Como é trabalhar na Promobom Autopass?

Uma startup em evolução

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma empresa em processo de mudança com muitas oportunidades de crescimento profissional. Uma empresa que busca aumentar seu leque de produtos, através da inovação.

Contras: Uma empresa que não valoriza o conhecimento de seus funcionários mais antigos, não consegue se organizar para que seus funcionários saibam quais são os objetivos a serem perseguidos.

Conselhos para presidência: Garantir que os valores da empresa sejam aplicados no dia a dia, em todos os níveis.

Precisa de direcionamento e melhorar a comunicação entre as áreas.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A proposta da empresa é muito legal, voltada para inovação está sempre à frente trazendo produtos inovadores para a mobilidade urbana. São preocupados em atualizar os funcionários com boas contribuições internas.

Contras: A cada momento a empresa muda de direcionamento, deixando as áreas perdidas sem saber qual rumo tomar. Acredito que a empresa precisa melhorar a comunicação com as áreas. Existem políticas de Feedback, mas não possui um plano de carreira.

Empresa Júnior

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Pagamento do salário e benefícios em dia. Benefícios compatíveis com o mercado. Como não tem processos definidos, fica mais fácil ter autonomia para algumas atividades.

Contras: Desorganização geral. Falta de gestores de verdade. Oferecem a melhor empresa do mercado na contratação e na prática é algo totalmente diferente, isso inclui a menção de PLR informando que o mínimo é X sendo que esse é o objetivo e não o bônus mínimo e na prática nunca chega nem na metade do X. Quando contratam, não sabem definir o perfil da vaga então muitas pessoas entram aqui achando que era pra ser uma coisa e acaba sendo outra. Pessoas sem espírito de equipe, cada um por si. Empresa preza o tempo que o funcionário passa dentro do prédio e não pelas entregas. Banco de horas complicado, e difícil de cumprir horas quando se emenda um feriado devido ao prazo curto do fechamento das horas e pelo fato de trabalhar praticamente 9h por dia, se torna algo exaustivo e improdutivo, não compensando nenhuma emenda.

Conselhos para presidência: Oferecer um ambiente de trabalho onde as pessoas tenham prazer em trabalhar e não estar apenas presente. Nota-se que a maioria das pessoas estão nesta empresa insatisfeitas e pela baixa demanda do mercado. Uma pesquisa de clima deve mostrar a catástrofe que a empresa é, mas acredito que a presidência já saiba disso. Criação de processos e definição de gestores de verdade para fazer cada processo funcionar, isso inclui a própria presidência.

Empresa precisa melhorar muito para atingir suas metas.

Prós: Empresa busca inovação e se transformar de fato, deixando de ser uma empresa de gestão de bilhetagem eletrônica para ser um provedor de soluções para a mobilidade urbana.

Contras: Empresa tem sérias dificuldades em implementar uma cultura de inovação. Empresa contrata mal, e não segue implementar processos de maneira eficiente. Gestores não sabem gerir equipes.

Conselhos para presidência: Empresa precisa de pessoas sérias, comprometidas de fato com o futuro da empresa, e tirar as pessoas que impedem o crescimento com inovação. Transformar a empresa em um ambiente que os colaboradores tenham vontade de fazer acontecer e gostem de trabalhar. Poderia começar demitindo o grande excesso de mão de obra improdutiva e contratar pessoas boas -- para isso precisaria de um RH que funcione, com pessoas experientes.

Gosto de trabalhar aqui.

Analista de Produtos Júnior

Prós: Eu gosto de trabalhar na Autopass pelo clima que a empresa tem, bem descontraída, que busca desenvolver seus profissionais com treinamentos e cursos gratuitos.

Contras: Falta um pouco de organização, o processos ainda não estão bem esclarecidos e poderia ter algum tipo de auxílio para estudos (faculdade ou pós).

Empresa muito boa para quem gosta de desafios novos. Super recomendo!

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O Programa de Estágio da empresa é muito bom, oferece uma grade básica de gestão de pessoas e autoconhecimento, incentivando o crescimento interno e profissional.

Contras: Há um investimento no Programa, porém, não há um desenho de plano de carreira dentro da empresa. Sai da empresa porque meu contrato estava para finalizar e não tinha um plano estruturado ainda .

Eu indico a Autopass

Estágio

Prós: Possibilidade de crescimento, cursos de desenvolvimento pessoal para estagiários, ambiente descontraído, programa de estágio bem estruturado, Job Rotation, auxílio a estudos se for em área relacionada a empresa.

Contras: Com a nova reestruturação da empresa, as coisas podem mudar de uma hora pra outra. Estou quase no final do meu programa de estágio e apesar de ter a possibilidade de efetivação, não foi conversado sobre isso ainda.

Boa empresa, mas tem potencial para ser excelente

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa oferece ótimos benefícios, salários acima da média do mercado, promove o engajamento dos colaboradores em diversas campanhas de conscientização (como por exemplo: outubro rosa, novembro azul, etc). Ambiente no escritório central (sede), muito bom, limpo, organizado, com tratamento muito educado e cordial em todos os níveis hierárquicos.

Contras: Pouca expectativa de crescimento profissional (plano de carreira). Falta maior integração entre o pessoal da sede e o pessoal das unidades. Há necessidade de troca de funções (pelo menos por um dia), do pessoal da sede com o pessoal das unidades. Acredito que assim, ambos possam trabalhar de forma a minimizar esforços de ambos os lados.

Conselhos para presidência: Aproximar-se mais da área operacional para entender as dificuldades de cada função e participar mais de perto das decisões das gerências

Analista de Desenvolvimento

Painel, SC

Prós: Empresa dinâmica com muitas idéias e pessoas engajadas para que aconteçam as mudanças. Há reconhecimento e muita ação para os colaboradores.

Contras: Falta de comunicação, as vezes os colaboradores não sabem o que está acontecendo com a empresa e o andamento dos produtos. Alguns gestores não sabem tratar lidar com pressão e tratam mal a equipe.

Conselhos para presidência: Consolidar a cultura da empresa, ainda não é muito clara. Agir com transparência e melhorar a comunicação entre as áreas.

Direção despreparada, ambiente tóxico

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Pagamento em dia dos salários e benefícios Os salários são compativeis com o proticado no mercado atual Não há muito mais de pontos positivos

Contras: Falta de comunicação das gerências e diretores Promessas, como o PLR, não cumpridas, falha na prestação de servico da empresa fez o PLR ser reduzido Falta de planejamento Gestão de pessoas baseada no medo

Conselhos para presidência: A direção é incapaz.

Promobom Autopass

Descrição:Empresa de soluções em transações de bilhetagem eletrônica voltada para mobilidade urbana.

A Promobom Autopass gerencia todas as atividades operacionais e comerciais do Cartão BOM, com mais de dois milhões de clientes e usuários, que utilizam diariamente uma frota de cerca de 5.000 ônibus nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, transportando mais de 500 milhões de passageiros anualmente, nas mais de 600 linhas de ônibus.