Como é trabalhar na QuintoAndar?

Grande missão, ótimas pessoas.

Product Manager

Prós: Começa na missão: estamos fazendo algo que realmente importa. Além disso, é um problema extremamente complexo, sem muitas respostas óbvias. Num ambiente aberto para ideias, é um prato cheio pra quem é criativo. Além disso, o calibre das pessoas é incrível, começando pelos fundadores, que são os melhores chefes que já tive. São completamente abertos a ideias e não dão carteiradas. Além disso, temos sistemas de gestão bastante avançados comparado com outras startups do mesmo estágio. Além disso, contratamos gente muito, muito boa. Com isso, temos um ambiente alegre, camarada, porém muito desafiador.

Contras: Growing pains. Estamos crescendo rápido e com isso acabamos errando a mão em algumas decisões. Normal e acho que respondemos com uma velocidade adequada.

Ótimo lugar para trabalhar

Team Leader

Prós: Ótima cultura, time de alta performance e muito engajado, propósito da empresa é muito claro e se mantém, mesmo com o crescimento acelerado dos últimos meses. A expectativa e a régua da empresa é alta, por isso apenas pessoas com perfil mais dinâmico conseguem se adaptar bem.

Contras: Talvez um efeito colateral do modelo de negócio e empresa: por causa do ritmo acelerado nem sempre é possível alinhar todas as informações e decisões, o que acaba gerando algum desperdício de tempo e energia em algumas situações, ou informações conflitantes. Mas nada muito grave.

Prós: Autonomia Oportunidade de crescer junto com a empresa Founders super bons e ativos na empresa Só pessoas top trabalhando por lá... Todos podem falar e tem abertura para opinar

Contras: Falta worklife balance.. bastante trabalho e pouco foco nas pessoas. Não tem política de home office. Nem todas as lideranças são inspiradoras.

Aprendizado constate.

Analista de Operações

Prós: A recepção das pessoas é calorosa e bacana. Chegamos nos sentindo em casa. Aprendizado constante e intenso. A empresa oferece muitas oportunidades de crescimento. Nível muito alto de conhecimento dos profissionais que compõe o time em todos os aspectos. Organização transparente e que dá liberdade de tomada de decisão com responsabilidade.

Contras: Acredito que como a construção/melhoria de processos acontece o tempo todo, as vezes acompanhar esse ritmo pode ser mais difícil para algumas pessoas.

Conselhos para presidência: Manter a cultura leve e aberta.

Um ambiente desafiador, com muita gente boa e um clima leve e agradável! :)

Prós: Os aspectos que eu mais admiro no QuintoAndar são a colaboração, o dinamismo, a qualidade bem elevada dos profissionais e a possibilidade de ver o impacto das minhas ações no dia a dia. Trabalhar junto com pessoas tão competentes faz com que a cada dia você queira fazer seu melhor, te puxa para cima. Além disso, as mudanças acontecem rápido. Você tem autonomia e abertura para sugerir e colocar suas ideias em prática. É um ambiente bastante construtivo, com muito desafio, mas ao mesmo tempo bem leve e agradável.

Contras: Meu time é bastante colaborativo e unido, mas nem sempre vejo que isso acontece na empresa como um todo. Alguns times não trocam tanto entre si e nem sempre a comunicação é tão clara entre áreas. Não vejo que é algo que prejudica o clima e torna ambiente pesado, mas é certamente um aspecto que pode ser mais bem trabalhado. Outro ponto de melhoria é incentivar mais o balanço entre vida pessoal e trabalho. O QuintoAndar realmente é apaixonante e as pessoas se entregam porque de fato querem estar aqui, mas nem sempre da forma mais saudável.

Excelente ambiente de trabalho!

Prós: A cultura do QuintoAndar é facilmente percebida, os valores são transmitidos de forma clara, o que possibilita a execução na prática. Gestão horizontal, poucas burocracias internas e oportunidades de crescimento. O aprendizado é muito grande e vem através da equipe e dos gestores. Ambiente de colaboração e transparência. O que leva todos para o mesmo propósito, mesmo em momentos de mudança. Empresa em pleno crescimento e fazer parte disso não tem preço ;)

Contras: Pontos negativos no QuintoAndar é muito "pessoal". Alguns enxergam as constantes mudanças como uma certa instabilidade, outros como oportunidades de desenvolvimento. No geral, é preciso gostar desse tipo de ambiente para construir uma carreira aqui.

QuintoAndar <3

Analista de Operações

Prós: Trabalhar perto de pessoas extraordinárias que fazem você elevar a barra, ambiente leve e descontraído, posso me sentir dono do meu processo. Trabalhar aqui realmente me faz voar na aprendizagem.

Contras: Algumas decisões parecem ser tomadas sem um planejamento e sem previsão, impactando as pessoas com as mudanças do negócio e de suas funções.

O discurso nos quarters e nas revistas é bonito, mas a prática é totalmente diferente.

MarketingEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa realmente busca melhorar a vida das pessoas que utilizam dos seus serviços e a maioria que trabalha lá realmente está empenhada nisso. Além disso, os funcionários tem acesso a todos que trabalham na empresa, independente do cargo, assim facilitando na hora de reunir informações de diversas áreas para desenvolver projetos com mais qualidade.

Contras: Não há planejamento, estrutura para se tocar os projetos e tudo é desorganizado. Apesar de autonomia ser algo bom, lá, todo mundo tem isso demais e as áreas acabam se desentendendo quanto a prazos e objetivos. É um lugar onde os donos e alguns gestores falam muito, mas fazem pouco. O discurso é muito mais bonito que a prática. Eles tentam incentivar todos e mostram que a empresa se preocupa com os funcionários, mas na realidade, lá não é um lugar transparente e a preocupação com funcionários é quase zero. O que importa é dinheiro, derrubando todo o discurso de "We care". Fazer palestras e dar entrevistas (na maioria das vezes pagas ou através de parcerias de contatos com mídias) faz a startup parecer o melhor lugar para se trabalhar, mas só quem já esteve lá dentro sabe o quanto o que é falado nesses locais é algo totalmente exagerado. Na empresa há um teste de produtividade e felicidade e se você reclama de algo que não está funcionando, ao invés do QuintoAndar tentar resolver, a saída é mandar as pessoas embora. Foram inúmeros casos que saíram por isso. Se você está procurando um lugar onde será contratado para um cargo, mas terá pelo menos 3 e ganhar pouco, esse é o lugar. Dá para aprender muito e se desenvolver, mas depois de alguns meses, o melhor caminho é sempre buscar algo maior. Lá é uma grande escola para quem quer entrar nesse mundo de startups.

Conselhos para presidência: Serem mais transparentes com os funcionários e pararem de puxar o saco de alguns gestores que na maioria das vezes tem mais papo do que ação. Para crescer aí, é preciso se vender bem ao invés de vocês ficarem de olho em quem realmente está se esforçando e fazendo o melhor para empresa. Aliás, na maioria das vezes, vocês nem sabem o que cada equipe está fazendo ao certo. Nem só de desenvolvimento vive a empresa. Olhem mais para as outras áreas.

Excelente para quem tem autonomia!

Software Engineer

Prós: O QuintoAndar oferece muita responsabilidade e autonomia pros funcionários, o que permite crescimento e aprendizado rápidos. Isso vale tanto tecnicamente quanto pessoalmente. Temos um horário flexível e bastante liberdade para trabalhar de casa quando precisamos, o foco está sempre na entrega e no produto! Isso reflete no ambiente da empresa que é bem descontraído, mas ao mesmo tempo te oferece o suporte para entregar e crescer. Como um engenheiro de software na empresa, se prepare para tomar decisões importantes no dia a dia e ver as consequências delas, tanto positiva quanto negativamente. Isso vale mesmo para os níveis mais juniores e é o principal motivo pelo qual a barra do processo seletivo é tão alta. Existe um espaço bem legal para errar muito e aprender sem ser culpabilizado, e os times, em geral, são bem abertos a novas opiniões e conhecimentos. Uma coisa muito legal também é que a empresa está em crescimento acelerado e deve continuar expandindo, isso gera muitos desafios e oportunidades pro time de Engenharia. Os times são multidiciplinares e isso te dá oportunidade de trabalhar com Designers, Product Managers, Quality Analysts e crescer junto com eles; Enfim, tem muita coisa boa haha (:

Contras: O ambiente de responsabilidade e autonomia pode ser muito pesado caso não se gerencie bem isso. Muita gente cresceria mais rapidamente em um ambiente mais controlado e com mais acompanhamento. A empresa está crescendo bem agressivamente e estamos um pouco understaffed com alguns times precisando de Designers, Product Managers e Engenheiros Sêniors também;

Boas oportunidades porém uma liderança que não importa com e não saber liderar pessoas

Gerente SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente é divertido, descontraído e os fundadores dão valor ás opinões dos funcionários. É bom trabalhar com a maioria dos funcionários. Tem muitas oportunidades por ter muitos problemas a resolver.

Contras: A liderança não importam os funcionários e não sabem liderá-los nem comunicar direto e honesto. Tem uma política como se a única coisa que importa fosse entregar. Gestão de pessoas não é algo que os fundadores sabem fazer e nem importa para eles e nem nas contratações dos gerentes e líderes. Muitas pessoas vão embora por não receber nenhuma atenção ou ajuda no seu desenvolvimento. Outros, muitos, são desligados sem ter recebido feedback ou comunicação alguma.

QuintoAndar

Descrição:O QuintoAndar é uma empresa de tecnologia que facilita o processo de aluguel de imóveis do início ao fim. Estamos criando um novo modelo de negócios que é único no mundo inteiro e que está revolucionando o setor imobiliário. Além de uma equipe que só tem fera, contamos com o suporte de alguns dos melhores investidores do mundo: Kaszek Ventures, Graph Ventures e Kevin Efrusy from Accel Partners.