Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro logo

Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Vale a pena para ganhar experiência

Prós: A empresa têm sido uma ótima fonte de experiencia para quem, como eu, nunca havia desempenhado nenhuma atividade profissional. Gosto muito dos servidores do meu setor! Tenho flexibilidade com meu horário e meus superiores entendem quando preciso trocar de horário devido à prioridades na faculdade. Além disso, tem muitos jovens no corpo de funcionários.

Contras: Por ser uma empresa pública, existe muita burocracia desnecessária. Não recomendo a empresa àqueles que buscam um ambiente mais inovador. Além disso, alguns funcinários têm o ego muito inflado.

Tranquilo

Residente Jurídico

Prós: A estrutura da pge e boa. As pessoas com quem trabalho são legais e acessíveis, inclusive o procurador do estado. A carga horária é de 5 horas de 4 vezes na semana e uma vez por semana os residentes tem apenas aulas com procuradores.

Contras: Trabalho na área de assessoria fazendo pareceres apenas, então não tenho contato com contencioso. Em razão da crise do estado há muito pouco a se fazer já q o estado não tem dinheiro para contratar ou fazer licitações, o q e ruim pra aprender e pra quem quer trabalhar mesmo. Fico a maior parte do tempo estudando, o que para quem quer concurso e algo bom na verdade .

Uma ótima oportunidade de estágio.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente tranquilo e ótimo para a aprendizagem, com a possibilidade de contato com diversos temas do Direito e tutoria com os Procuradores do Estado do Rio de Janeiro.

Contras: A PGE-RJ não paga o recesso remunerado caso o estagiário termine o contrato antes do tempo de concessão do recesso. Não há possibilidade de traçar carreira tendo em vista que é um órgão público. Porém, há a possibilidade de um estagiário ser convidado para ser servidor de cargo em comissão, caso tenha desenvolvido um bom trabalho. Mas isso é não é obrigatório, tendo em vista a discricionariedade da Administração Pública.

Excelente ambiente para aprendizado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente saudável e equilibrado. Oportunidade de elaboração de peças variadas e realização de diligências. Contato com processos em grande escala.

Contras: Sem chance de efetivação. Visão jurídica somente do direito público. Dificuldade para ser efetivado na área privada caso não tenha realizado outros estágios em escritórios.

Bom lugar de trabalho

Prós: Ambiente de trabalho, estrutura, benefícios, salário, muitos funcionários e procuradores comprometidos com o trabalho, carga horária justa e instalações excelentes.

Contras: Burocracia extrema, falta de motivação, não reconhecimento e pouca possibilidade de ascender na carreira por merecimento. Falta de comunicação entre os setores internos o que acaba prejudicando o objetivo do órgão como um todo. As chefias não se comunicam e as vezes um quer mandar mais do que outro. Reconhecer a capacidade dos funcionários que não seja procuradores, para exercício de funções técnicas e chaves dentro da casa.

Conselhos para presidência: Melhorar o trabalho, com implantação de sistemas eletrônicos e acabar de vez com processos impressos e gastos com papel.

Boa experiência

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Poucas horas de trabalho (vinte horas por semana), bolsa relativamente Boa comparando com outros estágios públicos (na defensoria, por exemplo, a bolsa deve ser uma 500).

Contras: Por ser um estágio público, você não é efetivado.alguns procuradores podem ser bem chatos. E outra coisa negativa é que tem muito a estagiários la que não querem nada com a vida.

Vale a pena

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Aprendizagem e cultura de parceria entre a equipe. Palestras e cursos em geral. Conhecimento prático da vida profissional e conhecimento das teses ventiladas pela fazenda.

Contras: Estrutura congelada, burocrática, as pessoas demoram a confiar na sua capacidade, a premissa é a de que você não é importante para o desempenho das atividades.

Qualidade de vida. Bom custo x benefício

Prós: Possibilidade de trabalhar com os procuradores no dia-a-dia da defesa do estado. Carga-horária de 4h. Diversas áreas possíveis de atuação....

Contras: Só pode mudar de área após 6 meses. Burocracia para realizar os pagamentos. Estrutura: falta computador para todos os estagiários em alguns andares

ótima oportunidade de aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, grandes oportunidades de aprendizado. Respeito às normas legais de estágio. Boa flexibilidade de horários.

Contras: Pouca possibilidade de influência na alocação. Algumas questão podem se mostrar muito burocráticas

Uma das melhores experiências da minha vida

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente ambiente de trabalho, funcionários dedicados, chefia comprometida. Exceltente órgão para estagiar, pois permite contato com vários ramos do Direito, principalmente em se tratando de procuradorias do interior.

Contras: Na época, a estrutura nas regionais (interior) era deficiente.

Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro