Como é trabalhar na Raízen?

Excelente empresa para iniciar a carreira

Analista Júnior

Piracicaba, SP

Prós: Empresa jovem , ambiente agradável, muita oportunidade de desenvolvimento profissional, possibilidade de atuação em diversas áreas , política de meritocracia e área de Responsabilidade Social forte, com muita aproximação com a comunidade e programa internos de voluntariado

Contras: O relacionamento é muito valorizado dentro da empresa , pois existe grande interface com outras áreas , quem tem o perfil mais fechado pode não encontrar espaço de crescimento na companhia.

Conselhos para presidência: Sempre ter líderes que inspiram os colaboradores a serem melhor do que eles podem ser.

Otima empresa

Analista de Planejamento PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Andradina, SP

Prós: Empresa muito boa oara se trabalhar com profissionais na maioria honestos e boa comunicação e com empenho geralmente tem oportunidades de crescimento

Contras: Pessoas nao preparadas em sua gestão muitos amigos nao recompensa em sua maioria quem merece para entrar em cargos altos muito QI tem que se destacar para conseguir subir sem puxar saco

Conselhos para presidência: Dar valor as equipes que dao resultados

Estágio Raízen

Jaú, SP

Prós: A oportunidade de aprendizado e experiência profissional que eu estou recebendo é incrível, certamente está me preparando para seguir a carreira aqui ou em outro lugar.

Contras: O salário pago pela empresa está abaixo do que minha formação exige, deveriam se atentar mais em uma remuneração melhor para segurar os funcionários.

Desafiadora

Gerente de Território

Prós: Desafios são constantes, muitos pratos pra equilibrar. Com relação aos benefícios, acredito que temos um pacote bem robusto. Empresa Meritocrata.

Contras: A empresa tem buscado copiar o modelo Ambev, que por ser Meritocrata é bom, porém o mercado que atuamos é de muito forte relacionamento e requer senioridade. Acho que a balança ainda não estar equilibrada.

Conselhos para presidência: Acredito que precisa estar mais proximo do cliente/revendedor, com equipe mais sênior e pra isso precisar capacitar melhor e ser mais flexível pra melhor atender as diversas características de clientes que existe neste mercado. Com foco, simplificação e equidade.

Raízen

Piracicaba, SP

Prós: Empresa com alta receptividade; equipe muito boa que apoia bastante quem está iniciando; grande chance de aprender varias ferramentas; bom restaurante

Contras: Localização acaba sendo ruim pra quem mora mais longe, porém há varias grupos de caronas que ajudam; Incerteza perante efetivações, deixando o estagiário sempre na dúvida da qualidade do trabalho

Aprendizado em todas as áreas.

Jaú, SP

Prós: Excelente ambiente para aprendizado, crescimento profissional e pessoal. Equipe muito boa e acesso aos encarregados é fácil e direto. Oportunidade de trabalhar com equipes de todos os tipos.

Contras: A comunicação e a troca de informações é dificultada. A cobrança as vezes é excessiva, em situações que não exigem tanta e existe uma grande substituição de funcionarios.

Excelente empresa

Ipaussu, SP

Prós: Segurança, a empresa preza a segurança do funcionário acima de tudo, obriga a todos a cumprirem suas regras de segurança com um grande investimento nessa área de segurança

Contras: Plano de carreira, creio que a empresa poderia investir em funcionários esforçados, como estudo ou custear parte dele, assim os funcionários teriam mais chance de crescimento.

Desafiadora, meritocrática, recompensadora.

Consultor de Desenvolvimento de Rede

Prós: Em sua grande maioria os gestores são tranquilos quanto à flexibilidade de carga horária. O ambiente é desafiador, fazendo com que cada funcionário tenha vontade de entregar sempre mais, deixando bem claro sua estratégia meritocrática de reconhecimento, porém, sem gerar um ambiente de disputa entre pares, todos tem oportunidades. A diversidade de ramos de atuação que a empresa atua faz com que você tenha oportunidade de se tornar um profissional completo, conhecendo diversos mercados.

Contras: Desde cedo, como estagiário, e crescendo a cada cargo de nível mais alto que se atinge, o nível de demanda e necessidade de entrega é alto. Entretanto, como a empresa se diz ser meritocrática e realmente é, isso acaba não sendo um ponto tão negativo, dado que você tem retorno de acordo com aquilo que é entregue. Como acontece bastante no mercado, há um certo nível de "politicagem" em promoções. Falta de preparo de alguns gestores para serem realmente líderes e se tornam chefes da maneira clássica de ser.

Lugar próprio para novos talentos

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Piracicaba, SP

Prós: Empresa boa. Funcionários educados e prontos para ajudar sempre que possível. Por serem jovens a grNde maioria, existe muitas novidades e trocas de informação.

Contras: Por ser uma empresa que os dirigentes na sua maioria são novos, portanto com pouca experiência em gestão, acabam se enrolando com algumas questões cotidianas.

Experiência muita rica e ao mesmo tempo decepcionante, se tratando de link entre as hierarquias.

Gestor de Operações Industriais IIEx-funcionário, saiu em 2017

Paraguaçu Paulista, SP

Prós: Empresa com forte atuação para garantir a segurança dos seus colaboradores. Os benefícios são bons. Existe perspectivas de crescimento tendo em vista as varias unidades.

Contras: Conta com alguns gestores que exercem uma liderança autocrática e centralizadora. Hierarquia entre cargos muitas vezes não respeitada e com sérios problemas entre gestores.

Conselhos para presidência: Fazer com que o programa Alfha formação de gestores saia do papel e seja inserido no dia a dia da organização. Gerentes e supervisores não costumam aplicar o feedback e pessoas são desligadas se ao menos ter um critério ou coerência.

Raízen

Descrição:A Raízen se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários para gerar soluções sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 58 terminais.