Como é trabalhar na Programa de Educação Tutorial (PET)?

Para quem tem horário disponível é um ótimo lugar para aprender coisas novas.

Januária, MG

Prós: Bom lugar para conhecer mais a respeito do curso e se inteirar nas demais atividades acadêmicas, sendo que também é possível utilizar o tempo de dedicação do PET para fazer outras atividades acadêmicas tal como Pesquisa e/ou Extensão o que contribuirá muito mais para o aluno do que para o grupo.

Contras: A remuneração é baixa e geralmente atrasa muito principalmente em épocas como começo de ano e logo no começo quando se entra no programa demora muito até que a primeira bolsa caia na conta.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa, pelo menos de acordo com a inflação.

Bom local

Ex-funcionário, saiu em 2015

Maringá, PR

Prós: Aprendizado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Possibilidade de desenvolvimento de diversas habilidades, tanto em softwares quando pessoalmente.

Contras: Salário não muito compatível. Um pouco fora da realidade das empresas do dia a dia. Muitas reuniões desnecessárias. Basicamente isso, não há mais.

Avaliação

Belém, PA

Prós: A pessoa cresce muito como estudante

Contras: A bolsa atrasa. Mas é um dos poucos pontos negativos

Pontos positivos e negativos a

Belém, PA

Prós: Benefícios para o currículo, experiência de vivência e práticas com a sociedade como um todo. Instiga aos petianos a serem docentes ou mesmo exercer cargos de liderança.

Contras: Muito exaustivo, visto que o programa exige 1.080 horas anuais. O que pode ser muito complicado quando você cursa um curso integral, fora que as vezes trabalhamos no final de semana.

Conselhos para presidência: Aumentar o salário para que fique de acordo com q carga horária

Ótimo programa, mas não se acomode.

Salvador, BA

Prós: O programa oferece muitas oportunidades de crescimento, já que envolve Pesquisa, Extensão e Ensino. Os bolsistas trabalham juntos para tirar as idéias do papel, o que permite construir muitas amizades.

Contras: As diretrizes do Ministério da Educação engessam o programa. A depender do tutor, o grupo também pode adotar uma postura cômoda, sem propor atividades inovadoras.

Boa, possibilidade de complementar sua formação acadêmica

Campo Grande, MS

Prós: A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A possibilidade de realizar atividades extracurriculares e complementar a formação acadêmica .

Contras: A falta/atraso do custeio anual vindo do governo federal prejudica muito o desenvolvimento das atividades, já que é necessário um meio para financiar as atividades de pesquisa além da participação em congressos e eventos.

Show

Prós: Como é um programa de ensino tutorial, ele contribui muito com seu desenvolvimento pessoal. Recebemos uma bolsa e não um salário. Recomendo aoa estudantes!

Contras: Salário baixo. Como é um programa de ensino tutorial, ele contribui muito com seu desenvolvimento pessoal. Recebemos uma bolsa e não um salário. Recomendo aoa estudantes.

Um programa necessário para o meio universitário.

Pelotas, RS

Prós: Um programa que pensa além do ambiente acadêmico e consegue juntar a universidade com a comunidade. Além disso consegue fazer com que o universitário coloque em prática seus aprendizados.

Contras: Bolsa sem grandes perspectivas de reajuste, mesmo com o salário minimo sendo modificado a cada ano. A bolsa no início do ano sempre acaba atrasando.

Primeira oportunidade de desenvolvimento.

AlunoEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Oportunidade de desenvolvimento já dentro da faculdade. Ideal para quem busca complementar formação acadêmica e expandir seu conhecimento em temas relacionados ao curso.

Contras: Bolsas não têm reajuste há mais de 5 anos. Verba muitas vezes atrasa, deixando um curtíssimo espaço de tempo para uso do beneficio. Verba foi também contada pela metade nos ultimos anos impactando nas atividades feitas pelos grupos.

É o melhor programa das universidades, apesar dos pesares.

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

João Pessoa, PB

Prós: É um programa onde você tem a oportunidade de fazer projetos na área de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, é possível a publicação de artigos científicos.

Contras: As desvantagens é o fato de não poder acumular outras bolsas, como também o fato de o PET ainda não ter a importância de vida em muitas universidades.