Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) logo

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)

Como é trabalhar na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)?

Ótimo lugar para ganhar experiência.

Prós: Ótima oportunidade de aprendizado, ambiente informal, grande nível de aproximação entre os Procuradores da Fazenda e os Estagiários, os próprios Estagiários se ajudam muito, ambiente sem competição.

Contras: A bolsa auxílio é abaixo do mercado, mesmo comparado com outros estágios públicos, a carga horária é se 6h diárias, assim sendo maior do que os outros estágios públicos, não possui VR e as instalações são precárias, e o café é horrível.

Conselhos para presidência: Valorizar mais o trabalho do Estagiário.

Decaiu muito desde que entrei.

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Maleabilidade de horário, regularidade de pagamentos, local de trabalho projetado ( com alguns defeitos como ar condicionado subprojetado), pessoas engajadas

Contras: Falta de recursos materiais, tecnológicos e humanos. Amadorismo nas relações proficionais. Programas de Capacitação Continuada escassos e muitas vezes deficientes. Média etária de servidores maiir de 50 anos com dificuldade de adaptação ao novo, principalmente tecnologis

Conselhos para presidência: Investir em tecnologia de informação e treinamento e renovação e ampliação do quadro de apoio

Ótimo estágio.

Santo André, SP

Prós: Ótima experiência, alem de ser um ambiente rico para aprender. Sendo, assim, um ótimo estágio ao estudante que busca maior conhecimento e vivência na área tributária.

Contras: Observo que no tempo em que estagiei na Procuradoria, não notei pontos negativos, ressaltando as qualidades positivas que mencionei no tópico anterior.

Bom para a primeira experiência, apenas

Estagiário Superior

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente agradável, independencia na empresa, não existe sobrecarga de atividades, pessoas educadas, oportunidade de atuar em varios setores.

Contras: Muito desorganizado, trabalho extremamente operacional sem chance de aprendizado, não existe capacitações e não investem nos funcionários, não existe supervisão

Faça o melhor pois um dia você será o melhor

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: oportunidade de aprendizado e tempo livre para estudar, fazer pesquisas e realizar trabalhos pertinentes as matérias jurídicas, uma vez que lá disponibiliza de todos os recursos.

Contras: Se não houver interesse pessoal acaba sendo um tempo perdido sem fazer nada e aprender nada, pois os procuradores não vão chamar os estagiários para ensinar, mas se houver interesse eles ajudam para que você se torne melhor que eles.

Conselhos para presidência: Remunerar melhor os estagiários uma vez que muitos trabalham mais que os Atas.

Ótimo local de trabalho

Prós: bom ambiente, trabalho diversificado, horários condizentes, refeitório no local, contato constante com procuradores. Idas ao fórum com carro fornecido pela Procuradoria

Contras: não há atualização salarial, não existem benefícios com vale-alimentação, falta de recursos constante. Não há área silenciosa para o trabalho

Bom estágio.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Volta Redonda, RJ

Prós: Trabalho em Equipe, boa oportunidade para aprender. Bom relacionamento com os Procuradores e com os demais estagiários. Grande volume de processos.

Contras: Falta de estrutura física no escritório, volume por vezes enorme, falta de organzação de alguns membros da equipe, salário baixo e sem benefícios.

Não gostei muito.

Prós: Ambiente favorável aos estudos acadêmicos que devem ser feitos em concomitância com o estágio durante a vida universitária. Tempo para conciliar as duas coisas.

Contras: Pouco contato com peças e rotina do mundo jurídico que se espera apreender a partir da convivência com procuradores, ou talvez de diligências externas.

Prós: Experiência, liberdade de comunicação, pessoas gentis, apendizado incrível, empréstimo de livros, flexibilidade, empatia, enfim, uma boa oportunidade.

Contras: Poucas pessoas, má distribuição de trabalho, só é bom, financeiramente, para os concursados, não tem incentivo nenhum, além da bolsa auxílio.

Bom para quem está começando

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Organização, assuntos interessantes e importantes para o poder público. Grande nível de complexidade das matérias tratadas pelos Procuradores Concursados

Contras: Ambiente grande e não organizado. Muitos processos e estrutura física comprometedora, que não facilita a distribuição do trabalho e tarefas.

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)