Como é trabalhar na Promob Software Solutions?

Insatisfação

Programador Pleno

Bento Gonçalves, RS

Prós: Ambiente e equipamentos são bons, a empresa fornece uma boa experiência a quem está começando. A empresa tem visão de mercado em relação a novos produtos.

Contras: A empresa não está mais valorizando os funcionários, está a 3 anos sem dar aumento devido a "crise" sendo que a empresa teve crescimento todos os anos. O PPR anual vem com metas absurdamente otimistas, ou seja, nunca batemos as metas, mesmo estando muito acima do esperado em relação ao mercado. Nesses últimos anos, ser ótimo no trabalho, entregar tudo super rápido com qualidade, não recebe aumento, não recebe reconhecimento. Os bons profissionais estão saindo, insatisfeitos, deixamos isso claro nas pesquisas, falamos com os gerentes, porém isso parte da direção, e nunca muda, logo todos os bons sairão dessa empresa aí será tarde para reconhecer o trabalho feito.

Conselhos para presidência: Parem de olhar o faturamento e o lucro gerado para os acionistas e voltem a se preocupar com quem realmente faz a empresa funcionar, que são os funcionários que dedicam 1/3 do dia nessa empresa. Como esperam alcançar os objetivos de crescimento se os funcionários não querem trabalhar nessa empresa?

Já foi melhor...

Customizador de Produtos Júnior

Caxias do Sul, RS

Prós: Estrutura grande, líder desse mercado específico e quadro de funcionários e clientes bastante extenso, fachada bonita. Colegas são, em geral, agradáveis.

Contras: Não existem oportunidades de crescimento, a não ser que você seja amigo dos gerentes. Estrutura interna, ao contrário da fachada, é bem feia. Conexão com servidores é horrível, prejudica o trabalho de todos. Mudanças acontecem e os funcionários são os últimos a saber. Informações são passadas com pouca clareza. Ambiente mais estressante do que precisaria ser, devido a ineficiência dos gestores.

Conselhos para presidência: Prestem mais atenção nos clientes e funcionários, não SÓ no dinheiro.

Ótima empresa, péssimo setor

Atendente Júnior

Caxias do Sul, RS

Prós: Boa empresa para se trabalhar, possui ótimos benefícios, valoriza bastante o funcionário, sempre disposta a ouvi-lo e melhorar o ambiente de trabalho.

Contras: No setor há muita cobrança, trabalhamos além da carga horária devida, não somos bem instruídos quanto ao cargo e afazeres deste. Não há oportunidades de crescimento.

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidades de crescimento.

complicado

Programador Júnior

Caxias do Sul, RS

Prós: Sinceramente não consigo pensar em algo interessante a não ser o café.

Contras: demasiada teimosia, pensam que o funcionário é idiota e não sabe o que acontece ao redor.

Péssima para crescimento profissional

Customizador de Produtos Júnior

Caxias do Sul, RS

Prós: Empresa possui um bom pacote de benefícios, estrutura física muito boa para o desenvolvimento das atividades. Boa estrutura de treinamento e acompanhamento de funcionários novos.

Contras: Supervisores das áreas prometem promoções para funcionários mas não cumprem, preferem contratar pessoal externo a dar oportunidade de crescimento ha funcionários. quando ha promoção interna, ha preferencia dos supervisores por funcionários com maior afeto pessoal do que profissional. Nao existe um plano de carreira claro. A comunicação entre as áreas da empresa e péssima. Tomam decisões de cabeça quente, não se preocupando com o futuro.

Conselhos para presidência: Dar mais atenção a questões de planejamento de carreira para funcionários, e integração entre as áreas da empresa.

Complicado

Programador JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Caxias do Sul, RS

Prós: A empresa serve muito bem para aprender uma profissão e depois ir pra uma empresa de verdade. As pessoas que trabalham la tem uma energia bem boa também =]

Contras: Não dão o menor valor ao funcionário. São tratados apenas como mão de obra e nada mais. A unica possibilidade de crescimento é a puxação de saco.

Desânimo

Desenvolvedor

Caxias do Sul, RS

Prós: é bom o local onde fica a empresa, os computadores são apropriados para a função, tem boa climatização, relação boa entre colegas, café free.

Contras: não há reconhecimento nem meritocracia. o funcionário que se dedica, faz o seu melhor e cumpre tudo o que é proposto tem o mesmo valor que o outro que não cumpre horários, que fica passeando, de bate papo por longos períodos, que não faz metade do que lhe é incumbido, fica navegando na internet por horas fazendo coisas que não tem nada a ver com a empresa. resumindo, a gerência não enxerga ou prefere não se incomodar com algumas atitudes dos funcionários, mostrando total despreparo para a sua função. vale mencionar também a remuneração, que não sofre aumento há anos. os diretores estão pensando somente da porta para fora. até fazem algum trabalho interno "motivacional", mas o funcionário sabe que perfumaria só não basta.

Conselhos para presidência: chega de perfumaria, o funcionário que ser valorizado e reconhecido individualmente, não com ações conjuntas que só mascaram o que realmente está acontecendo.

Estagnação

Programador

Bento Gonçalves, RS

Prós: Referente a unidade de Bento Gonçalves. É uma empresa boa para se trabalhar, é possível fazer boas amizades com os colegas em geral. Após a fusão com a matriz de Caxias, houve algumas melhorias como o auxílio-educação. O nome da empresa é muito bem conceituado no setor no moveleiro.

Contras: A empresa estagnou por culpa crise, ou assim é dito como desculpa para não investir nos funcionários, pois muitas coisas estão sendo feitas com dinheiro da empresa que deveria estar sendo direcionado aos funcionários, pois dessa forma estamos perdendo a motivação, pois a dois anos não é aplicado nenhum aumento e/ou promoção, sendo claro que muitos casos isso já deveria ter acontecido. A gestão está defasada, sendo que o apadrinhamento está explícito, todos os funcionários olham da mesma forma para isso, os cargos mais altos não são ocupados por pessoas capazes, e sim, pessoas que tem conexões com a gestão. A gestão é a mesma a muito tempo, de onde eu vejo, deveria haver uma renovação, ou no mínimo, uma revisão das pessoas que estão no cargo. A remuneração dos cargos é boa, o problema é que a desculpa da falta de orçamento está causando uma estúpida desculpa que não há dinheiro para dar aumentos, por mais que tenha crise no mercado, a empresa cresceu e mantém os ganhos. Não há transparência para os funcionários, as informações vindas de cima são filtradas, só chega aos funcionários o que convém aos donos, que só tem interesse no dinheiro, nem um pouco de interesse nos funcionários que estão trabalhando no dia-a-dia para tornar a empresa o que é.

Conselhos para presidência: Aos donos, falta humildade e empatia. O dinheiro subiu a cabeça, o funcionário não tem acesso a todos os confortos que eles tem devido ao dinheiro deles. Do jeito que eles tratam a empresa, os melhores funcionários começarão a procurar novos empregos logo, e depois que isso acontecer, não adianta mais fazer mudanças. A hora de mudar é agora, o RH está trabalhando nisso, tem que atender as requisições do RH, por mais que sejam atitudes fora da zona de conforto dos proprietários. O objetivo que chegou aos funcionários foi: "queremos ser um grupo de 500 milhões até 2025", nenhum funcionário da empresa vai vestir a camisa para isso acontecer, pois isso é algo que só afeta os proprietários, o que nós ganhamos com isso? esse valor é fora da nossa realidade, porque para ter uma empresa de 500 milhões é preciso que os funcionários queiram trabalhar nessa empresa, o que hoje, não é a realidade.

Um empresa por fora e outra totalmente diferente por dentro

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Caxias do Sul, RS

Prós: Pagamento em dia, respeita as leis trabalhistas, possui benefícios conforme o praticado pelo mercado, salário conforme o mercado da região de Caxias do Sul e tem uma estrutura física muito boa e segura.

Contras: - Ambiente contaminado pela falta de profissionalismo de algumas pessoas, sejam elas programadores, analistas, gerentes ou diretores, a Promob infelizmente se tornou um local de politicagem e pouca meritocracia, como dizem os funcionários: "Para você crescer você precisa participar dos churrascos certos". - Apesar de se considerar e dizer que é inovadora, não há nada de novo acontecendo, apenas as velhas maneiras de gerir projetos: "Esteja aqui as 08hrs e de preferência não saia da sua mesa". Os projetos novos são decididos e impostos pela diretoria mesmo não tendo equipe suficiente para desenvolver e planejar, aliás, planejar é o que menos se faz na Promob, tanto que qualquer "Analista" que sair da Promob terá imensas dificuldades em conseguir recolocação no mercado como Analista, pois sinto lhe informar, a Promob não acredita no papel de Analista. - Tem uma pessoa que deve ganhar uma boa duma grana e passa o dia todo postando coisas no seu blog, editando podcast e trabalhando nos seus projetos pessoais, enquanto programadores e analistas estão se quebrando para fazer os projetos acontecerem e no final do ano ouvirem que: "Estamos sem dinheiro para valorização, o Brasil está em crise...". Acredito que demitindo esse cara, é possível dar um bom aumento para algumas pessoas que merecem e ainda contratar algumas outras que irão trabalhar. Para finalizar, acredito que a empresa ainda seja uma das mais promissoras da região para se trabalhar, apesar de só estar no topo porque não tem concorrência, pois dessa maneira, se existir um player forte para bater de frente acredito que a Promob, da forma que é hoje não dure mais 5 anos. As pessoas só não saem da Promob porque a oferta de .NET em Caxias do Sul é muito baixa, então acabam se acomodando e aceitando a condição que estão.

Conselhos para presidência: Vocês são pessoas admiráveis pois conseguiram chegar aonde chegaram, isso é inegável, porém hoje estão perdendo tudo por brigas internas, politicagem e falta de organização. Torço para que vocês coloquem o trem nos trilhos para que possamos crescer novamente e que a meritocracia nas promoções e aumentos volte a ser uma prática aqui dentro.

Uma boa empresa para se obter experiência em tecnologia

Analista de Treinamento

Caxias do Sul, RS

Prós: A empresa possui colaboradores muito bons e engajados para um bem comum, sem contar que a maioria deles é solícito e ajudam sempre que se pede. A equipe de RH está bem estruturada e creio que agora esteja alinhada para uma melhor condução do público interno.

Contras: Infelizmente a empresa é muito familiar e muitos dos cargos de chefia ocorrem por privilégios. Os diretores ainda possuem uma cabeça muito retrógrada que pensam em venda apenas, sem se preocupar com comunicação, PRINCIPALMENTE para o mercado externo, inclusive para os seus colaboradores.

Conselhos para presidência: Abrir mais a cabeça para o que os colaboradores estão dizendo pelos corredores e no boca a boca, e não ouvir apenas os seus cargos de confiança e chefia, afinal, sua empresa é feita, 90%, pelas pessoas que estão abaixo.

Promob Software Solutions

Descrição:Criada em 1994, a Promob é uma empresa de tecnologia e inovação especializada no desenvolvimento de soluções em softwares.Atualmente seu portfólio de produtos abrange ferramentas de projeto, fabricação e gestão, incluindo a customização conforme as necessidades de cada cliente.

Na área de serviços promove treinamentos sobre a utilização dos softwares para clientes e usuários em geral. Ao longo do tempo a empresa vem se consolidando também no mercado mundial, operando em mais de 30 países.