Como é trabalhar na PSA Peugeot Citroen?

Prós: Empresa grande, com muitas oportunidades de aprender, bom salário e bons benefícios como plano de saúde e participação nos lucros, oferece Ticket Alimentação de 125,00

Contras: Infelizmente é uma empresa em que a discriminação reina. A separação entre CADRE, ETAM E MOO não é só na categoria das funções, mas também define a forma como o funcionário será tratado. O plano de saúde dos ETAM é diferente dos MOO, e a enpresa nem mesmo oferece chance de o colaborador optar por um plano melhor pagando mais por isso (tem MOO que ganha mais que ETAM). Leasing de veículos é só para ETAM. Tenho pena do pessoal da produção que trabalha demais, mas é sempre humilhado pelo RH e pelos gestores. Tudo isso faz com que colaboradores ETAM se achem no direito de desprezar os MOO.

normal

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2003

Prós: os pontos positivos são o vale refeiçao, localizaçao, salarios em dia, vale tranporte.

Contras: os pontos negativos sao falta de ajuda, perspectivas, chances de efetivaçao, ambiente pesado.

Empresa boa, o que estraga são as pessoas

Técnico de Manutenção

Porto Real, RJ

Prós: Enpresa nova, com equipamentos de ultima geração, bom salário e os benefícios são compatíveis com o mercado, estacionamento gratuito e flexibilidade de horários

Contras: Tratamento pessoal diferenciado dependendo da função, clima social péssimo e salários diferentes para mesmo cargo e função, pouco suporte do setor de RH

Porto Real, RJ

Prós: Leasing, plano de saúde, pagamento em dia. PLR seguro de vida,desafiador, encorajador, empresa com muito potencial para crescimento, porem necessita de mudanças urgentes!!

Contras: Não existe plano de carreira, muito amadorismo, muita panela, comida horrível, sempre tem pessoas que passam mal, gestores que subiram na base da amizade e não do conhecimento, e isso impacta diretamente nos resultados da empresa, regras diferentes mesmo o RH impondo, cada setor faz a sua própria regra. Engenheiros que nem são engenheiros na área de engenharia. Infelizmente existe uma cultura que deve ser totalmente mudada. Um clima social horrível, não valoriza o funcionário, trata-os como números, água horrível sempre os filtros estão contaminados, falta de material para trabalho!!!

Conselhos para presidência: Infelizmente deve ser feito uma mudança cultural no corpo gerencial da empresa, pois existem muitos ali que só querem se manter nos cargos e não tem a minima noção do que estão fazendo, muitas das vezes desligam excelentes profissionais para salvar algum conhecido!!

Empresa que poderia ser melhor

Analista de Sistemas Pleno

Porto Real, RJ

Prós: Oportunidade e facilidades para aquisição de veículos, novos e semi novos. Por ser multi nacional te dá uma ideia sobre todos os tipos de cargos necessários

Contras: Principalmente gestão de carreiras e cargos. Apesar de mais de quinze anos no Brasil o RH ainda não alcançou a maturidade esperada. Infelizmente fica claro que responde funcionalmente e hierarquicamente a direção de fabricação e por isso não consegue bons resultados.

Conselhos para presidência: Investir na sinergia entre engenharia e fabricação, na independência completa do RH e capacitação dos gestores.

Falta gestão de carreira. RH não presente

Coordenador de Produtos

Prós: Viagens para o exterior. Facilidade para obtenção de veículos da frota. Facilidade de trabalho em home office. Possibilidade de negociação de férias

Contras: Sem gestão de carreira. RH totalmente nulo dentro da Empresa. Falta transparencia nas decisões de promoção. Clima extremamente pesado para trabalhar.

Prós: Clima Organizacional. Respeito profissional. Localização. Benefícios. Visibilidade no mercado de trabalho e nome da empresa

Contras: Crise de salários e de benéficos com corte de pessoas e recursos, além de ser uma empresa com traços familiares com baixo plano de carreira

Conselhos para presidência: De valor às pessoas profissionais e não às suas amigas

Último lugar no ranking de vendas não é por acaso.

Engenheiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: O benefício do leasing do carro é muito bom, o funcionário pode alugar um carro da empresa. Fora isso não lembro de mais nada.

Contras: Todo o corpo de diretores e gerentes é muito amador. Parece que eles não são avaliados por resultado, tem profissionais de marketing que só fizeram as vendas caírem e continuam no cargo. A empresa não tem processos bem definidos, os funcionários vivem empurrando suas tarefas uns para os outros.

Conselhos para presidência: Eu acredito que uma empresa visa o lucro. Se a PSA vem tendo prejuízo há vários anos é porque seus diretores e gerentes são incompetentes, mas por algum motivo que eu desconheço eles continuam em seus cargos há anos. Acho que tudo tem que mudar, a começar pelo presidente.

Prós: hierarquia imediata atual, bom relacionamento com equipe atual.

Contras: desvalorização dos colaboradores

Prós: Constante busca de melhorias em todos os aspectos.

Contras: Postura dos gestores precisa ser repensada para convergir os objetivos da empresa.

Conselhos para presidência: Ter poucos focos e procedimentos, do contrario, todos farão todos os focos e procedimentos de forma superficial. Sem base, uma casa não fica de pé na primeira tempestade.

PSA Peugeot Citroen

Descrição:A PSA Peugeot Citroën é uma fabricante francesa de automóveis e veículos comerciais leves. É, atualmente, a segunda maior montadora da Europa e possui ceca de 200 mil colaboradores em todo o mundo. Presente em 160 países, conta, no Brasil, com quatro unidades, localizadas nas cidades de Porto Real, Rio de Janeiro, São Paulo e Barueri. Desde sua inauguração, em fevereiro de 2001, as linhas de produção da fábrica de Porto Real já produziram mais de 1 milhão de veículos e 1,4 milhão de motores destinados tanto ao mercado interno quanto à exportação. Atualmente, a PSA Peugeot Citroën possui cerca de 5 mil colaboradores no Brasil.