Como é trabalhar na Programa de Educação Tutorial (PET)?

Bom local

Ex-funcionário, saiu em 2015

Maringá, PR

Prós: Aprendizado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Possibilidade de desenvolvimento de diversas habilidades, tanto em softwares quando pessoalmente.

Contras: Salário não muito compatível. Um pouco fora da realidade das empresas do dia a dia. Muitas reuniões desnecessárias. Basicamente isso, não há mais.

Avaliação

Belém, PA

Prós: A pessoa cresce muito como estudante

Contras: A bolsa atrasa. Mas é um dos poucos pontos negativos

Ótimo programa, mas não se acomode.

Bolsista

Salvador, BA

Prós: O programa oferece muitas oportunidades de crescimento, já que envolve Pesquisa, Extensão e Ensino. Os bolsistas trabalham juntos para tirar as idéias do papel, o que permite construir muitas amizades.

Contras: As diretrizes do Ministério da Educação engessam o programa. A depender do tutor, o grupo também pode adotar uma postura cômoda, sem propor atividades inovadoras.

Boa, possibilidade de complementar sua formação acadêmica

Bolsista

Campo Grande, MS

Prós: A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A possibilidade de realizar atividades extracurriculares e complementar a formação acadêmica .

Contras: A falta/atraso do custeio anual vindo do governo federal prejudica muito o desenvolvimento das atividades, já que é necessário um meio para financiar as atividades de pesquisa além da participação em congressos e eventos.

Show

Prós: Como é um programa de ensino tutorial, ele contribui muito com seu desenvolvimento pessoal. Recebemos uma bolsa e não um salário. Recomendo aoa estudantes!

Contras: Salário baixo. Como é um programa de ensino tutorial, ele contribui muito com seu desenvolvimento pessoal. Recebemos uma bolsa e não um salário. Recomendo aoa estudantes.

Primeira oportunidade de desenvolvimento.

AlunoEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Oportunidade de desenvolvimento já dentro da faculdade. Ideal para quem busca complementar formação acadêmica e expandir seu conhecimento em temas relacionados ao curso.

Contras: Bolsas não têm reajuste há mais de 5 anos. Verba muitas vezes atrasa, deixando um curtíssimo espaço de tempo para uso do beneficio. Verba foi também contada pela metade nos ultimos anos impactando nas atividades feitas pelos grupos.

É o melhor programa das universidades, apesar dos pesares.

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

João Pessoa, PB

Prós: É um programa onde você tem a oportunidade de fazer projetos na área de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, é possível a publicação de artigos científicos.

Contras: As desvantagens é o fato de não poder acumular outras bolsas, como também o fato de o PET ainda não ter a importância de vida em muitas universidades.

O início da carreira, ainda dentro da faculdade

Estudante

Juiz de Fora, MG

Prós: Liberdade criativa Horários flexíveis Participação de congressos Imersão no mercado de trabalho Desenvolvimento de projeto que englobam a tríade ensino pesquisa e extensão.

Contras: Falta de acordos comerciais que possibilitem ganhos financeiros condizentes com a produtividade dos participantes deste programa. Dependência financeira e material.

Bom para desenvolver um projeto dentro da universidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Trabalho em equipe, delegação por parte do tutor para que os alunos possam também exercer bem as funções. Liberdade de pensamento e de escolhas

Contras: Processo seletivo pouco demorado, um pouco extenso e com muitas etapas, entre elas: avaliação de currículo, entrevista, dinâmica de grupo, projeto escrito e autoavaliação;

Ótima oportunidade

Bolsista de GraduaçãoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Horário flexível, bom nível de aprendizado, relacionamento interpessoal, trabalho em grupo, eventos anuais, senso de cooperação e interdisciplinalidade.

Contras: Infelizmente ainda não é muito reconhecido e falta alguns recursos. Mas no geral é ótimo pra quem não tem experiencia profissional e esta começando a carreira.