Como é trabalhar na Raízen?

Ótimo para começar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Piracicaba, SP

Prós: Ótima oportunidade de aprendizado, líderes muito bons, aprendizagem auto didata, possibilidade de horário flexível, pessoas que confiam no seu trabalho

Contras: Salario com poucos benefícios para estagiário, pessoas bastante tradicionais e algumas panelinhas entre membros da empresa. Não possuía muitos feriados.

Excelente empresa.

OperadorEx-funcionário, saiu em 2018

Guarulhos, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho. Empresa tem muitos benefícios como: Vale refeição, Vale alimentação, dois convênios médicos e um odontológico...

Contras: Trabalho por escala e com revezamento de turnos, muitas vezes a troca de horário é feita sem aviso, ou seja, não se pode estudar ou planejar nada com antecedência. Não tem plano de carreira, se for operador, permanecerá sendo operador. Tirando isso, o resto é excelente.

Conselhos para presidência: Manter horários fixos, ou ao menos a rotatividade de 100% do pessoal por 6 meses exatos em cada turno ajudaria muito o colaborador ter o dia a dia mais planejado, evitando faltas e atrasos no serviço devido a troca excessiva de horários.

Bom

Analista Sênior

Piracicaba, SP

Prós: Bons benefícios e bom ambiente de trabalho. Empresa é moderna, está sempre tentando buscar tecnologia e inovação. Bons profissionais e ambiente de trabalho

Contras: Não há transparência nos processos, hierarquia é falha, não há plano de carreira estruturado. Falta planejamento de pessoas, de trabalho, diretrizes são ruins

Excelente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente de trabalho incrível, com pessoas muito competentes e motivadas. A empresa tem uma cultura muito boa, e parece que tudo funciona por causa disso.

Contras: Difícil achar um ponto negativo, porque minha experiência foi incrível. Talvez o ponto negativo seja a remuneração, que não é tão alta quanto a de outros lugares

Aspectos negativos se sobressaem.

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2012

Rio das Pedras, SP

Prós: Realizavam o pagamento de maneira pontual; forneciam transporte para os funcionários que não possuíam veículo próprio; a empresa oferecia café da manhã para todos os funcionários, além das refeições em horários tradicionais.

Contras: Salário extremamente abaixo da média salarial da categoria; condições de trabalho extremamente estressantes; pouca possibilidade de crescimento e plano de carreira; processos pouco sensíveis a mudança (funcionário não possui direito em opinar e contribuir com a mudança); tomada de decisão verticalizada; qualidade da refeição péssima e insalubre.

Bom lugar, mas necessita de melhorias.

Ex-funcionário, saiu em 2012

Araçatuba, SP

Prós: ótimo ambiente de trabalho, bom relacionamento interpessoal, ambiente saudável e equilibrado, utilização de novas tecnologias, soluções, treinamentos em geral.

Contras: Desvalorização dos profissionais da área operacional, inexistência de plano de carreira, remuneração abaixo do mercado em geral, ausência de benefícios atraentes.

Excelente ambiente para crescimento emocional e profissional.

Recepcionista

Prós: Um dos pontos positivos que gostaria de destacar, com base no convívio do dia-a-dia, seria a interação e comunicação entre as equipes de setores diferentes, fazendo com que o trabalho seja focado somente em um objetivo.

Contras: Um dos pontos negativos que notei, é a comunicação interna entre a empresa e os colaboradores. Muitos dos colaboradores não conhecem parte da raízen (não somente Infra-predial), mas referente às boas qualidades que a empresa oferece à terceiros não colaboradores.

Conselhos para presidência: Serem mais atentos em questão ao trabalho individual da sua equipe.

Oportunidade em pessoas

Gerente

Prós: Ambiente de desafio, com foco em resultados, possibilidade de condução de grandes projetos. Grande impacto no dia a dia do Brasil. Empresa joven.

Contras: Pouco foco em pessoas e apesar da cultura se dizer meritocrática há pouco espaço para crescimento. Cultura de imediatismo e pouco foco nos desafios para o futuro. Cultura muito forte de relacionamento.

Conselhos para presidência: Ser mais simples.

Muito boa

Analista de Laboratório IEx-funcionário, saiu em 2010

Elias Fausto, SP

Prós: empresa muito estruturada, tem um controle muito preciso do seu processo produtivo, possui gestores extremamente competentes muito boa de uma maneira geral

Contras: na época era muito difícil de efectivar os funcionários com contratos de trabalho de safra, isso dava um certo senso de não se engajar e se dedicar ao máximo na empresa.

Analista de Tesouraria PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Piracicaba, SP

Prós: Benefícios, fretado ou estacionamento local, estabilidade, restaurante no local, ambiente novo e com higiene muito boa, possibilidade de movimentação entre empresas do grupo e áreas

Contras: Clima quando é feito reconhecimento ou quando é período de promoção é complicado. Promoções acontecem não por mérito mas por afinidade o que torna o ambiente muito desagradável

Raízen

Descrição:A Raízen se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Brasileira, aposta na inovação, na tecnologia e no talento de seus cerca de 40 mil funcionários para gerar soluções sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de 1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 58 terminais.