Como é trabalhar na QuintoAndar?

Passam a imagem de descolados, mas não é bem assim!

FuncionárioEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: A proposta de inovação é bem interessante, a localização do escritório é boa, a empresa está em constante crescimento e sempre contratando gente nova. O ambiente é informal, do tipo que você pode ir trabalhar de chinelo e o pacote de benefícios até que é bacana.

Contras: A experiência depende muito da área em que você estiver, cada uma tem as suas próprias regras. Algumas são valorizadas e outras não. Isso é bem visível no dia a dia. Querem passar a imagem de que são super descolados e de que todo mundo ama trabalhar lá. No Instagram inclusive, reforçam algumas coisas que não são tão verdade para vender essa ideia. Você entra animado, com brilho nos olhos e acreditando bastante nesse conceito, mas se você tiver um pouco de sensibilidade e senso crítico, com o tempo vai enxergando a realidade e as diversas falhas de gestão. Nas conversas de corredor é bem nítido que muita gente está desmotivada. Como muitos lugares, tem gente que puxa o saco do chefe ou o "tapete" do outro para se dar bem. E isso dá certo! Rola uma certa rivalidade velada por causa de cargos e tem uma galera com um perfil bem agressivo para conseguir um. A área de comunicação é mal gerenciada e a relação interpessoal é difícil. Na prática, você não tem liberdade para contribuir, mesmo sendo cobrado por isso. As ideias da equipe são sempre barradas pela gerência, que parece não ser antenada na área de Social Media, mas também não dá espaço para desenvolver um trabalho bacana. Se você começar a apontar algumas questões, pode ser levado para o lado pessoal. Então, se você não tiver talento para ser puxa-saco, talvez seja melhor se contentar em ser um executador de tarefas, o que para a comunicação é bem desanimador. Mas claro, tem gente muito boa e do bem no meio disso tudo!

Conselhos para presidência: Valorizem mais as pessoas e a qualidade, mesmo o foco sendo no crescimento. Com quase 200 funcionários, talvez não faça mais sentido o discurso de que não terão um departamento de RH . Comunicação interna é importante, acreditem! Não é somente com um almoço/café da manhã com os fundadores que vai melhorar.

Ou tá a fim. Ou tá fora.

Gerente

Prós: Quer trabalhar com gente super fera do mercado que já realizou um monte de projeto legal? Quer ter chefes que já moraram fora, falam idiomas, manjam pra caramba de inovação e, ainda, são inspiradores? Então o QuintoAndar é o lugar. Nada de cascata, de mimimi, de egos homéricos, de ostentação. Heads, gerentes, coordenadores, times e profissionais remando juntos pro mesmo lado.

Contras: Não tem receita de bolo pra seguir. Os problemas que aparecem são inéditos. A empresa exige criatividade para solucioná-los. A régua é lá em cima. Não há espaço para ideias fracas e entregas mais-ou-menos. Ou tá a fim ou tá fora.

Proposta incrível, mas pouco (quase zero) foco no usuário

DeveloperEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A startup está realmente resolvendo um problema do mercado e não há ninguém fazendo nada sequer parecido. A liberdade que os funcionários possuem para criar e executar projetos é alta. Apesar da pressão o clima é positivo e bastante divertido. Infra-estrutura boa. Visão e metas dos fundadores é bem clara. O ritmo de trabalho é frenético, mas produtivo.

Contras: Apesar de "não haver horário fixo", quem sai antes das 20h é mal visto. Acredito que os problema da QuintoAndar são naturais de qualquer empresa com este mesmo crescimento, a roda precisa rodar o quanto antes e muitas vezes alguns detalhes acabam ficando para trás. Muitos gestores excedem na comparação com outras empresas, focando apenas na comparação que convém. A empresa está tentando se burocratizar muito antes de ter braços par executar projetos - muitos POs, heads, PMs, Analistas, Designers e Tech Leads e poucos desenvolvedores. Funcionários próximos aos fundadores possuem mais liberdade e tiram proveito dessa proximidade, tentando claramente se impor sobre os outros funcionários. Em muitos casos, a proximidade com algum dos fundadores (as vezes manipulando números) é suficiente para uma demissão ou a aprovação de um projeto. Crescer na QuintoAndar não é entregar projetos, é ser amigo do chefe. A avaliação trimestral beira o ilegal. O plano de saúde praticamente não é aceito em nenhum lugar de São Paulo. A ausência de um RH é tratada como virtude, mas muitas pessoas são contratadas sem saber qual seu escopo. A distribuição dos times é esquisita e desequilibrada. Os times de atendimento ao cliente estão espalhados pelo escritório inteiro... MUITO barulho.

Conselhos para presidência: Foque em quem quer o bem da empresa e entende a sua visão, não em quem quer um cargo com nome bonito.

Confusos

Product OwnerEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Funcionários muito bem qualificados que sabem o que estão fazendo, sempre acompanhando as principais tendências de tecnologia.

Contras: Falta de clareza nos objetivos, pressão acima da média, praticamente forçando funcionários a trabalhar mais de 8 horas por dia

Um ótimo lugar pra quem gosta de se sentir desafiado.

Product Leader

Prós: Uma das melhores equipes com que já trabalhei, tecnicamente e pessoalmente. O clima no escritório e ótimo.

Contras: Os desafios são muitos, e a gente esquece do tempo resolvendo eles. Não é um problema, mas tem gente que se assusta.

Autonomia com responsabilidade, de fato!

Designer

Prós: Logo quando você entra e no seu dia a dia uma das frases que mais surtem efeito é a tal da "autonomia com responsabilidade". E a gente logo percebe como isso se aplica na prática. Aqui tenho uma liberdade muito grande pra sugerir e fazer o que eu acho correto, claro que tudo isso alinhado com o restante da equipe, que por sinal é ótima e tem agradado muito na minha evolução profissional.

Contras: Alguns processos ainda precisam ser desenhados dentro da empresa, para que tudo seja mais fluído e agradável tanto para o empregador quanto para o funcionário.

Conselhos para presidência: Acho necessário que em todas as áreas exista algum processo para feedback e que isso envolva certas pontuações ou badges. Isso fará com que a gente evolua cada vez mais e possamos fazer do QuintoAndar, uma startup ainda melhor.

Ótima imagem, péssimo físico.

Analista de OperaçõesEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Inovação constante, liberdade até a primeira vírgula, ambiente leve, boa remuneração, boa localização, sempre está na mídia, fundadores bastante atenciosos e humildes.

Contras: Setor administrativo pessimamente gerenciado por pessoas que não tem experiência nem capacidade, foco exclusivo no crescimento e não na qualidade, não ouvem os colaboradores, estrutura saturada, influências contam mais que capacidade, o cliente nunca tem razão, contratam pessoas sem nenhuma ideia do que farão, não oferecem treinamento, não há plano de crescimento interno, qualidade de vida zero, cultura inexistente, não há setor de pessoas ou estrutura de recursos humanos, enfim, a imagem é excelente porém peca e muito na fidelização de seus stakeholders

Conselhos para presidência: Toda construção começa de baixo para cima e nunca de cima para baixo, é mais fácil se enxergar a construção como um todo do que após que se está construído tentar reparar as estruturas, valorizem pessoas que estão com vocês desde o começo pois realmente amam o que fazem, gostar de trabalhar em startup tornou-se uma onda, entendam realmente quem gosta do Quintoandar.

Gosta de desafios? QuintoAndar é o lugar certo

Engenheiro Sênior

Prós: - Equipe tecnicamente muito boa e divertida - Oportunidade única repleta de desafios. - Ambiente informal e descontraído. - Hierarquia horizontal

Contras: - Infraestrutura do escritório ruim, cadeiras péssimas e internet com problemas constantes - Falta de organização e foco

Conselhos para presidência: Investir mais na infraestrutura do escritório

Clima leve e descontraído, porém cobrança exagerada por excelência a todo tempo.

Analista Comercial

Prós: Sem dúvidas o clima leve e descontraído é o principal ponto positivo da empresa. Existe também bastante liberdade para expressar suas ideias e bastante liberdade para falar com os líderes da empresa sob qualquer assunto, mesmo.

Contras: Empresa presa pela transparência, porém nem todos os seus líderes a exercem. Também se exige um alto comprometimento com excelência de seus funcionários a todo momento, trazendo muito desgate a vida pessoal dos funcionários e por mais que você faça um ótimo trabalho por um longo tempo, se por problemas pessoais seu desempenho cair mesmo que por pouco tempo, não pensam em tudo que já fez pela empresa, sem dúvidas seu nome será cotado para uma possível demissão.

Conselhos para presidência: Fundadores com sua maneira super aberta e receptiva com todos os funcionários só ganham sempre mais o respeito de todos. Apenas tomem cuidado cuidado para não exigir demais, pois pessoas com problemas em suas vidas pessoais, só tendem e diminuir também seu rendimento profissional.

Razoável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Startup tem ambiente mais informal, leve e tecnológico. Boa localização, o espaço proporcionar proximidade entre as pessoas, e tem bons benefícios.

Contras: processos mais amarrados, pois ainda startup ainda está em desenvolvimento, então se você procura uma dose maior de autonomia, talvez se decepcione.

QuintoAndar

Descrição:O QuintoAndar é uma empresa de tecnologia que facilita o processo de aluguel de imóveis do início ao fim. Estamos criando um novo modelo de negócios que é único no mundo inteiro e que está revolucionando o setor imobiliário. Além de uma equipe que só tem fera, contamos com o suporte de alguns dos melhores investidores do mundo: Kaszek Ventures, Graph Ventures e Kevin Efrusy from Accel Partners.