Como é trabalhar na Raia Drogasil?

Consultor de Beleza

Prós: A política da empresa é ótima, Prazer em cuidar.
    A empresa é um lugar onde há crescimento constante, todos os dias aprendemos coisas novas e estamos perto de outros funcionários muito competentes e experientes que possuem algo para nos ensinar a mais. Ela irá lhe valorizar da maneira certa, dando lhe oportunidades e expectativas novas sempre.

Contras: As jornadas de trabalho, escalas, poderiam ser repensadas em favor do funcionário ter mais disponibilidade para outras atividades de laser e conforto.

Conselhos para presidência: Prazer em cuidar, é o seu lema. Preze por seus funcionários, preza pela felicidade e conforto, para que sejam satisfeitos com a empresa. Preze por cumprir as promessas feitas a todos, de igual forma. Prazer em cuidar não é somente com os cliente, mas com todos que estão nos bastidores para que toda a empresa trabalhe e desenvolva bem.

Poderia ser uma excelente empresa para trabalhar.

Maringá, PR

Prós: Plano de carreira, pagamento do salário acima do mercado e em dia.

Contras: Vale refeição bem abaixo do mercado, adjuntos Gerentes despreparados, colaboradores com falta de comprometimento com a empresa.

Conselhos para presidência: Melhorar os métodos de avaliação e aumentar o feedback com os colaboradores antes de nomear gerentes e adjuntos em loja para que não comprometam nos resultados da empresa.

Grande crescimento profissional.

Campinas, SP

Prós: É uma excelente empresa pra se trabalhar. Tem um ótimo salário para um profissional farmacêutico. Tenho suporte pra tirar minhas dúvidas quanto a legislação farmacêutica e tudo mais. Melhor emprego que já tive no ramo de drogaria.

Contras: Infelizmente a empresa escolhe mal alguns gerentes. Alguns com péssimo "tino" gerencial, pessoas sem humanismo ou espírito de equipe. Pessoas despreparadas pra lidar com as diferenças individuais de cada ser humano. Com inabilidade pra justiça. Alguns gerentes tem o péssimo hábito de escutar apenas o funcionário puxa saco. Dando ouvido a fofocas e não buscando apurar a verdade, causando insatisfação e desmotivando alguns funcionários. Fui vítima da injustiça de gerentes despreparados e inexperientes na função, levando a equipe toda a desmotivação em levar a loja ao seu melhor.
    Entrei na empresa com uma visão totalmente diferenciada da que tenho hoje. Pois embora seja uma empresa de grande porte com excelente salário, mantém na administração de algumas de suas lojas, pessoas sem preparo ou jeito pra lidar com seres humanos. Pessoas que esquecem que pra atingir metas, tem-se que motivar os funcionários.

FarmacêuticoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: remuneração e plano de carreira

Contras: valor do auxílio alimentação, atividades que não condizem com a função de um farmacêutico (montagem de loja, limpeza de loja, divulgação da loja em semáforos, feiras livres, consultórios médicos, etc.)

Conselhos para presidência: Para função de divulgação de loja, deveriam sem contratados profissionais específicos para tal, como propagandistas, por exemplo. Aumentar o valor do auxílio alimentação para um valor digno. Melhorar na escala de trabalho, já que fica bem complicado para os funcionários que têm filhos principalmente.

Após a fusão decaiu a qualidade de vida

Farmacêutico

Prós: Pagamentos sempre em dia.
    Salário acima da média.
    Oportunidades para plano de carreira são rápidos.

Contras: Vale refeição irrisório
    Não remunerar domingos e feriados
    Escala de trabalho extenuante não possibilitando um momento de descanso e lazer fora do período de férias

Conselhos para presidência: Ultimamente, os funcionários recém contratados, tanto auxiliares quanto farmacêuticos, não permanecem na empresa por muito tempo, 6 meses a um ano é o tempo máximo de permanência. Há 4 anos atrás a equipe de atendimento era muito mais experiente na rede Drogasil. Os clientes tinham um atendimento melhor e maior qualidade. A responsabilidade era mais "dividida". Hoje em dia, quem segura o funcionamento das filiais são funcionários com mais de dois a três anos de empresa, mas aos poucos esses estão se estafando e pedindo demissão, até mesmo entre os gerentes. Outro ponto está sendo a promoção indiscriminada de gerentes totalmente despreparados visando a expansão da empresa. Está nítido a progressiva queda de qualidade no atendimento. Erros constantes devido a correria por falta de funcionários e inexperiência dos atendentes. Aliado a isso a escala é extenuante não permitindo momentos de lazer e folgas mais longas, o que proporcionariam um melhor estímulo para se trabalhar. Ultimamente, reza-se para que as férias cheguem logo, é um alívio. Nesse ritmo em pouco tempo ficará impossível de se manter algumas filiais funcionando simplesmente devido a falta de funcionários experientes.

Empresa forte e boa para trabalhar, porém engessada e sem visão de endomarketing.

Analista Sênior

Prós: É uma empresa com muito tempo de mercado e experiência e a nova presidência está quebrando algumas tradições que funcionaram muito bem no passado, mas precisavam ser renovadas para o mercado atual, que funciona em ritmo acelerado, automatizado e conectado.

Contras: A maior parte dos funcionários, tanto em cargos altos quanto em cargos baixos, ainda têm uma cultura de varejo tradicional e é resistente as mudanças necessárias. A automatização é difícil pois a equipe de TI é pequena considerando a demanda e faltam muitos profissionais especializados em novas tecnologias e novas visões de negócios que consigam fazer planejamentos de longo prazo sem perder a agilidade. E o pior de tudo, após a fusão, a empresa têm visto as pessoas cada vez menos como humanos e cada vez mais como números, o que pode ser desanimador para muitas pessoas.

Conselhos para presidência: Eu recomendo veementemente que a presidência assista o keynote abaixo da Sona Chawla, Presidente de Ominicanal e Diretora de Marketing Digital da Wallgreens, no Shop.org de 2013 por vários motivos: A Wallgreens é uma empresa do mesmo segmento que a Raia Drogasil, passou por fusões, tinha uma cultura de varejo tradicional e conseguiu se atualizar e virar uma empresa Ominicanal com tecnologias state of the art e economia sustentável.

Empresa que precisa valorizar mais o Farmacêutico principalmente aqueles que lidam também com a gerencia.

FarmacêuticoEx-funcionário, saiu em 2016

Santos, SP

Prós: A empresa presa muito no conhecimento profissional e sempre capacita seus funcionários. Não vejo mais pontos positivos para falar pois é muito desorganizada.

Contras: Empresa desorganizada, não pagam o sálario direito devido a erros no ponto principalmente quem trabalha na madrugada. Você é obrigado a fazer tarefas que não são de especialidade do farmacêutico e se você reclama você é contra a empresa. Eles não pagam feriados trabalhados e nem domingos trabalhados como rege a convenção coletiva. Você só recebe se quando vc sair, vc entrar com pedido na justiça. As escalas são um lixo e todas fora do padrão. Você é obrigado a fazer uma hora a mais durante uma semana. para compensar um domingo. trabalhado que é por direito nosso. O supervisor regional é calculista, só fala com quem quer e não tem perfil nenhum para trabalhar na vaga em que é dada. Um total descaso com os farmacêuticos.

Conselhos para presidência: Vocês precisam colocar gente com mais perfil de Líder do que de gerentes de meia tigelas.

Uma empresa onde voce da tudo para empresa e não tem nada em troca.

BalconistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: O jeito de atender clientes, sem se preocupar com a vendas, mas sim com o bem estar.

Contras: O olhar da empresa com os funcionarios. Não ligam, não se importam e não se interessam se os funcionarios estão bem.

Conselhos para presidência:  Uma empresa que não se importa com o bem estar dos funcionários nunca serão bem vistos. Vamos olhar melhor para esta turma que passa muito mais tempo da vida trabalhando do que com a própria família.

Estabelecimento comercial

Farmacêutico TraineeEx-funcionário, saiu em 2011

Vitória, ES

Prós: A empresa oferece possibilidade de crescimento para o Farmacêutico para o cargo de gerência. Além disso há possibilidade de trabalhar como tutor na matriz em São Paulo.

Contras: A farmácia/drogaria deveria ser um estabelecimento de saúde, e não um estabelecimento comercial. Entretanto, a empresa determina metas de vendas para suas filiais e inclui o Farmacêutico nas campanhas de vendas para atingir tais metas. Por ser uma profissional da área da saúde, não me sentia a vontade e não gostava destas práticas, pois para mim o papel do Farmacêutico na farmácia é principalmente orientar pacientes e dispensar medicamentos, e não "empurrar" suplementos alimentares e outras coisas de que o paciente não tem real necessidade.

Gerência não é líder e sim carrasco. Não se importam com funcionários.

Atendente I

Prós: Dão boas oportunidades para pessoas sem experiência e no primeiro emprego, possibilidade de crescimento em pouco tempo e pagamentos em dia. Equipamentos funcionam bem e possuí localizações muito acessíveis para os funcionários.

Contras: Gerência e supervisão não lidera, por outro lado, são carrascos dos seus funcionários. O mesmo é extremamente desmotivador e desanimador. Vale alimentação e refeição de 3 reais por dia, filtro quebrado na cozinha por mais de um mês obrigando os funcionários a tomarem água da pia ou trazerem de casa. Não possuem tolerância de nem 1 minuto de atraso, sujeito à advertência e não se importando com o funcionário. Não deixam fazer hora extra para não terem que pagar à mais, por isso exigem que você bata o ponto e saia da loja no exato minuto do fim do expediente. Rotina 6 por 1 com 8 horas de trabalho diárias sem finais de semana e feriados, o que é extremamente estressante já que a gerência não lidera adequadamente seus funcionários. As outras empresas com rotina 6 por 1 geralmente tem 6 horas de trabalho diárias para não estressar seus funcionários. "Oportunidade de crescimento" não é boa, a qualidade de vida do funcionário não muda desde atendente I até gerência. A única coisa que muda é que o salário aumenta e você precisa assumir todas as funções do cargo anterior mais a sua nova função. É melhor mudar de empresa por uma que tenha uma melhor qualidade de vida do que seguir carreira dentro da Drogasil.

Conselhos para presidência: Não é só porque seus funcionários são inexperientes no mercado de trabalho que vocês podem abusar até o limite de sua boa vontade. Trate seus funcionários de maneira que eles fiquem felizes em estar na empresa. A gerência precisa liderar melhor os seus funcionários para motivá-los a trabalhar melhor, cumprir metas e se esforçar. Quanto mais tempo eu trabalhei com a empresa, menos vontade tive de permanecer e de ser um bom funcionário.

Raia Drogasil