu FI caí. Terceiro, a Raízen usa como desculpa o abono por meritocracia, para poder baixar ainda mais a PLR dos funcionários sempre adicionando números as complexas formulas para calculo de PLR. Os prêmios prometidos ao pessoal do departamento são todos esquecidos, não há forma de cobrá-los juntos ao RH. Plano de carreira é obscuro e falta reconhecimento na área de LD&T. Não pagam sua movimentação para outro Estado.

    Conselhos para presidência: Plano de carreira mais estruturado e visível aos colaboradores, respeito aos horário de trabalho e descanso, PLR mais acessível e aberta.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Satisfeito

    Gerente de Território


    Prós: Bônus, meritocracia, sistemas de gestao de performance

    Contras: Ainda não está totalmente estruturada no que tange marketing e gestao de metas para revendedores

    Conselhos para presidência: Melhorar atuação dos GTMs

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Trabalho Escravo

    Funcionário

    Piracicaba, SP


    Prós: Colegas de trabalho, equipe joga limpo, um ajuda o outro.

    Contras: Cargos e salários SEMPRE inferiores aos projetos/atividades que o funcionário realmente executa;
    Não existe plano carreira;
    Superiores despreparados para os cargos que ocupam.

    Conselhos para presidência: Necessidade de Gestores mais preparados p/ gerir pessoas e extrair delas seu melhor;
    Formar RH para ser mediador entre interesses da empresa e dos funcionários, já que hoje 90% dos gestores/consultores/analistas de RH dizem "amém" para tudo que vem da alta gestão visando "garantir" o deles, quando deveriam analisar as solicitações da alta gestão e também as solicitações/situações reais dos colaboradores da empresa para buscar/propor melhorias;
    Buscar política de remuneração compatível com o mercado;
    Olhar de perto onde o investimento em cursos/capacitação estão sendo utilizados e qual sua eficácia. Sou a favor da capacitação direcionada, mas hoje a empresa disponibiliza cursos CAROS que servem apenas para mostrar quantidade de pessoas capacitadas. Se fizerem um comparativo da quantidade de pessoas que foram capacitadas "vs" quantidade de pessoas que realmente utilizarão essa capacitação em prol da empresa com certeza verão que estão investindo dinheiro de forma errada, não em pessoas erradas, mas em cursos errados para pessoas certas.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Boa oportunidade de aprendizado, carreira inviável

    Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

    Piracicaba, SP


    Prós: - Ambiente diversificado para aprendizado - Salários acima da média - Comportamento profissional de colegas - Regras de conduta e carreira claras

    Contras: - Contratação para cargos significativos para amigos de coordenação/gerencia - Falta de reconhecimento de mérito - Hierarquia engessada - Não paga horas extras - Corte de funcionários antigos por mais novos ganhando menos

    Conselhos para presidência: A medida que funcionários perceberem que não podem fazer carreira na Raizen, perderão incentivo e fidelidade para com a empresa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Bom ambiente e futuro de carreira

    EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

    Piracicaba, SP


    Prós: Ambiente Reconhecimento profissional

    Contras: Multiplas tarefas e pouco tempo.

    Conselhos para presidência: Ouvir o funcionário

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    Fuja!!!

    Engenheiro de Segurança do Trabalho

    Piracicaba, SP


    Prós: Paga sem atrasos.

    Contras: Pressão extrema por resultados,
    Não oferece condições adequadas e corretas para o melhor desempenho profissional,
    Não reconhecimento por resultados alcançados,
    Sem plano de carreira.

    Conselhos para presidência: Para um profissional sem nenhuma experiência, é extremamente válido.
    Outros níveis de carreira, fuja.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Uma gigante cheia de oportunidades mas com péssimo clima, gestão e localização pouco estratégica

    Analista

    Piracicaba, SP


    Prós: Empresa com muita oportunidade de crescimento por se tratar de uma Joint Venture recente, com processos poucos definidos.

    Contras: Coronealismo e localização do seu centro administrativo ruim. A empresa ainda não possui uma cultura de meritocracia, e a gestão é falha. Existem competições internas e pessoas que não assumem riscos, o que trava bom andamento dos processos. Há falsa cultura de proximidade com a direção.

    Conselhos para presidência: Deixar as metas mais claras para todos os níveis, e ter maior controle sobre os gestores para que eles evidenciem que estão entregando o resultado esperado. Hoje as metas são antagônicas e não são cruzadas, e os resultados apresentados não possuem um auditoria.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 4 meses

    Boa empresa para trabalhar

    Estagiário

    Piracicaba, SP


    Prós: Empresa dinâmica, dão bastante autonomia para seus funcionários. Ambiente bastante colaborativo, facilidade de contato com executivos em casos necessários

    Contras: Não tem fretado para estagiário nem plano de saúde. Auxílio transporte é bastante baixo e para pessoas que moram em outra cidade sem ser Piracicaba, não cobre.

    Conselhos para presidência: Investimento em mais linhas de fretamento para funcionários, reduzindo quantidade de carros e exposição dos funcionários no trânsito todos os dias. Plano de saúde para estagiários.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Raízen

Descrição:A Raízen se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários para gerar soluções sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 58 terminais.

Site

RH: quer atrair bons talentos?