Como é trabalhar na Proof?

Bom para início de carreira

Anslista de TI

Prós: Por ser uma empresa pequena, a comunicação é boa (mas pode - e deve - ser melhor). Bem localizada, tanto a matriz no RJ quanto a filial em São Paulo.

Contras: Não existe perspectiva de crescimento na empresa. A empresa não fornece treinamento para os colaboradores, fazendo que que o colaborador tenha que "se virar" para aprender sobre uma solução. Há anos não paga PLR.

Apenas verdades

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente descontraído, e só. Não me vejo obrigado a forçar o pensamento em 140 caracteres pra falar positivamente sobre essa "empresa". Não existe essa possibilidade.

Contras: Por onde começar? Não há plano de carreira, a comunicação entre os setores não é clara, local de trabalho desorganizado, não há plano de treinamento e desenvolvimento do colaborador (ninguém te ajuda), os “líderes” da empresa não se entendem (simplesmente discutem um com o outro no meio do ambiente de trabalho, sem ao menos marcarem uma reunião para alinhar os assuntos), você irá se candidatar para uma vaga no financeiro mas quando chegar lá vai se encontrar preparando cafezinho para uma reunião qualquer. Não tem como. Não recomendo pra ninguém.

Analista de Produtos

Prós: Acredito que o clima do ambiente seja muito adequado para o desenvolvimento do colaborador, tanto pela liberdade que o mesmo tem para protagonizar dentro da empresa, sugerindo novas ideias e realizando-as; como pela acessibilidade dos colaboradores (sócios, gerentes, diretores, etc) para conversar sobre qualquer assunto. Além disso, a valorização do colaborador também é dado por meio de investimento em cursos, capacitações, eventos, certificados, etc. Acredito que esse seja um dos grandes diferenciais da PROOF.

Contras: Sinto falta de um ambiente com uma abordagem mais agressiva de mercado exigindo o alto desempenho e comprometimento com a causa. Isso é essencial para o sucesso em médio/longo prazo de qualquer organização que almeja grandes marcos.

Conselhos para presidência: A estratégia adotada e o trabalho de desdobramento da mesma diante de um cenário de tomadas de decisão dinâmicas tem tido bastante efetividade na PROOF. A empresa está alocando seus esforços de forma cada vez mais convergente e inteligente, ainda que tenha inúmeros pontos de melhoria. Tem sido um grande avanço. Agora, como toda empresa que não nasceu respirando governança e boas práticas de gestão empresarial, ainda há muitos gaps a serem combatidos e devidamente tratados. O caminho, portanto, é gradual e acredito que pela forma com a empresa tem caminhado, alcançar um alto nível de maturidade em comparação ao nosso mercado será apenas uma consequência. A grande questão é o "quando". Por isso, é importante acelerar esse processo com a readequação do recurso mais valioso de uma empresa com foco em serviços: os recursos humanos. Afinal, quem tem fome, tem pressa. Um ambiente com uma abordagem mais agressiva de mercado exigindo o alto desempenho e comprometimento com a causa se torna essencial para o sucesso em médio/longo prazo. Um boa síntese do perfil de profissional que queremos seria a expressão "ou soma, ou some". Entretanto, é uma via de mão dupla. O profissional precisa enxergar o devido valor em se manter numa empresa desse conceito: salários condizentes com a média de mercado, boas práticas de reconhecimento dos colaboradores, fomentação ao diálogo sobre segurança, integrações recorrentes. Em suma, a valorização do profissional precisa ser preocupação constante das discussões de C-Level. Se eu fosse elencar a principal razão para a minha nota 9 seria: salário. Os profissionais desse perfil supracitado não são baratos. Principalmente quando o foco é em formar esses profissionais, uma vez que estudantes ou recém formados de faculdades de grande renome (UFRJ, UFF, PUC, etc) tem expectativas salariais muito acima da faixa de estágio e analista júnior da PROOF.

Autonomia de trabalho, mas falta clareza no direcionamento

Gerente de Contas

Prós: Ambiente descontraído, autonomia de trabalho e horários, pagamento dos salários em dia. Possibilidade de atuação com grandes contas e cultura jovem.

Contras: Contratos de resultados mal elaborados, ausência de feedbacks sobre performance e direcionamento claro para alcançar metas estabelecidas, passando a impressão de má organização.

Ambiente de muito aprendizado.

Analista de Projetos

Prós: Horário flexível, ótimo trabalho de equipe. Gestão compreensiva para a resolução de problemas pessoais. Ambiente descontraído e boa comunicação.

Contras: Estratégia organizacional indefinida. Remuneração muito abaixo do piso salarial. Não há um plano de carreira bem definido. Alguns processos são muito burocráticos.

Falta organização

Analista de Segurança

Prós: Equipe jovem, oportunidade de aprender na prática, localizada no centro do Rio de Janeiro.

Contras: Um tanto desorganizado, caráter trampolim, hierarquia pouco vertical o que impede planejamento de carreira.

Ótima empresa para quem valoriza a liberdade, péssima para quem precisa de muito controle.

Gerente de Segurança da Informação

Prós: Excelente clima e cultura organizacional, gestores jovens e competentes, dispostos a ouvir e entender os pontos de vista dos funcionários. Dão autonomia, contanto que o funcionário saiba trabalhar com essa liberdade de ação. Pude testemunhar várias ocasiões onde decisões de negócio foram alteradas em função de alguma particularidade ou problema levantado pelos funcionários.

Contras: Muita liberdade causa um pouco de problemas de governança. Algumas áreas internas são meio bagunçadas, como RH e financeiro; Salários no nível de mercado do RJ, porém um pouco abaixo dos salários de SP.

Uma boa empresa para se desenvolver

Prós: Empresa sem frescura, a liderança é madura e presente. Foco na qualidade do ambiente de trabalho. Em geral os gestores são pessoas presentes no dia-a-dia. Ambiente discontraído. Há muitas oportunidades de desenvolvimento e crescimento na empresa.

Contras: A empresa apesar de ser pequena, possui uma alta rotatividade. A reposição dos funcionários é muito lenta o que causa uma sobrecarga nos funcionários que ficam. A empresa também possui muitas ferramentas diferentes para resolver o mesmo problema, porém não consegue definir quais são as ferramentas necessárias para tal. Há também uma mudança muito grande de tecnologias que ela oferta ao mercado com produtos e serviços. Isso acaba trazendo uma certa insegurança quanto ao especialista de uma determinada tecnologia

Excelente empresa para se desenvolver

Prós: Excelente cultura, melhores profissionais do mercado e o melhor espaço para aprender que já vi. Recomendo para qualquer profissional, de qualquer área.

Contras: Tomada de decisão lenta para o tamanho da empresa, plano de carreira mais simples e foco no mercado de atuação e nas parcerias estratégicas.

Otima

Prós: A cultura, sua forma de trabalho e oportunidades. É uma empresa de extrema confiança e muita qualidade na iniciativa de segurança da Informação.

Contras: Estou muito feliz e portanto os pontos negativos não tem nenhum a destacar. Devido a alta qualidade da empresa. Não sei mais o que dizer.......

Proof