Como é trabalhar na Raízen?

Se não tiver conhecido em cargo de gestão você vai ganhar pouco e passar muito stress.

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Benefícios básicos, como Vale Refeição (exceto em Piracicaba), Convênio médico básico tipo enfermaria, apenas gestores tem plano médico diferenciado

Contras: Falta de transparência da gestão Baixos salários apenas que tem conhecido ganha bem Muito comum ocorrerem demissões em grande quantidade Não tem planejamento de Plano de Carreira RH nulo como na maioria das empresas

Conselhos para presidência: Trocar a presidência, principalmente do CSC que levou apenas apadrinhados para trabalhar em Piracicaba

Já foi maravilhoso trabalhar na Raízen!

Rafard, SP

Prós: No momento não vejo nenhum ponto positivo, apenas desanimo na maioria dos funcionários, setores perdendo equipes, o coronelismo voltou a reinar em vários setores.

Contras: De uns 2 anos pra cá a empresa só visa redução de custo e lucros o funcionário ficou totalmente desvalorizado, emplantaram a CIA ( dinheiro jogado fora) tudo mascarado, todos tem medo de reclamar, pois não atende 50% do propósito, sempre dei meu sangue para Cosan/Raízen e hoje estou ganhando uns 55% a menos devido corte de horas e corte do meu RV, e estou "jogado". Chegando profissionais novos (não todos) com muito mimi e trabalhar que é bom nada, essa inovação geral não está sendo sinônimo de melhora e nem de crescimento, pelo contrário está acabando com nossa empresa. Ainda tenho Fé de melhoras mas cada dia que passa está menor. Acorda Raízen antes que seja tarde, e selecione melhor seu funcionário de liderança antes que seus lucros sejam moídos.

Conselhos para presidência: Valorização de funcionários, infelizmente a empresa terá uma grande queda com o tipo de ADM que foi implantada, espero que o sr. veja a tempo.

Usina Raizen é uma mae

Operador de Colhedora de Cana

Jaú, SP

Prós: Muito otimo trabalhar na Raizen trabalhei 10 anos se um dia podesse volta e voltava porq foi lá que aprendi ter uma profissão e saber q realmente eu poderia ser uma profissional não só na roça mas também operando uma máquina de 1 milhão de reais muito obrigado

Contras: Nada negativo tudo que empresa faz e melhorar e capacitar seu funcionário pra que tenha melhor desempenho no que faz e com segurança porq ela bate muito encima disso fui da cip por 2anos na usina diamante

Conselhos para presidência: Que de mas oportunidade pra mulheres​ em todas áreas principalmente parte da Mec trabalhei 7 anos na colhedora foi muito bom

trabalhar nc raizen causa depressão

Gestor

Jataí, GO

Prós: Salario em dia.

Contras: muita cobranca e pouco recurso, necessita de mais pessoal pra executar o trabalho e atingir os resultados tao cobrados, cancer da empresa e esse KPI, pois nao podem gastar o suficiente pra alinhar as maquinas, visando o premio.

Conselhos para presidência: diminuir a burocracia, muita papelada e corporativo mais atrapalha q ajuda. Só da ordem fora da realidade de usina

Eu tinha o sonho de trabalhar nesta Empresa, porém no fim este sonho, tornou-se um pesadelo.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Beneficios; E as pessoas que compõem as equipes, exceto, coordenadores e líderes, ainda, imaturos para os cargos que ocupam.

Contras: Instalações Inapropriadas; Espaços Físicos ruins; Meritocracia; Reconhecimento; Plano de Carreira; Desenvolvimento das Pessoas Instalações Inapropriadas; Espaços Físicos ruins; Meritocracia; Reconhecimento; Plano de Carreira; Desenvolvimento das Pessoas Instalações Inapropriadas; Espaços Físicos ruins; Meritocracia; Reconhecimento; Plano de Carreira; Desenvolvimento das Pessoas

Conselhos para presidência: A CIA deve sorver e focar, uma parte de seus ganhos/lucros exorbitantes, para melhorar os quesitos negativos: Instalações Inapropriadas; Espaços Físicos ruins; Meritocracia; Reconhecimento; Plano de Carreira; Desenvolvimento das Pessoas

Excelente empresa, porém gerida por pessoas que seguem a política da empresa

Analista de Programação Agroindustrial Júnior

Piracicaba, SP

Prós: Ótimo estrutura de trabalho com alta tecnologia, bom salário e benefícios. Excelente política interna sem distinção de pessoas. Pontos avaliados do Car.

Contras: Não cumprem a política da empresa, avaliando as pessoas por percepções de pessoas que tem maior afinidade com a liderança e não por resultados que o funcionário apresenta. Muito intriga e despulta desleal.

Conselhos para presidência: Buscar cobrar mais dos gestores avaliações por resultados e não percepções de pessoas que querem apenas prejudicar os outros.

Prós: Salário compatível ao mercado, benefícios também, infraestrutura adequada, equipamentos novos, refeição atende as necessidades dos funcionários.

Contras: Clima organizacional, políticas de meritocracia, demanda de trabalho excessiva, gestores mal preparados e com muita preferência entre os funcionários. Falta de respeito com os funcionários.

Conselhos para presidência: Que prestem mais atenção nos funcionários da operação.

Ambiente pesado e agressividade dos gestores

Gerente de Projetos (GP)

Piracicaba, SP

Prós: Mesmo com o mercado em baixa, a Raízen se encontra em alta no mercado, com projetos de vários tamanhos/budget acontecendo ao mesmo tempo e contratando recursos.

Contras: Cultura da falta de respeito é perceptível de forma clara dentro da área de TI. Muita gritaria, palavras de baixo calão, falta de educação e agressividade se tornam presentes no dia-a-dia do setor por parte da diretoria, alta gerência e coordenação. Tudo isso faz do ambiente um lugar bastante pesado e o clima horrível.

Conselhos para presidência: Observar a forma com que a gerência e coordenação trata seus recursos. Isso desestímula o bom funcionário e faz com que a grosseria predomine. Todos ficam com a visão de que se deve tratar a todos da pior forma possível para se ter sucesso na empresa.

Não entre nessa fria.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Paulínia, SP

Prós: Salário razoável, é a única coisa que tem de bom (--+), pois nem os benefícios salvam, são péssimos. .

Contras: Quem trabalha na Sede em Piracicaba, quer "mandar" nas bases operacionais; Quem trabalha na Sede em São Paulo, quer mandar mais que Piracicaba, ou seja, o telefone tocando o dia todo te cobrando, dando ordens, e suas atividades rotineiras tendo que ficar para o período noturno, onde não pagam H.Extra, e isso são todos os dias. É uma empresa, onde cada departamento parece ser uma empresa diferente, falta humildade, só pessoas mal educadas, arrogantes, ninguém ajuda ninguém, todos cobram urgência, mas ninguém quer saber o que você está fazendo. Pessoas do mesmo departamento onde tem os mesmos acessos no SAP, precisa de um documento, pede para outros fazerem, mas não faz por não ser responsabilidade dela, enquanto quem faz, está super lotado de afazeres, e quem precisa, está vendo o Face no celular. Os Coordenadores fazem tremenda diferença entre os funcionários, por questão social, lugares que frequenta, só tem valor quem fica para trabalhar até tarde da noite (lembrem-se - não paga H.E). Lá só entram estagiários da FACAMP e UNICAMP, as vezes da PUC, se não for, está fora. A forma de avaliação pessoal, que é a forma de CALCULAR O PLR, é, você tem que ser melhor que seu companheiro, isso instiga a forçar você ser individualista, é ai que não tem nada de trabalho em equipe. Não tem transporte, somente ônibus na rodovia, coordenadores que não entendem do que tem que coordenar, não sabem do produto, muito menos da rotina.

Conselhos para presidência: Reestruturação da coordenação e supervisão das bases operacionais, pois te avaliam pelo que você tem, e não pelo que você faz.

Exploração e intimidação dos funcionários, é nítida em LD&T - Operações

Supervisor de Operações I

Belém, PA

Prós: Dependendo da área há grandes oportunidades de crescimento, principalmente em vendas. Pois as vantagens e reconhecimento são muito visíveis.

Contras: Na área de LD&T os salários são baixos, plano de carreira muito fraco e reconhecimento quase zero. Você trabalha aos sábados e feriados sem pagamento de hora extra, que tentam compensar com folga que nunca existe!! A base de distribuição funciona 24 hrs de segunda a sábado e domingo se precisar, essa escala é preenchida por poucos funcionários, sendo o acumulo de função nítido. Na PLR o chamado FI(Fator individual) que em tese seria um fator pessoal, alcançado com suas vitorias, acaba sendo um verdadeiro circo. Primeiro, por que quem dita o FI é seu Gerente Regional que está distante de você, não acompanha seu crescimento e nem dar um feedback sobre assunto. Segundo, se ele não simpatizar com você em uma das suas pequenas e rápidas visitas seu FI caí. Terceiro, a Raízen usa como desculpa o abono por meritocracia, para poder baixar ainda mais a PLR dos funcionários sempre adicionando números as complexas formulas para calculo de PLR. Os prêmios prometidos ao pessoal do departamento são todos esquecidos, não há forma de cobrá-los juntos ao RH. Plano de carreira é obscuro e falta reconhecimento na área de LD&T. Não pagam sua movimentação para outro Estado.

Conselhos para presidência: Plano de carreira mais estruturado e visível aos colaboradores, respeito aos horário de trabalho e descanso, PLR mais acessível e aberta.

Raízen

Descrição:A Raízen se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários para gerar soluções sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 58 terminais.