Como é trabalhar na Raízen?

Ótimo ambiente de trabalho

Prós: Dinamismo, ambiente descontraído, bons benefícios. Cultura forte mas sem ser lavagem cerebral. No geral, as pessoas são muito competentes e comprometidas.

Contras: Não há um plano de carreira.A centralização de processos no Centro de Serviços Compartilhados às vezes atrasa a execução de algumas atividades.

Melhorando nos pontos negativos tem tudo para ser uma ótima empresa.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa grande, bom clima organizacional, benefícios como alimentação no local, PLR, planos de saúde, etc. Possibilidade de aprender e desenvolver-se na área.

Contras: Falta de sinergia entre gestores e subordinados, muda muito rapidamente o líder e a equipe fica a ver navios, prejudicando sempre os mais novos ou abaixo na hierarquia. Falta de clareza e objetivos nos cargos e nos chefes.

Conselhos para presidência: Tornar a empresa um pouco mais estável, com os gestores conhecendo e valorizando seus subordinados e não comandando somente à distância ou sem comunicação e objetivos claros.

Produtividade e eficiência bem remunerada

Analista Contábil PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Piracicaba, SP

Prós: Oportunidades de aprendizado e crescimento, excelente remuneração, benefícios justos aos empregados. Critérios de avaliação e desempenho amplamente divulgados.

Contras: Ausência de flexibilidade para executar jornadas fora do ambiente de trabalho ou em horários alternativos. Sobrecarga de determinados profissionais para redução de custos. Alta rotatividade em contratação de terceiros com contratos de prazo determinado.

Depende do negócio

Analista de Recursos Humanos (RH)

Piracicaba, SP

Prós: Alguns negócio pagam bem e tem boas oportunidades de carreira, inclusive para pessoas de 22-30 anos.

Contras: A sobrecarga de trabalho é muito grande e as vezes, não compensa financeiramente.

Conselhos para presidência: Valorizar talentos internos com programas de desenvolvimento e inclusive, ser mais atrativa financeiramente!

Boa empresa para trabalhar

Piracicaba, SP

Prós: Empresa dinâmica, dão bastante autonomia para seus funcionários. Ambiente bastante colaborativo, facilidade de contato com executivos em casos necessários

Contras: Não tem fretado para estagiário nem plano de saúde. Auxílio transporte é bastante baixo e para pessoas que moram em outra cidade sem ser Piracicaba, não cobre.

Conselhos para presidência: Investimento em mais linhas de fretamento para funcionários, reduzindo quantidade de carros e exposição dos funcionários no trânsito todos os dias. Plano de saúde para estagiários.

Bom para aprender

Piracicaba, SP

Prós: Processos de qualidade a empresa possui processos com muita qualidade, há pessoas muito engajadas e que possuem um trabalho muito bom. A empresa tem crescido muito atualmente

Contras: Remuneração ruim poderia ter uma remuneração melhor, melhores benefícios e incentivos aos funcionários. Os benefícios são um pouco fora dos padrões do mercado

Recomendo a empresa

Analista de Logística PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Valparaíso, SP

Prós: Gestão de indicadores de desempenho, oportunidades para estudar, boas condições de trabalho e profissionais altamente qualificados para compartilhar conhecimento.

Contras: A gestão corporativa fica em Piracicaba se tornando uma dificuldade para algumas áreas que ficam na unidades para conhecer melhor seus talentos internos.

Falta um pouco de valorização ao funcionário.

Supervisor de Operações I

São José do Rio Preto, SP

Prós: Empresa preocupada com a segurança dos funcionários e com o meio ambiente; Os estagiários são super valorizados e treinados já com o intuito da efetivação; Sempre existe a chance de troca de cargo, desde que mostre serviço.

Contras: Exigem nível superior em engenharia de todos os estagiários que entram na companhia (em sua maioria para os cargos de supervisão), porém não pagam, nem de longe, o que um profissional como um engenheiro mereceria. Entendo que o piso de um supervisor não tem que ser o mesmo de um engenheiro, mas entendam que se a empresa exige um determinado nível de formação, assim como um curso específico, esta empresa também deve pagar o equivalente a mão de obra que esta contratando. Resultado: bom pra Raízen que tem funcionários altamente qualificados, e ruim para os funcionários, que precisam de emprego e acabam se submetendo a isto.

Conselhos para presidência: Reconheçam mais seus funcionários e os remunere melhor, pois eles estudaram para isto e foram contratados com este intuito.

vale a pena

Auxiliar Administrativo

Prós: ótimo ambiente, salários acima da media, um ótimo convenio , localização boa perto do centro de são paulo . no geral uma boa empresa com alguns problemas.

Contras: falta de gestão de pessoas, falta de valorização dos funcionários mais novos e com novas ideias, e muito importância para funcionários mais antigos que se acomodaram nos cargos mais ficam na empresa por causa do salario.

Conselhos para presidência: melhorar a gestão.

Especialista

Prós: Empresa muito dinâmica, muitos desafios, bons benefícios, incentivo a criatividade, dá todo o suporte financeiro e tecnológico para realização de grandes projetos.

Contras: Liderança despreparada, RH imaturo, sem plano de carreira, muitos profissionais bons insatisfeitos no seu cargo. Não valoriza a experiência dos profissionais.

Conselhos para presidência: Invista no Capital Humano

Raízen

Descrição:A Raízen se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários para gerar soluções sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 58 terminais.